|
Dissertações |
|
1
|
-
JOÃO PAULO PETRONÍLIO
-
CATIÇO: A CONSTRUÇÃO DO CORPO NEGRO NA ENCRUZILHADA
-
Orientador : AMELIA VITORIA DE SOUZA CONRADO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AMELIA VITORIA DE SOUZA CONRADO
-
FERNANDO MARQUES CAMARGO FERRAZ
-
INAICYRA FALCÃO DOS SANTOS
-
Data: 07/03/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa, que tem como tema “Catiço: a construção do corpo negro na encruzilhada”, é fruto da relação intíma do pesquisador com o acervo sociocultural e filosófico que constitui as dimesões performáticas sobre Exu em suas condições e traduções possíveis pela diáspora transatlântica: África x Brasil, tendo como recorte as recriações do mesmo signo cultural/divindade em territórios brasileiros, os Exus e as Pombagiras — nomeados também de forma popular como Catiços, Castiços, escravos, encatados e outros. Desse modo, este estudo propõe uma reflexão crítica dos caminhos cruzos em que a simbologia de Exu, em suas diversas traduções, se estabeleceu como um signo central do acontecimento da cultura africana no Brasil. A partir de um processo metodológico que vê no corpo o lugar primeiro da experiência exuzíaca, o
trabalho se desenvolveu a partir das memórias que constituem o próprio- corpo/ser do pesquisador, bem como da relação intíma de troca e escuta com
outros sujeitos-corpos, nomeados de “guardiões das memórias”, que estão imersos nos contextos (candomblés, umbandas e outros) que produzem e dizem sobre os Exus e as Pombagiras. Como desdobramento de tais relações, a pesquisa conclui-se como um pensamento de dança assentado nas complexidades das práticas performáticas brasileiras centradas no negro, a partir da investigação do acontecimento corporal, estético e político presente nas performances de Exu e Pombagira. É proposto o pensamento de dança nomeado como “Vibrar, girar, desiquilibrar, cair e voltar: o acontecimento corporal de Exus e Pombagiras”, um fazer artístico contra-hegemônico que suscita novas narrativas e possibilidades epistêmicas para aréa de conhecimento da dança no Brasil. Para isso, foram fundamentais os conceitos de “performance-ritual” de Martins (2002), os estudos de “Corpo-Ancestralidade” de Santos (2006) e “The State of Research on Performance in Africa” de Drewal (1999). Como materialização do caminho conceitual e prático desta pesquisa, produziu-se uma obra cinematográfica de curta-metragem nomeada de CATIÇO, um filme de dança produzido por João Petronílio, Laryssa Machada e Victor Mota, dísponivel através da tecnologia de acesso leitor de códigos Q.R code no último capítulo desta dissertação.
-
Mostrar Abstract
-
This research, whose theme is “Catiço: the construction of the black body at the crossroads”, is the result of the researcher's intimate relationship with the sociocultural and philosophical heritage that constitutes the performative
dimensions of Exu in its conditions and possible translations by the transatlantic diaspora: Africa x Brazil, having as a cut the recreations of the same cultural sign/divinity in Brazilian territories, the Exus and the Pombagiras — also popularly named as Catiços, Castiços, slaves, encatados and others. In this way, this study proposes a critical reflection of the cross paths in which the symbology of Exu, in its various translations, established itself as a central sign of the event of African culture in Brazil. From a methodological process that sees the body as the primary place of the exuziac experience, this work was developed from the memories that constitute the researcher's own-body/being, as well as the intimate relationship of exchange and listening with other subjects-bodies, named “guardians of memories”, who are immersed in the contexts (candomblés, umbandas and others) that produce and say about the Exus and Pombagiras. As an unfolding of such relationships, the research concludes as a dance thought based on the complexities of Brazilian performance practices centered on the black, from the investigation of the corporal, aesthetic and political event present in the performances of Exu and Pombagira. It proposes the dance thinking named “Vibrate, spin, unbalance, fall and come back: the corporal event of Exus and Pombagiras”, a counter-hegemonic artistic making that raises new narratives and epistemic possibilities for the area of knowledge of dance in Brazil. For this, the
concepts of “performance-ritual” by Martins (2002), the studies of “Body- Ancestry” by Santos (2006) and “The State of Research on Performance in
Africa” by Drewal (1999) were fundamental. As a materialization of the conceptual and practical path of this research, a short cinematographic movie called “CATIÇO” was produced, a dance film by João Petronílio, Laryssa Machada and Victor Mota, available through a QR code in the last chapter of this dissertation.
