Banca de DEFESA: GRACIELLI FABRES DE ARAUJO

DISCENTE : GRACIELLI FABRES DE ARAUJO
DATA : 05/07/2023
LOCAL: https://meet.google.com/yxo-zpzj-taf

A VARIAÇÃO LEXICAL PARA MENSTRUAÇÃO E ENTRAR NA MENOPAUSA NOS DADOS DA REGIÃO NORDESTE DO PROJETO ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL

Dialetologia; Lexicologia; Fraseologia; Projeto ALiB; Brasil.

Cardoso (2016) define a Dialetologia como ramo da Linguística que se ocupa da identificação e descrição dos diferentes usos de uma determinada língua. A Dialetologia faz parte principal da teoria da pesquisa, trazendo consigo os estudos que englobam a Lexicologia e a Fraseologia. Entende-se que a pesquisa com o estudo diatópico traz base para reconhecimento de monolexias ou polilexias. A pesquisa fundamenta-se na Dialetologia e na Geolinguística Pluridimensional. Tem como objetivo explorar os recursos do ALiB, para a realização de um inventário das unidades lexicais na Região Nordeste. A tese se mostra de natureza descritiva-interpretativa, definindo o estudo a partir do fomento da pesquisa de acordo com duas questões 121 e 122 do Questionário Semântico Lexical ciclos da vida do Projeto ALiB: “As mulheres perdem sangue todos os meses. Como se chama isso?” e “Numa certa idade acaba a/o______ (Cf. item 121). Quando isso acontece se diz que a mulher _____.” Trazendo registros a partir das perguntas, produzindo, assim, um acervo lexical das variantes menstruação e entrar na menopausa. A pesquisa, ainda, traz resultados com a consulta aos dicionários analisados Moraes Silva (1789) Houaiss (2009), Aulete (2011), a partir das lexias descritas nas amostras. O corpus da pesquisa é referente ao Projeto Atlas Linguístico Brasileiro tendo um total de 244 inquéritos linguísticos. Os informantes fazem parte de duas faixas etárias (18 a 30 anos e 50 a 65 anos), sendo de ambos os sexos e tendo dois graus de escolaridade - fundamental incompleto e universitário completo - para a produção da pesquisa. A escolha pela área geográfica se dá pela Região Nordeste do Brasil, tendo um total de nove estados estudados e composto por 78 localidades. Os resultados das variações estão demonstrados nas tabelas, gráficos, como também, o resultado da variação diatópica nas cartas linguísticas. Tendo como ponto importante estabelecer a distribuição geográfica das lexias mais produtivas das duas questões inseridas no trabalho, perpassando pelo método cartográfico que a Geolinguística estabelece para um melhor desempenho da produção. Percebe-se que a pesquisa mostra com relevância as variantes encontradas na Região Nordeste, a saber: menstruação, boi, regra, bode, estar de boi, estar menstruada, estar de bode, menopausa, amarrar o facão.

Presidente - ***.493.504-** - MARCELA MOURA TORRES PAIM - UFRPE
Interno - 3499846 - GREDSON DOS SANTOS