Banca de DEFESA: PRISCILA COSTA SILVEIRA

DATA : 16/12/2020
LOCAL: Ambiente Virtual

ESTÉTICA É POLÍTICA: A MARCHA DO EMPODERAMENTO CRESPO DE SALVADOR

Empoderamento.  Estética Negra. Cabelo Crespo. Identidade. Ciberativismo.

A presente dissertação partiu de reflexões sobre a afirmação da estética negra através do cabelo, definido aqui como empoderamento crespo, tendo como base a Teoria Feminista Negra. Neste texto me propus estudar pesquisa me propus compreender a resistência ao padrão de beleza brasileiro, através do uso do cabelo crespo e do processo de transição capilar, como forma de empoderamento de mulheres negras. Para tanto, foi realizado um estudo sobre a Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador, entre 2018 e 2019, com o objetivo de entender como a Marcha articula estética, política e identidade negra, compreendendo os discursos e as representações do seu projeto político da mesma. Nesse sentido, desenvolvemos um levantamento bibliográfico das produções sobre identidade, estética negra e cabelo crespo, ao mesmo tempo em que trazemos uma abordagem histórica dos eventos ocorridos em torno da Marcha, desde o seu surgimento, em 2015, até o presente momento, coletando dados através das redes sociais e matérias jornalísticas, além da realização de entrevistas estruturadas com as quatro principais organizadoras da Marcha. Como resultado, compreendemos a relevância do movimento estético/político que agrega diversas gerações e bandeiras políticas vinculadas às lutas da população negra, agindo de maneira interseccional no acolhimento, empoderamento e emancipação desta população. Também, identificamos a relevância do Ciberativismo, na divulgação dos eventos que envolvem a Marcha, bem como a importância da atuação das organizadoras da Marcha, enquanto membros atuantes no Movimento de Mulheres Negras e na luta antirracista em Salvador.

Presidente - 376.957.705-15 - ANGELA LUCIA SILVA FIGUEIREDO - UNICAL
Externo à Instituição - IVANILDE GUEDES DE MATTOS - UEFS