|
|
2
|
-
SOFIA SERAPHIM
-
DANÇAS DE PAR POR IMAGEM E IMAGINAÇÃO: CONSIDERAÇÕES
SOBRE DANÇA, SEXUALIDADE E SEXO
-
Orientador : FERNANDO MARQUES CAMARGO FERRAZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
PAOLA DE VASCONCELOS SILVEIRA
-
FERNANDO MARQUES CAMARGO FERRAZ
-
LENIRA PERAL RENGEL
-
Data: 28/04/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa traz um olhar investigativo sobre as relações entre dança, sexualidade e sexo a partir das danças de par por imagem e imaginação. As inquietações que deram início a pesquisa emergiram das vivências da autora como professora e praticante de danças de salão. Para a realização deste trabalho, foi adotada a pesquisa exploratória, a partir das referências em filmes e obras coreográficas nas quais foi possível identificar as aproximações entre dança, sexualidade e sexo, visando ampliar os conhecimentos acerca do tema. Durante o levantamento dos materiais foi necessário destacar as danças de par – imagem e as danças de par – imaginação, que consideram, respectivamente, a formação de um par em cena e demais possibilidades de pares a partir da imaginação do espectador com base na compreensão de que a dança comunica, expressa e estimula o imaginário (HANNA, 1999). A análise dos materiais possibilitou a identificação de padrões machistas e heteronormativos (MISKOLCI, 2012), que excluem a diversidade nas relações e modos de existência. Através de Foucault (1988) e Preciado (2014), discute-se a sexualidade como dispositivo de controle sobre os indivíduos. Em contraponto, Nunes Filho (2012) e Lorde (2009) vislumbra-se o corpo e o erotismo como potência de enfrentamento as lógicas predominantes.
-
Mostrar Abstract
-
This research investigates the interplay between dance, sexuality, and sex in partner dances through image and imagination. The concerns which motivated this research arose from the author’s experience as a ballroom dance teacher and practitioner. This dissertation was based on exploratory research, from references in movies and choreographic works depicting the common ground between dance, sexuality and sex, in order to increase the knowledge on the
subject. During the material survey, it became necessary to highlight image- partner-dances and imagination-partner-dances, which consider, respectively,
the formation of a pair on stage, and further pair possibilities arising from the spectator’s imagination, based on the comprehension that dance communicates, expresses and stimulates the realm of imagination (HANNA, 1999). Research analysis has made possible the identification of male-sexist and heteronormative patterns (MISKOLCI, 2012), which exclude the diversity in relationships and ways of life. Sexuality as a control device over individuals is discussed through Foulcault (1988) and Preciado (2014). As a counterpoint, through Nunes Filho (2012) and Lorde (2009), body and eroticism are seen as potential means of confrontation against prevailing thought patterns.
|
|
3
|
-
LEONARDO DAS CHAGAS SILVA
-
PELEJAS E ARRUDEIOS DA DANÇA/ARTE NO CURRICULUM E ATOS DE CURRÍCULO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO FRANCISCO DO CONDE/BAHIA: POR ENTRE ENCRUZILHADAS, MACUMBIZAÇÃO E
PERFORMANCES AFRO-AMERÍNDIAS
-
Orientador : FERNANDO MARQUES CAMARGO FERRAZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AMELIA VITORIA DE SOUZA CONRADO
-
FERNANDO MARQUES CAMARGO FERRAZ
-
ROBERTO SIDNEI ALVES MACEDO
-
