Banca de QUALIFICAÇÃO: IMELSON NTCHALA CA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IMELSON NTCHALA CA
DATA : 28/06/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Instituto de Letras
TÍTULO:

FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS LÍNGUA SEGUNDA PARA O CONTEXTO MULTICULTURAL GUINEENSE.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino da língua portuguesa em contextos africanos. Formação de
professores. Abordagem Intercultural. Língua Portuguesa. Guiné-Bissau.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

A Guiné-Bissau é uma pequena e jovem nação da costa meridional africana, múltipla e
grande em suas etnias e de língua oficial portuguesa. O país apresenta o contexto de
multilinguismo e a língua portuguesa que lhe serve de corrente comunicacional oficial,
via de regra não se constitui como língua materna dos falantes guineenses. O Português
Língua Segunda, todavia, é ensinado na escola, sendo assim a língua de escolarização e
de instituição, entretanto, pouco usado em relação às outras línguas locais. O ensino de
LP no contexto multilíngue e multicultural guineense é baseado predominantemente na
abordagem gramatical. Esta tese tem como principal objetivo contribuir na formação de
professores de língua portuguesa, na Guiné-Bissau, propondo e incentivando a adoção
de uma nova ideia de formação e ensino de LP, a partir da realidade linguística e
cultural guineense num corpus de observação de dez professores em suas aulas e
ambientes de ensino regular no país, no contexto de ensino médio e superior, num corte
sincrônico da atualidade em cada uma delas. Como aporte teórico, para discussão
transitaremos nas áreas de Linguística Aplicada, de Estudos sobre multiculturalismo, da
Educação linguística, da Formação dos professores e da Interculturalidade, para isso,
entre outros autores consideramos, Mendes (2004; 2008; 2012; 2014; 2016, 2022),
Matos (2014); Serrani (2005), Moura (2015), Porcher (2004), Gonçalves (2010),
Candau (2008; 2016), Silva e Cabrera (2013). Para responder às questões de pesquisa e
alcançar os objetivos, foi adotada, como procedimento metodológico, a pesquisa
aplicada qualitativa de cunho etnográfico. O corpus obtido na investigação foi
constituído a partir da investigação de (10) professores participantes na pesquisa, em
três escolas do ensino médio e uma Universidade, em Guiné-Bissau, utilizando-me de
instrumentos e procedimentos de pesquisa típicos da etnografia, como a realização de
entrevistas, observação da sala de aula e análise de documentos educacionais. Os
resultados evidenciaram a necessidade da (re) construção de ações pedagógicas orientadas por
uma postura intercultural e crítica, que dialogue com o contexto guineense e as práticas sociais
de uso da linguagem, visando à promoção do diálogo intercultural em nossa complexa
sociedade e particularmente, nos contextos visitados na Guiné-Bissau na atualidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1563574 - EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS
Interna - ***.028.371-** - GILVAN MULLER DE OLIVEIRA - UFSC
Externo à Instituição - ROBERVAL TEIXEIRA E SILVA
Notícia cadastrada em: 26/06/2023 15:21
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