Banca de DEFESA: WELLINGTON PEREIRA SANTOS

DISCENTE : WELLINGTON PEREIRA SANTOS
DATA : 25/07/2022
LOCAL: Salvador

FEMINISMO NEGRO ACADÊMICO: RESISTÊNCIA E PRÁTICAS INSURGENTES NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORAS NEGRAS UNIVERSITÁRIAS

Palavras-chave: Trajetória. Feminismo Negro Acadêmico. Professoras Negras. Insubmissão.

A maioria das pesquisas sobre professoras negras universitárias se concentra na análise das trajetórias anteriores ao exercício do magistério no ensino superior, bem como no processo de tornarem-se negras. Reconhecendo a importância destas contribuições, a presente pesquisa aborda a trajetória de professoras negras na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a partir de uma perspectiva teórica feminista negra e decolonial, tendo como objetivo entender a formação acadêmica, a escolha pelo magistério superior, o exercício da profissão, as experiências profissionais anteriores ao ingresso na UFBA, a produção acadêmica e bibliográfica, assim como compreender a influência da raça nas escolhas dos temas de pesquisa e abordagens acadêmicas. A metodologia desta pesquisa é qualitativa, com a realização de entrevistas e observação participante durante os anos de 2018 e 2019, portanto, anterior à pandemia da Covid-19; e também quantitativa, a partir da análise dos dados dos currículos das professoras disponíveis na Plataforma Lattes/CNPq. Os resultados apontam para o compromisso com a boa formação d@s estudantes, de um modo geral, e, particularmente, d@s estudantes negr@s, quase sempre minoria nos cursos analisados, além disso é dedicada uma atenção especial para a formação da consciência crítica com relação às desigualdades existentes em nossa sociedade. Tudo isso leva à constituição de uma área/campo de atuação do Feminismo Negro que denominamos de Feminismo Negro Acadêmico.

Palavras-chave: Trajetória. Feminismo Negro Acadêmico. Professoras Negras. Insubmissão.

Presidente - 376.957.705-15 - ANGELA LUCIA SILVA FIGUEIREDO - UFRB
Interno - 2097290 - FELIPE BRUNO MARTINS FERNANDES