Data: 18/05/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O construto investigativo deste trabalho trata do acontecimento e configuração da Dança/Arte no curriculum e atos de currículo, em escolas municipais do Ensino Fundamental de São Francisco do Conde-Bahia. Procurando
ajustar-se, pois, às prerrogativas da linha de pesquisa Mediações culturais e educacionais em Dança, do PPG- Dança da UFBA, cuja dedicação volta-se trans e interdisciplinarmente ao estudo das concepções, composições e
implicações políticas, culturais e educacionais que apresentam e dialogam com processos e formas de configuração em Dança, em diversas circunstâncias. Assim, manifestam-se como suas principais problemáticas especulativas as decorrentes questões: como acontece e se configura a Dança/Arte no currículo e atos de currículo em ambientes escolares da Educação Básica municipal de São Francisco do Conde, numa dimensão antirracista? Que proposições podem ser constituídas para o ensino-aprendizado da Dança/Arte no currículo sanfranciscano com
base na experiência docente e/ou a partir da heurística construída pela pesquisa em pauta? Nesse sentido, objetiva- se compreender propositivamente como acontece e se configura o ensino-aprendizado da Dança/Arte no currículo
e atos de currículos em escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação Básica de São Francisco do Conde, através da perspectiva antirracista, galgado na experiência docente e nos encontros com as comunidades escolares. Para tanto, por meio da abordagem qualitativa, tendo a pesquisa de campo como procedimento investigativo, aproxima-se dos estudos da Antropologia, baseando-se na observação participante (INGOLD, 2016); da Filosofia da Ancestralidade (OLIVEIRA, 2005), dos Estudos da Performance (LIGIÉRO, 2011), da Pedagogia das encruzilhadas (RUFINO, 2019), assim como do campo do Currículo (FORQUIN, 1996), (SILVA, 2005), (MACEDO, 2017) e (LOPES & MACEDO, 2011). A partir disso, explana-se o conceito de atos de currículo de Macedo (2017), enquanto dispositivo formativo, as noções de performance, de Ligiéro (2011), assim como as ideias conceptuais de corpo, encruzilhada e terreiro (RUFINO, 2019), da mesma forma de macumba
(SIMAS & RUFINO, 2018) e macumbização (MALOMALO, 2016), à luz da sapiência da tradição cultural afro- ameríndia e afro-brasileira, em contraponto ao racismo cultural (FANON, 1980, apud ALMEIDA, 2018) e
racismo epistêmico (MIGNOLO, 2008, apud RUFINO, 2019), que afeta ordinariamente as instituições e a maioria dos corpos negros que configuram, majoritariamente, as escolas municipais sanfranciscanas e as públicas do Brasil, em geral. A principal justificativa deste trabalho compreende, sobremaneira, a observância das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, do mesmo modo que a lei 13.278/2016. Considera-se aqui, as pelejas e os arrudeios
como modos de enfrentamentos estrategicamente incessantes em favor da incorporação dos saberes-fazeres afro- ameríndios na proposta curricular e pedagógica do ensino de Arte, enquanto forma de conhecimento escolar
(MOREIRA & CANDAU, 2008), sem perder de vista, aliás, que seu ensinamento na escola como componente curricular deve prover e garantir a efetiva presença das respectivas linguagens artísticas no currículo, a saber: Dança, Música, Teatro e Artes Plásticas/Visuais. Arremata-se esta investigação acadêmica, considerando, portanto, suas discussões e reflexões em pauta numa dimensão antirracista, cuja relevância e seu posicionamento consiste, consideravelmente, em tensionar algumas das concepções sobre o currículo e o ensino/aprendizado da Arte na escola, cujos conteúdos ainda são, restritivamente, euroreferenciados.
