Banca de DEFESA: HELITANIA DOS SANTOS PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELITANIA DOS SANTOS PEREIRA
DATA : 15/03/2023
HORA: 08:00
LOCAL: online
TÍTULO:

“TROUXESTE A CHAVE?”

LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA BNCC E DE LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2018


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de literatura; Ensino Médio; BNCC; Livro didático de Língua Portuguesa; Letramento Literário


PÁGINAS: 450
RESUMO:

Este trabalho tem por objetivo discutir a presença da literatura no ensino médio assumindo o letramento literário (PAULINO; COSSON, 2009; COSSON 2014a, 2014b, 2020) como paradigma de ensino capaz de promover a formação de leitores críticos e criativos, além de promover, como desdobramento da fruição literária, a humanização dos sujeitos (MORIN, 2003; CÂNDIDO, 2011, 2012; COSSON, 2014, 2014b, 2020; GALLIAN, 2017). Essa perspectiva teórica se contrapõe a paradigmas tradicionais de ensino de literatura que priorizam aspectos periféricos ao texto, ao invés da leitura do texto em si, prática essa que descaracteriza a literatura e põe em perigo a sua existência (BARTHES, 1979; LEITE, 1983; BORDINI; AGUIAR, 1993; COLOMER, 2007; CHAMPAGNON, 2009; TODOROV, 2009; ZILBERMAN, 2009; LAJOLO, 2009; COSSON, 2014a 2014b, 2020; DALVI et al, 2017). Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica, de cunho interpretativista que tem como corpus a BNCC de Linguagens do Ensino Médio além de quatro coleções de livros didáticos do PNLD 2018. São elas: coleção “Vivá Língua Portuguesa” (VLP), “Ser Protagonista” (SP), “Novas Palavras” (NP) e “Linguagem e Interação” (LI). Na BNCC, procuramos identificar o seu potencial de orientar currículos para um ensino-aprendizagem de literatura capaz de formar leitores críticos e criativos. Nos livros didáticos, analisamos o lugar que a literatura ocupa, o repertório de textos disponibilizados para leitura e os modos de ler propostos pelas atividades. Os dados revelam, por parte da BNCC, um tratamento aligeirado, inespecífico e com lacunas acerca do ensino de literatura. Quanto aos livros didáticos, foram percebidos avanços com relação a pesquisas anteriores no que concerne ao lugar da literatura e à composição do repertório. Quanto aos modos de leitura propostos, há uma tendência acentuada em direcionar a leitura pela via do texto, em detrimento das leituras do contexto e do intertexto, o que entendemos ser resquício da tradição gramaticista no ensino de língua materna.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1551106 - SIMONE BUENO BORGES DA SILVA
Externa ao Programa - 2767538 - MONICA DE MENEZES SANTOS - UFBAExterno ao Programa - 1656905 - MARCIO RICARDO COELHO MUNIZ - UFBAExterna à Instituição - CARLA LUZIA CARNEIRO BORGES - UEFS
Externa à Instituição - ALANA DE OLIVEIRA FREITAS EL FAHL - UEFS
Notícia cadastrada em: 03/02/2023 13:48
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