PMPGCF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS (PMPGCF) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ÍTALO SOUSA PEREIRA

DISCENTE : ÍTALO SOUSA PEREIRA
DATA : 26/06/2019
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em saúde

CARA OU COROA: PODERIA SER A ATIVIDADE FÍSICA MAIS IMPORTANTE DO QUE A IDADE EM HOMENS COM DIABETES E HIPERTENSÃO?

hipertensão, diabetes, inflamação

INTRODUÇÃO/OBJETIVO: Hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus do tipo 2 (DMT2) são importantes doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) responsáveis por elevada mortalidade associada ao risco cardiometabólico. O envelhecimento é marcado pelo amplo espectro de modificações fisiológicas que configuram os idosos como grupo de risco para o desenvolvimento de DCNT. A terapia medicamentosa da HAS e DMT2 frequentemente é acompanhada pela prática de atividade física, e esta abordagem é associada à redução do risco cardiometabólico. Entretanto, pouco se sabe sobre a existência de perfis de benefícios terapêuticos distintos entre homens idosos e adultos hipertensos e diabéticos praticantes de atividade física. Com isso, este trabalho teve por objetivo comparar a influência da pratica atividade física entre homens adultos ou idosos, hipertensos e diabéticos, sobre parâmetros bioquímicos, antropométricos e inflamatórios relacionados a patogênese da HAS e DMT2. MÉTODOS: Neste estudo, 94 homens portadores de HAS e DMT2 foram incluídos. O trabalho contou com a aplicação de uma versão reduzida e validada do questionário internacional de atividade física (IPAQ) e do questionário de avaliação de qualidade de vida e saúde (QVS-80). Os indivíduos praticantes de atividade física foram selecionados pela prática de pelo menos 150 minutos de atividade física por semana por um período de pelo menos três meses. Indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos foram classificados como idosos. Em seguida, foi realizada a avaliação antropométrica dos participantes, onde foram coletados dados de massa corpórea, composição corpórea, altura e circunferência de cintura. Após a sugestão de jejum de pelo menos 8h, uma amostra de sangue foi coletada de cada participante para dosagem sérica de marcadores bioquímicos (HDL, LDL, VLDL, triglicérides e glicose), inflamatórios (IL-1β, IL-17, IFN-γ, TNF-α e IL-10) e hormônios sexuais (testosterona total e estradiol. RESULTADOS: Homens adultos e idosos praticantes de atividade física apresentaram mais massas magra e óssea, bem como menor massa gorda do que indivíduos sedentários. A massa magra participou de um eixo de múltiplas correlações negativas com marcadores antropométricos, correlacionando-se negativamente com a razão entre a circunferência de cintura e estatura, massa gorda e índice de massa corporal. Em idosos praticantes de atividade física, a massa magra ainda se correlacionou negativamente com marcadores inflamatórios sistêmicos e positivamente com a IL-10 e com o estradiol sérico. Homens adultos e idosos praticantes de atividade física também apresentaram menores concentrações séricas de LDL, VLDL, triglicérides e de glicose em jejum do que indivíduos sedentários. Os idosos praticantes de atividade física exibiram menores concentrações séricas de IL-1β e TNF-α do que indivíduos de adultos sedentários, bem como menores valores para as concentrações séricas de IL-17, IL-1β, TNF-α e IFN-γ do que a sua contraparte sedentária. Neste estudo não detectamos diferenças entre as concentrações séricas de testosterona e estradiol entre os grupos. CONCLUSÃO: A prática de atividade física mostrou-se benéfica tanto para homens adultos como para homens idosos diabéticos e hipertensos, configurando, nestes, um menor risco cardiovascular associado à patogênese destas doenças. No entanto, os nossos resultados sugerem que, para homens portadores de HAS e DMT2, a prática de atividade física pode ser mais valiosa do que a idade na modulação de marcadores fisiopatológicos destas comorbidades, principalmente por participar da regulação de das concentrações séricas de marcadores da inflamação sistêmica relacionados ao risco cardiometabólico.

Interno - 1552395 - TELMA DE JESUS SOARES
Interno - 2497915 - ROBSON AMARO AUGUSTO DA SILVA