-
Mostrar Abstract
-
The investigative construct of this work deals with the event and configuration of Dance/Art in the curriculum and curriculum acts, in municipal elementary schools in São Francisco do Conde-Bahia. Seeking to adjust, therefore, to the prerogatives of the research line Cultural and Educational Mediations in Dance, of the PPG-Dança da UFBA, whose dedication turns trans and interdisciplinary to the study of the conceptions, compositions and political, cultural and educational implications that present and dialogue with processes and forms of configuration in Dance, in different circumstances. Thus, its main speculative problems are the following questions: how does Dance/Art take place and is configured in the curriculum and curriculum acts in school environments of the municipal Basic Education of São Francisco do Conde, in an anti-racist dimension? What propositions can be constituted for the teaching-learning of Dance/Art in the San Francisco curriculum based on the teaching experience and/or based on the heuristic constructed by the research in question? In this sense, the objective is to purposefully understand how the teaching-learning of Dance/Art takes place in the curriculum and acts of curricula in elementary schools of the Municipal Basic Education Network of São Francisco do Conde, through the anti-racist perspective, climbed in the teaching experience and in the meetings with school communities. Therefore, through the qualitative approach, with field research as an investigative procedure, it approaches Anthropology studies, based on participant observation (INGOLD, 2016); from the Philosophy of Ancestrality (OLIVEIRA, 2005), from Performance Studies (LIGIÉRO, 2011), from the Pedagogy of Crossroads (RUFINO, 2019), as well as from the Curriculum field (FORQUIN, 1996), (SILVA, 2005), (MACEDO , 2017) and (LOPES & MACEDO, 2011). From this, we explain the concept of curriculum acts by Macedo (2017), as a training device, the notions of performance, by Ligiéro (2011), as well as the conceptual ideas of body, crossroads and terreiro (RUFINO, 2019) , similarly to macumba
(SIMAS & RUFINO, 2018) and macumba (MALOMALO, 2016), in the light of the wisdom of the Afro- Amerindian and Afro-Brazilian cultural tradition, in contrast to cultural racism (FANON, 1980, apud ALMEIDA,
2018). ) and epistemic racism (MIGNOLO, 2008, apud RUFINO, 2019), which ordinarily affects the institutions and most black bodies that make up, mostly, San Francisco municipal schools and public schools in Brazil, in general. The main justification of this work comprises, above all, the observance of laws 10,639/2003 and 11,645/2008, as well as law 13,278/2016. It is considered here, the fights and the arrudeios as ways of strategically incessant confrontations in favor of the incorporation of the Afro-Amerindian know-how in the curricular and pedagogical proposal of the teaching of Art, as a form of school knowledge (MOREIRA & CANDAU, 2008), without losing sight, moreover, that their teaching at school as a curricular component must provide and guarantee the effective presence of the respective artistic languages in the curriculum, namely: Dance, Music, Theater and Plastic/Visual Arts. This academic investigation is concluded, considering, therefore, its discussions and reflections on the agenda in an anti-racist dimension, whose relevance and its positioning consists, considerably, in tensioning some of the conceptions about the curriculum and the teaching/learning of Art in the school, whose contents are still, restrictively, Euroreferenced.
|
|
4
|
-
EVERTON BISPO DOS SANTOS
-
A dança do pagode baiano na escola: o corpo negro periférico e sua intersecção nesses contextos
-
Orientador : AMELIA VITORIA DE SOUZA CONRADO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AMELIA VITORIA DE SOUZA CONRADO
-
IVANILDE GUEDES DE MATTOS
-
THIAGO SANTOS DE ASSIS
-
Data: 27/05/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem como objetivo potencializar o entendimento da dança do pagode baiano enquanto mote gerador de discussões e abordagens artístico-educativas, preocupado com o corpo negro no cenário escolar. A problemática central apresenta a seguinte questão: Como o pagode baiano apresenta possibilidades para o ensino da dança nas escolas públicas de Salvador, compreendendo as narrativas do corpo negro periférico? Trazemos como referencial teórico-metodológicos os(as) seguintes autores(as): Mattos, para tratar da perfomance do pagode baiano no contexto escolar; Freire, pensando em uma educação focada nos oprimidos; Dewey, para compreender a relação entre experiência e educação; Marques, a fim de refletir sobre um ensino de dança crítico e transformador, e também Ribeiro, para pensar o lugar de fala, especialmente, do corpo negro. Nos apoiamos ainda na metodologia etnográfica, pelo viés da dança, apresentada por Dantas. Os resultados apontam para a visibilização da história do pagode baiano, pelo olhar de artistas da dança; um reconhecimento valorativo dessa dança enquanto conhecimento artístico-educativo que dialoga com diversas temáticas; e a contribuição epistemológica para as áreas da educação e da dança. Com isso, concluímos que esse estudo se faz necessário por ser uma importante ação pioneira no que tange a investigação específica da dança do pagode baiano na Universidade, junto a oferecer ferramentas para professores de dança e de outras áreas que desejem trabalhar com essa vertente, e ainda por se relacionar com o contexto e a realidade de crianças e adolescentes de escola pública.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to enhance the understanding of baiano pagode dance as a motto for artistic-educational discussions and approaches, concerned with the black body in the school scenario. The central problem poses the following question: How does pagode baiano present possibilities for the teaching of dance in the public schools of Salvador, including the narratives of the black peripheral body? Our theoretical and methodological framework is based on the following authors: Mattos, to deal with the performance of pagode baiano in the school context; Freire, thinking about an education focused on the oppressed; Dewey, to understand the relationship between experience and education; Marques, in order to reflect on a critical and transformative dance teaching, and also Ribeiro, to think about the place of speech, especially, of the black body. We also used the ethnographic methodology, through dance, presented by Dantas. The results point to the visibility of the history of pagode baiano, through the eyes of dance artists; to the recognition of this dance as an artistic-educational knowledge in dialogue with various themes; and to the epistemological contribution to the fields of education and dance. Therefore we conclude that this study is necessary because it is an important pioneering work in the specific research of the dance of pagode baiano at the University. It also offers tools for dance teachers and teachers of other disciplines who want to work with this style.
