"CENAS ROTINEIRAS DE TRABALHO ANÁLÓGO À ESCRAVIDÃO E OS LETRAMENTOS NECESSÁRIOS NA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA "
Escravidão contemporânea; Direitos Humanos; Educação Antirracista; Letramento Racial Crítico.
Esta pesquisa descritiva, multidisciplinar, alocada na Linguística Aplicada Crítica, doravante LAC, é uma agência política que busca problematizar as crescentes estatísticas de denúncias acerca de pessoas em situação de trabalho análogo à escravidão, no Brasil, estabelecendo relações entre aquelas e a necessidade de uma formação docente, especificamente, dos profissionais da área de Língua Portuguesa, língua materna, aproximada das áreas do Direito Civil e Trabalhista, como forma de potencializar os processos de letramentos críticos, necessários a uma educação antirracista e, por conseguinte, cidadã. Através do Estado da Arte, faremos um mapeamento no Catálogo de Teses & Dissertações da CAPES, visando a conhecer as produções com essa abordagem na LAC, num recorte temporal de 2019 a 2023. Em sintonia com o objetivo destacado, será feita a análise de um texto multissemiótico, o filme “Sete prisioneiros” (ficção), em diálogo com a Pedagogia Crítica (FREIRE, 1987), da Análise do Discurso Crítica (VAN DIJK, 2012), dos Estudos De(s)coloniais (QUIJANO, 2005), da Teoria Racial Crítica e Letramento Racial Crítico (ALMEIDA; BATISTA, 2021); (FERREIRA, 2015); (CRENSHAW, 2002), sem perder de vista as interlocuções com outras autorias que se fizerem necessárias.