Banca de DEFESA: MILENA FARIAS DE SOUSA

DISCENTE : MILENA FARIAS DE SOUSA
DATA : 12/12/2022
LOCAL: https://join.skype.com/glbc30bQFNqJ

Mulheres lendo mulheres: construção e contestação de identidades de gênero no contexto do Clube de leitura Leia Mulheres - Salvador

Clube de Leitura; Discurso; Identidade; Representação; Gênero; Feminismos.

A pesquisa aqui apresentada resulta das experiências vividas por mim e por outras mulheres no contexto do clube leitura Leia Mulheres-Salvador, cujo propósito consiste na leitura e no debate de obras de autoria feminina, no intervalo temporal compreendido entre abril de 2017 e setembro de 2022. Ao longo desse período, como integrante e pesquisadora, busquei investigar como as moderadoras do grupo avaliam as repercussões das leituras, reflexões e debates nos seus processos de representação e identificação. Para tanto, inicialmente, contextualizo o surgimento do Leia Mulheres no Brasil e discorro acerca das minhas motivações pessoais e sociais para a escolha do grupo em Salvador como contexto de pesquisa, partindo de reflexões sobre minha própria trajetória e de momentos impactantes vividos durante os debates. Em seguida, me proponho a discutir e desenhar a metodologia da pesquisa, apresentando os procedimentos metodológicos empregados, com o respaldo da Antropologia a partir do conceito de observação participante, tal como proposto por Ingold (2015; 2019), defendendo uma postura participativa e abertamente interpretativa do pesquisador em campo. Os conceitos de discurso, mudança social e prática discursiva, articulados pela Análise do Discurso Crítica empreendida por Fairclough (2016), se revelaram um consistente ponto de partida teórico. A partir dele, tecemos diálogos com a Linguística Aplicada Crítica (Kleiman, 2013) e destacamos a relevância do grupo ao suscitar problematizações em torno da produção, distribuição e consumo da literatura escrita por mulheres no Brasil, considerando o olhar de Dalcastagnè (2012) sobre esses aspectos, bem como os conceitos de lugar de fala e representação (RIBEIRO, 2017). As moderadoras, escolhidas como sujeitas dessa pesquisa, são apresentadas ao leitor em forma de crônicas elaboradas a partir das respostas dadas aos questionários, entrelaçadas a reflexões sobre identidade, identificação e performances de gênero, com destaque para as ideias de Hall (2014), Butler (2003, 2019). Os relatos fornecidos pelas moderadoras foram organizados e agrupados no texto a partir da percepção e sistematização de temas comuns e recorrentes, perpassando suas experiências pessoais junto ao grupo e suas impressões com relação a obras, autoras, personagens, bem como sobre o propósito e o caráter assumido pelo grupo em Salvador. Foram, então, articulados com reflexões teóricas pertinentes para a análise dos eventos discursivos em questão, com ênfase no diálogo com diversas autoras que pensam as questões identificadas a partir de perspectivas feministas. Por fim, recupero as proposições centrais desenvolvidas ao longo da tese, projetando alternativas possíveis no que se refere à escrita de autoria feminina e possíveis impactos sociais da leitura de obras escritas por mulheres, discutindo as contribuições sociais da pesquisa realizada.

Presidente - 287728 - DENISE MARIA OLIVEIRA ZOGHBI
Interna - 307008 - MARCIA PARAQUETT FERNANDES
Externa ao Programa - 3298497 - NANCY RITA FERREIRA VIEIRA - UFBAExterna à Instituição - NAYLANE ARAÚJO MATOS - UNIR
Externa à Instituição - VIVIANE CRISTINA VIEIRA - UnB