O FANTÁSTICO NEGRO SEM ASAS (OU O INSUSTENTÁVEL VOO DA
BORBOLETA): ITINERÁRIOS DAS MASCULINIDADES NEGRAS EM TO PIMP A
BUTTERFLY, DE KENDRICK LAMAR
Raça. Gênero. Masculinidades Negras. Gangsta Rap. Representação.
Esta tese é o resultado da segunda fase do #TheGangstaProject, projeto de pesquisa científica sobre as masculinidades negras na cultura Hip-Hop dos Estados Unidos da América, desta vez concentrado temporalmente nas primeiras décadas do século XXI. A partir de um processo de investigação densa sobre a obra audiovisual do rapper Kendrick Lamar, pode-se decodificar e analisar as configurações das representações acerca das masculinidades negras presentes nas narrativas dos videoclipes do Gangsta Rap, subgênero musical que subverteu e redefiniu o sistema iconográfico de representação sobre os homens negros, tradição herdada do passado colonial escravocrata reinventada no imaginário racial coletivo estadunidense a partir do fenômeno do Novo Racismo. Através de uma perspectiva teórico-metodológica interseccional, estabelecida entre a História e Historiografia da Escravidão e do Pós-Abolição nos Estados Unidos, o Pensamento Feminista Negro, o Pensamento Negro Radical, a Filosofia e as Artes Negro-Africanas, desenvolveu-se uma sequência de exercícios de desmontagem simbólica, desconstrução imagética e crítica cultural acerca da série de videoclipes do álbum To Pimp a Butterfly (2015). Acionando os sistemas iconográficos enquanto dispositivos de dominação, controle, expropriação e violência dos corpos e subjetividades racializadas e masculinizadas, esta tese percorre um itinerário inter e multidisciplinar para compreender as dinâmicas operacionais das práticas de representação, a partir dos marcadores sociais de identificação e diferenciação dos sujeitos (em especial a tríade raça-gênero-classe), bem como diagnosticar quais são seus efeitos e, sobretudo, consequências para as políticas das masculinidades negras no tempo presente.