PMPGCF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS (PMPGCF) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: SARAH ROCHA LIMA BRAGA

DISCENTE : SARAH ROCHA LIMA BRAGA
DATA : 27/07/2023
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA, ANTINOCICEPTIVA, ANTIOXIDANTE E TOXICOLÓGICA DO EXTRATO ETANÓLICO DA CASCA DE Commiphora leptophloeos (Mart.) J. B. Gillet (UMBURANA FÊMEA).

Commiphora leptophloeos. Umburana fêmea. Anti-inflamatório. Antinocicepção.

A espécie vegetal a ser estudada é a Commiphora Leptophloeos (Mart.) J.B. Gillet, conhecida popularmente como umburana fêmea do gênero Commiphora, família Burseraceae, é uma espécie endêmica da região do povoado de Palmeiras, distrito da cidade de Contendas do Sincorá – BA. É utilizada tradicionalmente segundo a população local como fortificante, cicatrizante de feridas e contra tosse, bronquite, gastrite úlcera e afecções urinárias. O estudo teve como objetivo avaliar o potencial medicinal dessa planta como anti-inflamatório, antinociceptivo, antioxidante e ação toxicológica. O extrato etanólico foi preparado por maceração e após evaporação foi obtido o extrato bruto com o rendimento de 2,2%. A prospecção fitoquímica foi realizada por CCD com reveladores específicos e perfil cromatográfico avaliado por CG-EM com destaque para a identificação de: estigmasterol, lupeol, ácido protocatecuico, lanosterol, oleato de etila e linoleato de etila. O ensaio antioxidante foi realizado através da avaliação da capacidade antioxidante total, pelo método do fosfomolibdato, no qual o extrato da planta apresentou capacidade antioxidante. Para os ensaios de nocicepção e inflamação foram utilizados camundongos machos adultos Balb/c. O efeito antinociceptivo foi avaliado pelos testes: Contorção abdominal induzido por ácido acético 0,6%, onde todas as concentrações (25, 50, 100 e 200 mg/kg) promoveram redução significativa das respostas nociceptivas (p < 0,05). Já a concentração de 100mg/kg do extrato etanólico demonstrou ter seus efeitos antinociceptivos mediados pela via colinérgica (p < 0,05). Injeção intraplantar de formalina 1,5%, na fase 1 e 2, todas as concentrações (50, 100 e 200 mg/kg) reduziram o número de “flinches”, em comparação ao controle negativo (p < 0,05), quando comparadas ao grupo controle positivo morfina, as concentrações de 50 e 200 mg/kg não apresentaram diferença estatística (p < 0,05), o edema de pata formado não obteve redução significativa em nenhuma concentração testada (p < 0,05). No Von Frey eletrônico por injeção intraplantar de carragenina (Cg), todas as concentrações (50, 100, 200 mg/kg) foram capazes de reduzir significativamente a hipernocicepção (p < 0,05). Para a determinação da atividade anti-inflamatória foram realizados testes de: Migração de neutrófilos para a cavidade peritoneal, onde todas as concentrações (50, 100, 200 mg/kg) apresentaram redução significativa da migração de neutrófilos em (p < 0,05); Determinação dos níveis de nitrito, todas as concentrações (50, 100, 200 mg/kg) apresentaram redução significativa (p < 0,05). Avaliação da permeabilidade vascular por azul de Evans, que mostrou uma significativa redução do extravasamento do corante no líquido peritoneal em todas as concentrações testadas (50, 100, 200 mg/kg), (p < 0,05). A determinação da toxicidade foi realizada com Artemia salina Leach e a classificação de toxicidade foi altamente tóxica. A citotoxicidade foi investigada por meio do ensaio de MTT, onde as concentrações de 25, 50 e 100ug/kg conseguiram diminuir a viabilidade das células tumorais (p < 0,05). Os resultados permitem considerar que a C. leptophloeos (Mart.) é uma promissora fonte natural para a identificação de novos compostos bioativos e agentes terapêuticos, bem como uma espécie promissora para uso quanto fitoterápico.

Presidente - 1553274 - REGIANE YATSUDA
Interno - 1561874 - LUCAS MIRANDA MARQUES