Banca de DEFESA: FRANCISCO LEAL DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO LEAL DE ANDRADE
DATA : 25/03/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - NEIM, sala 02
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS NO RASIL - um estudo de gênero


PALAVRAS-CHAVES:

Formação em Terapia Ocupacional; gênero; sexismo ocupacional; feminismo


PÁGINAS: 252
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo analisar, na perspectiva dos Estudos Feministas, o processo de inserção da temática de gênero na formação técnica e científica de terapeutas ocupacionais no Brasil, considerando: as bases legais nacionais, as perspectivas, propostas e ações institucionais e as percepções de docentes quanto à pertinência e relevância dos Estudos de Gênero para a formação de profissionais. É um Estudo de Caso sobre a realidade dos cursos de Terapia Ocupacional do território nacional que, no ano de 2016 (início da coleta de dados) encontravam-se: reconhecidos pelo MEC, ativos, com vagas para entrada abertas, e ao menos uma turma de egressos com trabalhos de conclusão de curso finalizados. Assim, o campo de investigação é representado pelo conjunto total de cursos de terapia ocupacional com estas características, identificados em 34 Instituições de Ensino Superior. Para a compreensão sobre a realidade brasileira do status curricular da categoria Gênero na formação graduada em terapia ocupacional, foi necessário tomar os Estudos de Gênero e da Ciência Ocupacional como principais referenciais teóricos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, situada epistemologicamente no Feminismo Perspectivista, constituindo-se em um estudo de caso do tipo único de amplo espectro. As fontes de dados elencadas para esta pesquisa foram: as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional; 34 Projetos Políticos Pedagógicos/ Projetos Pedagógicos de Cursos; 34 Matrizes Curriculares; 935 Resumos de Trabalhos de Curso disponibilizados por 21 dos 34 cursos; 413 Currículos Lattes dos/as professores/as que compõem o corpo docente efetivo dos 34 cursos; e 49 questionários de pesquisa, respondidos por docentes de 28 dos 34 cursos estudados. Foram utilizados elementos metodológicos da Pesquisa Documental e Questionário de Pesquisa para a identificação dos dados necessários para análise e triangulação. Para a compreensão dos dados obtidos nos discursos textuais dos documentos, a Análise de Discurso foi utilizada a partir das quatro categorias analíticas que emergiram na pesquisa: Identidade e Diversidade de Gênero, Corpo e Sexualidade; Gênero e Saúde; Gênero e Violência; e Gênero e outras Interseccionalidades. No caso dos dados obtidos nos questionários de pesquisa, foi realizada uma análise qualitativa sobre as percepções de docentes a respeito da inserção curricular da temática de gênero, considerando aspectos disciplinares e transversais presentes nos processos de ensino, pesquisa e extensão de seus cursos. Os dados obtidos nas pesquisas documentais revelam importantes lacunas referentes à inserção da temática de gênero na formação de terapeutas ocupacionais, e apresentam com significativa convergência entre os diferentes documentos, apontadas no processo de triangulação destes dados. Os dados obtidos nos questionários de pesquisa revelam as percepções dos/as docentes sobre a relevância da temática de gênero, além das percepções de que a temática de gênero está inserida em seus cursos. A triangulação dos dados revela importantes divergências entre os discursos textuais analisados nos diferentes documentos e as percepções dos docentes identificadas nos questionários de pesquisa, o que aponta para a necessidade de investigações específicas voltadas ao esclarecimento deste fato. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 109.902.755-15 - ANGELA MARIA FREIRE DE LIMA E SOUZA - UFBA
Interno - 286681 - SILVIA LUCIA FERREIRA
Interno - 1857342 - MARCIA SANTANA TAVARES
Externo ao Programa - 1683913 - ADRIANA MIRANDA PIMENTEL
Externo à Instituição - TEREZA CRISTINA PEREIRA CARVALHO FAGUNDES - UFBA
Externo à Instituição - MARCIA QUEIROZ DE CARVALHO GOMES - UFPB
Notícia cadastrada em: 13/02/2019 09:51
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