Banca de DEFESA: TANDARA OLIVEIRA BENEVIDES SILVA

DISCENTE : TANDARA OLIVEIRA BENEVIDES SILVA
DATA : 01/03/2021
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Caracterização da dinâmica de Redes Funcionais de Sincronia Cerebral em Epilepsia.

Epilepsia. Redes Funcionais Cerebrais. Conectividade temporal. Estímulo Acústico Não Periódico. Tempo de sincronização completa. EEG

a epilepsia é caracterizada por alterações na excitabilidade e sincronia neuronais que levam a distúrbios na rede cerebral. Atualmente, cerca de um terço dos pacientes apresenta farmacorresistência, de forma que a neuroestimulação tem sido utilizada como tratamento adjuvante. Nesse contexto, a estrutura temporal do estímulo tem se mostrado essencial para a eficácia terapêutica. O estímulo elétrico não periódico (ENP), tem mostrado efeitos anticonvulsivantes significativos fornecendo base para o desenvolvimento de estudos em humanos. O estímulo acústico não periódico (EANP) seguiu o padrão de criação do ENP e apresentou resultados clínicos em pacientes com epilepsia refratária. Objetivos: avaliar os efeitos do EANP em redes funcionais de sincronia cerebral em epilepsia refratária, sob a perspectiva dinâmica; avaliar se houve uma alteração da conectividade funcional dinâmica após o uso do tratamento com EANP; avaliar se houve um aumento do Tempo de Sincronização Completa (TSC) após o tratamento. Metodologia: a partir dos registros eletroencefalográficos (EEG) de pacientes com epilepsia refratária, no período interictal, foram geradas redes funcionais cerebrais (RFC), representadas através de grafos variantes no tempo (GVT) e redes estáticas agregadas (REA), tendo como método de associação a sincronização por motifs e a utilização de índices dinâmicos como o grau de conectividade temporal, o TSC, hubs e distribuição dos pesos das arestas. O efeito do EANP foi avaliado para a fase aguda (n = 11 pacientes) e até o quinto dia de estímulo (n = 8 pacientes). Resultados: o grau de conectividade temporal apresentou diferenças significativas da linha de base para o primeiro estímulo, com uma redução do seu índice, seguida por uma elevação significativa no quinto dia antes da nova estimulação. A distribuição dos pesos das arestas, mostrou redução das conexões mais frequentes, no efeito agudo, e sua elevação ao quinto dia, com manutenção das arestas de maior peso, em todos os dias. O TSC, mostrou tendências opostas às da conectividade. Enquanto os hubs mais representativos, apresentaram variabilidade na localização, sem mostrar mudanças de conectividade ou quantidade de sincronização. Discussão: em conjunto, nossos resultados apontam para um efeito modulador do EANP sobre a sincronia das redes cerebrais. O que pode ser visualizado através de: (i) um efeito agudo de redução geral da conectividade (ii) seguido por uma aparente habituação ao estímulo, com (iii) manutenção das conexões mais importantes para todos os estados, e (iv) alteração contínua dos eletrodos hubs, na rede indicando uma provável reorganização da rede. Além de alterações no TSC, relacionadas à dinâmica da conectividade geral da rede. Conclusão: nossos resultados mostraram que o EANP apresenta um efeito modulador da sincronia cerebral e que a estrutura temporal do estímulo constituiu um fator preponderante para tal. Novas avaliações são necessárias para verificarem a variabilidade dos padrões topológicos de conexão ao longo do tempo.

Presidente - 988860 - EDUARDO PONDE DE SENA
Externo(a) ao Programa - 1994820 - RAPHAEL SILVA DO ROSARIO