PPGDANCA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA (PPGDANCA) ESCOLA DE DANÇA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO ROBERTO DE FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO ROBERTO DE FREITAS
DATA : 13/05/2022
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Dança. Modo Remoto.

COMPONENTE CURRICULAR DANÇA, FORMAÇÃO PARA A VIDA: UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL A PARTIR DO CORPO EM TERESINA – PIAUÍ

Dança. Educação Integral.Referenciais Curriculares. Formação de Professoras/es.

Esta pesquisa abordou a dança como componente curricular do Ensino Fundamental. O objetivo principal foi investigar saberes e fazeres teoricopráticos de natureza conceitual, procedimental e atitudinal para formulação de uma proposta de referencial curricular para o ensino de dança como componente curricular no Ensino Fundamental. As seguintes perguntas mobilizaram o desenvolvimento da investigação: de que forma(s) a Dança está inserida nas escolas? Como a Dança tem sido abordada no Ensino Fundamental? Quais os principais avanços e desafios da inserção da Dança no Ensino Fundamental como componente curricular? A partir da inserção da Dança pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina, Piauí, compomos nossa metodologia com base no método da cartografia, sob a forma de uma pesquisa~intervenção, desenvolvida a partir da questão: O que pode a Dança como componente curricular no Ensino Fundamental comprometido com a formação para a vida, por meio de uma educação integral concebida a partir do corpo? A apresentação da tese é em perspectiva rizomática, a partir do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari, composta por sete brotos. Dentre as intensidades da pesquisa, nos dedicamos sobretudo a investigar a iniciativa em curso no referido município, desde 2018, que visa consolidar a Dança como componente curricular nas Escolas de Tempo Integral. Para tanto, abordamos noções como corpo, dança, ensino de dança, educação integral, autonomia e emancipação em diálogo com as contribuições de pesquisadoras/es como Isabel Marques, Beth Rangel, Rita Aquino, Shara Adad, Paulo Petronílio e Lenira Rengel. Realizamos ainda uma revisão da trajetória de inserção da Dança no Ensino Fundamental desde a LDB 9496/1996 à implementação da BNCC e um mapeamento de referenciais curriculares em Dança nas capitais dos vinte e seis estados brasileiros e Distrito Federal. A pesquisa resultou na publicação “Componente Curricular Dança: uma proposta para o Ensino Fundamental”, concebida em quatro eixos que se entrelaçam: estudos do corpo, relações entre o corpo e o mundo, contextualização histórica e processo de criação como estratégia de aprendizagem. Por pressupor a coimplicação entre formação de professores e práxis didático-pedagógica, e pela contingência de não existir curso de licenciatura em Dança no Piauí, o processo de elaboração da publicação ocorreu em diálogo com docentes da rede municipal em contextos de formação continuada promovidos pela própria Secretaria de Educação em 2020, um dos quais em parceria com a Universidade Federal da Bahia como curso de extensão. A proposta do referencial curricular foi vivenciada também junto a crianças e jovens do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ubiraci Carvalho, no ano de 2022. Os resultados preliminares da pesquisa confirmam a hipótese de que compreender a Dança como área de conhecimento na perspectiva da educação integral contribui diretamente para formação de vida de crianças e jovens na contemporaneidade.

Presidente - 2566537 - RITA FERREIRA DE AQUINO
Interno - 3139910 - THIAGO SANTOS DE ASSIS