|
|
5
|
-
ANA EDWIGES SILVA BENTO
-
Uma dança que escorre: ações dançantes antimanicomiais com mulheres assistidas em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Fortaleza.
-
Orientador : MARCIA VIRGINIA MIGNAC DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCIA VIRGINIA MIGNAC DA SILVA
-
DANIELA MARIA AMOROSO
-
HELENA TANIA KATZ
-
Data: 30/05/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa emerge da necessidade de investigar, desenvolver e aprofundar compreensões e articulações entre dança, corpo e a saúde mental no contexto de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), na cidade de Fortaleza, a partir da experiência realizada nos anos de 2017 e 2018 em um grupo com mulheres. Dessa maneira, apresenta como objeto de estudo a implementação da dança enquanto propositora de ações antimanicomiais com um grupo de mulheres assistidas em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Assim, objetiva apresentar a dança como uma ação propositiva capaz de instaurar outras formas de vida com mulheres em sofrimento psicossocial. Para tanto, revisita-se a experiência de dança desenvolvida no CAPS nos anos de 2017 e 2018, utilizando-se de conteúdos em imagens e escritas durante a ocorrência do grupo e realizando entrevistas semiestruturadas com as mulheres, profissionais do serviço e familiares. A metodologia escolhida se constitui como uma abordagem múltipla que combina pesquisa bibliográfica, cartografia e pesquisa de campo. Toda a construção da pesquisa se dá a partir do entendimento de que as ações de dança trabalhadas no e pelo corpo que dança podem atiçar nesses corpos outros modos de se perceber e existir distintos das ações de intervenção aos quais foram submetidos, como também aos processos de subjetivação vinculados à saúde mental. Considerando o CAPS como locus da pesquisa, o atravessamento de saberes e práticas dos campos da dança, da saúde mental e dos estudos de gênero buscam abordar a complexidade do tema, sem a ilusão de exauri-lo. Deste modo, intenta-se compreender as relações entre a percepção de estados corporais e a construção de modos de existência enquanto mulheres no contexto de um equipamento das políticas públicas de saúde mental. Os conhecimentos compartilhados pelas mulheres proseiam com referenciais teóricos constituindo-se como possíveis intercessores na fundamentação da pesquisa, como Katz e Greiner (2005, 2015), Pelbart (2018, 2019), Foucault (1997, 2014), Oliveira (2009, 2012), Amarante (1994, 1995, 2007), Santos (2011), entres outros. Intenciona-se, assim, abrir espaços para caminhos investigativos em dança acerca dos processos de subjetivação e formas de vida no campo da saúde mental e contribuir para a produção de conhecimento em que exista interlocuções entre arte e saúde.
-
Mostrar Abstract
-
This research emerges from the need to investigate, develop and deepen understandings and articulations between dance, body and mental health in the context of a Psychosocial Care Center, in the city of Fortaleza, based on the experience carried out in 2017 and 2018 in a group with women. In this way, it presents as an object of study the implementation of dance as a proponent of anti-asylum actions with a group of women assisted in a Psychosocial Care Center (CAPS). Thus, it aims to present dance as a purposeful action capable of establishing other ways of life with women in psychosocial suffering. To this end, the dance experience developed at CAPS in the years 2017 and 2018 is revisited, using content in images and writings during the group's occurrence and conducting semi-structured interviews with women, service professionals and family members. The chosen methodology is constituted as a multiple approach that combines bibliographic research, cartography and field research. The entire construction of the research takes place from the understanding that the dance actions worked on and by the dancing body can stir up in these bodies other ways of perceiving and existing different from the intervention actions to which they were submitted, as well as the processes of subjectivation linked to mental health. Considering the CAPS as the locus of research, the crossing of knowledge and practices from the fields of dance, mental health and gender studies seek to address the complexity of the theme, without the illusion of exhausting it. In this way, it is intended to understand the relationships between the perception of bodily states and the construction of modes of existence as women in the context of an equipment of public mental health policies. The knowledge shared by women interacts with theoretical references, constituting themselves as possible intercessors in the foundation of the research, such as Katz and Greiner (2005, 2015), Pelbart (2018, 2019), Foucault (1997, 2014), Oliveira (2009, 2012), Amarante (1994, 1995, 2007), Santos (2011), among others. It is intended, therefore, to open spaces for investigative paths in dance about the processes of subjectivation and ways of life in the field of mental health and to contribute to the production of knowledge in which there is dialogue between art and health.
