Banca de DEFESA: LETICIA BEZERRA DE LIMA

DISCENTE : LETICIA BEZERRA DE LIMA
DATA : 12/06/2023
LOCAL: meet.google.com/kgb-fufg-zyx

EDUCADOULA: Da Educação Perinatal nas Aulas de Sociologia à Prática da Doulagem na Cidade de Salvador.

Educação Perinatal; Sociologia; Escola; Doula.

A presente tese é reflexo do acúmulo de estudos e experiências que tive a oportunidade de viver durante os anos de Doutorado em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos na cidade de Salvador. Apresento a perspectiva da educação perinatal no espaço escolar, especificamente nas aulas de sociologia no ensino médio como possibilidade de popularização deste tipo de conhecimento, uma vez que o trabalho da doula ainda fica restrito em termos de acesso a uma pequena parcela de famílias. Considerando a perspectiva teórico-metodológica feminista, especialmente pelo olhar da interseccionalidade, reflito sobre: (1) o contexto do ensino de gênero no espaço escolar frente às reformas e transformações desta instituição; (2) a problematização da maternidade na perspectiva do cuidado centralizado na figura da mulher; (3) o cenário do parto e as demandas dos movimentos feministas, mulheres e mães pela humanização da saúde; (4) a prática do trabalho exercido como doula seja na escola seja na cidade de Salvador. Sendo assim, coloco-me como mestra-aprendiz, partindo de um lugar específico de fala, que objetivou contribuir com esse debate, assim como construir novas possibilidades de nascimento, acolhimento, informação no processo de gestar, seja dentro ou fora da escola.

Presidente - 1378043 - VALERIA DOS SANTOS NORONHA
Interna - 1656707 - JOSIMARA APARECIDA DELGADO BAOUR