Banca de DEFESA: TICIANA KILPP LEIRIA

DISCENTE : TICIANA KILPP LEIRIA
DATA : 01/12/2022
LOCAL: https://join.skype.com/n2yS1EIcanvO

O PRINCÍPIO É O VERBO: UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO SINTÁTICO DO VERBO NO DOCUMENTO VIDAS DE SANTOS DE UM MANUSCRITO ALCOBACENSE

Linguística histórica. Português arcaico. Sintaxe. Verbo.

Este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento sintático dos verbos que compõem o corpus Vidas de Santos de um Manuscrito Alcobacense – cópias do século XV, com edições disponíveis no site Corpus Informatizado do Português Medieval (CIPM) –, investigando as relações entre os verbos e seus complementos e buscando as variações existentes. Para isso, foi feito um levantamento manual das realizações dos verbos utilizados e a identificação do seu comportamento sintático em conformidade com o significado de suas ocorrências e dos elementos ao seu redor em todos os sete textos que compõem o corpus escolhido; a seguir, foram feitas as classificações seguindo os estudos da área, numa proposta de conjunção de perspectivas – a tradicional e a gerativista –, quando possível. Ao todo, foram levantadas, analisadas e classificadas 4.740 ocorrências, as quais contaram com 420 verbos diferentes. Esse levantamento nos permitiu verificar, ao menos, 32 verbos que apresentaram variações em seus comportamentos, sendo construídos de formas diferentes ao longo dos sete textos lidos, podendo alternar entre a presença e ausência de complementos ou variando as preposições escolhidas, por exemplo. Acerca de alguns deles, foi possível levantar hipóteses para suas variações a partir de pistas entregues pelas ocorrências retiradas do texto, como o complemento escolhido e o seu traço semântico, e também a partir de estudos já feitos por outros pesquisadores da história da língua portuguesa. Baseando-se nas ideias trazidas por Saussure (2012 [1916]) e Coseriu (1979 [1958]), a presente pesquisa pode ser classificada, em parte, como uma sincronia, visto que se debruça sobre um mesmo período – um recorte de língua –, ao mesmo tempo que desvenda construções permitidas em uma época ainda sem normatização e revela um fazimento linguístico, também podendo ser considerada como uma pesquisa diacrônica. O presente trabalho, portanto, encontra-se na história da língua, trazendo à luz algumas características sintáticas do período arcaico, as quais também podem vir a explicar fenômenos do português moderno e contribuir para os estudos históricos da língua.

Interna - 1677967 - EDIVALDA ALVES ARAUJO
Interna - 1089982 - RISONETE BATISTA DE SOUZA