Banca de DEFESA: RAÍSSA LÉ VILASBOAS ALVES

DISCENTE : RAÍSSA LÉ VILASBOAS ALVES
DATA : 25/05/2023
LOCAL: Sala de Aulas - NEIM/UFBA

"É sobre retirar nossa existência da invisibilidade": o curso Teorias Feministas e Lesbianidades como ferramenta elucidadora da visibilidade lésbica

Pensamento lésbico; Lesbianidade; Lésbicas; Etnografia de tela

Esse trabalho se propõe a compreender de que modo o pensamento lésbico adentra a academia, a partir das hipóteses de que a entrada de lésbicas nas universidades, existência de publicações sobre lesbianidades em periódicos, e promoção de cursos de extensão colaboram significativamente para vislumbrar uma epistemologia lésbica. Portanto, essa pesquisa objetiva investigar essa terceira via de entrada do pensamento lésbico, analisando por quais epistemes ele vem sendo teorizado. As trajetórias dos movimentos sociais latino-americanos tiveram forte influência na organização política de lésbicas no Brasil, resultando na construção de grupos exclusivos. Esses grupos sobreviveram a tempos ditatoriais e de crises sanitárias em escala global, ainda assim se mantiveram vivos e resistentes. É a partir dessa construção histórica que as produções começaram a adentrar a academia enquanto saber, ainda marginalizado. Pensando em uma relação dinâmica e autônoma entre movimento social e academia e compreendendo o pensamento lésbico enquanto movimento político-cultural centrado na lesbianidade, essa pesquisa se utiliza da etnografia de tela enquanto recurso metodológico para construção de dados do campo pretendido que embasam a trajetória teórica do trabalho. O curso Teorias Feministas e Lesbianidades, oferecido no Semestre Letivo Suplementar da Universidade Federal da Bahia em formato virtual, na plataforma Moodle foi o campo escolhido para observação e análise dos Fóruns de Discussão Online, categorizando o curso em três dimensões: política, pedagógica e afetiva. Foi encontrado em campo a importância da entrada do pensamento lésbico nas universidades e de como o acesso a essas autoras e construções impactam subjetivamente nas cursistas colaborando em suas pesquisas, em seus trabalhos, em suas práticas e militâncias e, também, tecendo redes de apoio entre elas.

Presidente - 2097290 - FELIPE BRUNO MARTINS FERNANDES
Interna - ***.219.699-** - CATERINA ALESSANDRA REA - UNILAB