PMPGCF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS (PMPGCF) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: THIAGO MACÊDO LOPES CORREIA

DISCENTE : THIAGO MACÊDO LOPES CORREIA
DATA : 17/09/2019
LOCAL: INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE

EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO NA PROTEÇÃO CONTRA O ESTRESSE OXIDATIVO E INFLAMAÇÃO MUSCULARES INDUZIDOS PELA FUMAÇA DO CIGARRO

Exercício físico. Fumaça de cigarro. Balanço redox. Inflamação.

Objetivo: Investigar os efeitos do treinamento físico sobre alterações no desempenho físico, capacidade antioxidante e expressão gênica de marcadores inflamatórios no músculo esquelético de camundongos expostos à fumaça do cigarro (FC). Métodos: Foram utilizados 32 camundongos C57/BL6 machos com oito semanas de idade divididos aleatoriamente em quatro grupos (n = 8 / grupo), que foram submetidos ou não à FC e exercício físico: sedentário (SED), SED+FC, treinado (TRE) e TRE+FC. Todos os animais foram submetidos ao teste progressivo máximo de natação para avaliação da capacidade aeróbica e ao teste de tela invertida para avaliação da resistência muscular. A massa corporal total (MCT) e o consumo alimentar foram verificados semanalmente ao longo de todo o experimento. Após a eutanásia, os depósitos de tecido adiposo visceral (TAV) e os músculos gastrocnêmios foram coletados e pesados. O TAV foi utilizado para calcular o índice de adiposidade e os músculos para ensaios de atividade da glutationa peroxidase e catalase e expressão dos genes que codificam marcadores proteicos de inflamação. Resultados: O consumo alimentar aumentou entre as medidas iniciais (1ª a 4ª semana) e finais (5ª a 8ª semana) em todos os grupos. A comparação entre os grupos indicou que os camundongos expostos à fumaça do cigarro apresentaram consumo alimentar menor, quando comparados ao grupo SED, não havendo diferença estatística em relação ao grupo TRE. Houve redução da MCT entre as medidas iniciais e finais apenas nos grupos expostos a fumaça do cigarro (SED+FC e TRE+FC). A comparação da MCT entre grupos não mostrou diferença significativa entre estes. O peso da carcaça e o índice de adiposidade foram menores no grupo SED+FC, em relação aos demais grupos. O desempenho no teste de nado forçado melhorou entre as medidas iniciais e finais em todos os grupos. A comparação entre os grupos mostrou que o grupo TRE apresentou melhor desempenho quando comparado aos demais grupos; de forma oposta, o grupo SED+FC apresentou pior desempenho quando comparado aos demais grupos, enquanto os grupos SED e TRE+FC não apresentaram diferença estatística entre si. O desempenho no teste da tela invertida melhorou entre as medidas iniciais e finais apenas no grupo TRE. A comparação entre os grupos mostrou que o grupo TRE apresentou melhor desempenho quando comparado aos demais grupos, enquanto os grupos SED, SED+FC e TRE+FC não apresentaram diferença estatística entre si. A atividade da enzima catalase foi estatisticamente maior no grupo TRE em relação aos demais grupos. Já para a enzima GPx, não foi observada diferença significativa entre os grupos. A análise de expressão gênica indicou que, comparado aos demais grupos, os animais do grupo SED+FC expressaram mais TNFα e MCP-1 e menos HO-1. A expressão do gene da citocina IL-10 foi maior no grupo TRE, quando comparado aos grupos SED e SED+FC, enquanto a do gene TGF-β foi maior no grupo SED+FC, quando comparado ao grupo TRE. Não houve diferença estatística entre os grupos na expressão dos genes relacionados às citocinas IL-1β e IL-6. Conclusão: Quatro semanas de exposição à fumaça induziram à redução do consumo alimentar, acompanhada de maior comprometimento da massa e composição corporal, além de redução do desempenho físico e alteração na expressão de genes associados a manutenção ou controle da inflamação. Em contrapartida, a prática regular de exercício físico protegeu os animais expostos à fumaça contra alterações na composição corporal, desempenho físico e expressão dos genes TNF-α, MCP-1 e HO-1.

Interno - 1112111 - AMELIA CRISTINA MENDES DE MAGALHAES GUSMAO
Externo à Instituição - JOSÉ AILTON OLIVEIRA CARNEIRO - UESB