Banca de DEFESA: NOEMI VIEIRA DE FREITAS RIOS

DISCENTE : NOEMI VIEIRA DE FREITAS RIOS
DATA : 23/02/2021
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET

Aspectos da linguagem oral em escolares nascidos à termo e pequenos para a idade gestacional.

Recém-Nascido Pequeno para a Idade Gestacional; Baixo Peso ao Nascer; Linguagem Infantil; Teste de Linguagem; Fonoaudiologia; Transtorno Fonológico; Vocabulário.

Existem poucos estudos avaliando o processo de desenvolvimento da fala e da linguagem de crianças nascidas pequenas para a idade gestacional, embora alterações nessas áreas possam acarretar problemas psicossociais e escolares. Objetivo: Investigar aspectos da linguagem oral em escolares nascidos a termo e pequenos para a idade gestacional e verificar se esses achados diferem, quando comparados aos encontrados em escolares nascidos adequados para a idade gestacional. Material e Métodos: Trata-se de um estudo transversal, com amostra de conveniência, não-pareada aninhada a uma coorte. Por meio de entrevista, foram coletadas informações sobre as condições perinatais e pós-natais. Os participantes realizaram avaliação audiológica e de aspectos da linguagem oral por meio do teste ABFW (2004). Os resultados foram avaliados por análise descritiva e analítica, utilizando o teste t não pareado, o teste qui-quadrado de Pearson e o teste exato de Fisher, com nível de significância p<0,05. Resultados: O artigo #1, teve como objetivo realizar uma revisão sistemática para verificar achados na literatura que especifiquem a associação entre o nascimento a termo de crianças consideradas pequenas para a idade gestacional e os desfechos no desenvolvimento da linguagem oral. Os estudos revisados apontaram que nascer pequenas para a idade gestacional pode interferir nos aspectos relacionados a linguagem e relataram chances maiores de desempenho inferior de crianças pequenas para a idade gestacional, quando comparadas com crianças adequadas para a idade gestacional. No artigo #2, objetivou-se caracterizar o uso de processos fonológicos produtivos em escolares nascidos a termo e pequenos para a idade gestacional. Trata-se de um estudo observacional, analítico, do tipo caso-controle, não pareado, aninhado a uma coorte com o desfecho alteração fonológica O grupo de crianças pequenas para a idade gestacional apresentou maior número de processos fonológicos produtivos, não esperado para a idade e os que alteram a estrutura da sílaba, quando comparado ao grupo de crianças adequadas para a idade gestacional. Observou-se que os processos fonológicos presentes na população de crianças pequenas para a idade gestacional foram: plosivação de fricativa, simplificação de líquidas, posteriorização e frontalização de palatal, ensurdecimento de plosivas e fricativas, além da simplificação do encontro consonantal e simplificação de consoante final, que foram os de maior ocorrência em ambos os grupos. Embora não tenha sido encontrada associação entre alterações fonológicas e crianças pequenas para a idade gestacional, observou-se maior uso de processos fonológicos produtivos neste grupo. O artigo #3, considerado um estudo transversal, do tipo analítico, com amostras por conveniência, nãopareada aninhada a uma coorte, teve como objetivo descrever o desempenho de vocabulário expressivo de escolares nascidos a termo e pequenos para a idade gestacional. A população estudada apresentou desempenho abaixo do esperado nas provas de vocabulário expressivo, na maioria dos campos conceituais pesquisados, com diferenças estatisticamente significantes nas médias de ocorrência de designação por vocábulo usual (campos semânticos meio de transporte e formas/cores), não designação (campos alimentos, móveis/utensílios e locais) e processo de substituição (campo conceitual meio de transporte). Conclusão: Os achados dos artigos sugerem que crianças nascidas à termo e pequenas para a idade gestacional são susceptíveis a apresentar desempenho inferior nos testes que avaliam aspectos da linguagem oral, como o fonológico e o vocabulário expressivo, quando comparadas com crianças adequadas para a idade gestacional.

Externo(a) à Instituição - ALINE SILVA LARA DE ALVARENGA - UNEB
Presidente - 287787 - CRESIO DE ARAGAO DANTAS ALVES