|
|
6
|
-
NADILENE RODRIGUES DA SILVA
-
Dança de salão: traçados para uma ontologia constitutiva em um contexto de ontologia transcendente.
-
Orientador : LENIRA PERAL RENGEL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LENIRA PERAL RENGEL
-
ADRIANA BITTENCOURT MACHADO
-
CECILIA BASTOS DA COSTA ACCIOLY
-
Data: 29/06/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação intenta se aprofundar no ensino/aprendizagem das danças de salão, apontando, principalmente nas suas concepções hegemônicas. Nelas, o professor e sua parceira são modelos exclusivos a serem seguidos, não sendo ela (a mulher) vista como detentora de conhecimento. As mulheres vêm desempenhando importante papel na sociedade como um todo. Cada vez mais protagonistas tanto na esfera pessoal como na profissional. Assim, as relações de poder que existem entre homem e mulher nas danças de salão precisam ser revistas e reconfiguradas, pois essas são parte também da sociedade. A partir de uma revisão literária, será apresentado um breve histórico (ZAMONER, 2017) do desenvolvimento dessas danças, nas quais as concepções hegemônicas são apontadas como ontologias transcendentes (MATURANA, 2001). A proposta é expor essas transcendências e argumentar como elas podem se constituir em ontologias constitutivas, dentro desta prática de dança, tornando-as ações democráticas e não autoritárias. As metodologias se articulam com as minhas experiências como aluna e como professora, todavia, busco me juntar ao posicionamento emancipatório de muitas mulheres (BIROLLI, 2018). Entendidas diversas vezes como sendo uma dança social, as danças de salão inclinam-se a apresentar e a retratar, em suas ações, aspectos machistas (LENER, 2013), sexistas, heteronormativos e patriarcais, sustentados por um conservadorismo pouco discutido. As danças de salão não devem ser entendidas apenas como distração e complacentes com um hábito cognitivo que fomenta o nefasto patriarcado. Elas são cocondução entre as pessoas (FEITOZA, 2011). Entendidas assim, e corpos como corponectivos (RENGEL, 2021), haverá diálogos potentes para reorganizar, reorientar a ontologia transcendente e/ou imutável que elas parecem ter em transformação para uma ontologia constitutiva.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation intends to futher develop into ballroom dancing teaching- learning, pointing out, mainly its hegemonic conceptions. In them, the teacher
and his partner are exclusive role models to be followed, and she (the woman) is not seen as a holder of knowledge. Women have played an important role in society as a whole. More and more protagonists both in the personal and professional spheres. Thus, the power relations that there are between men and women in ballroom dancing have to be reviewed and reconfigured, as they are also part of society. Based on a literary review, a brief history (ZAMONER, 2017) of the development of these dances will be presented, in which the hegemonic conceptions are pointed out as transcendent ontologies (MATURANA, 2001). The proposal is to expose these transcendences and argue how they can constitute constitutive ontologies, within this dance practice, as they are democratic and non-authoritarian actions. The methodologies articulate with my experiences as a student and teacher. However, I seek to join the emancipatory position of many women (BIROLLI, 2018). Several times understood as a social dance, ballroom dances tend to present and portray in their actions, chauvinistic (LENER, 2013), sexist, heteronormative and patriarchal aspects supported by a little discussed conservatism. Ballroom dancing should not be understood just as distraction and complacency with a cognitive habit that fosters nefarious patriarchy. It is the co-conduction between people (FEITOZA, 2011). Being understood in this way and understanding bodies as corporective (RENGEL, 2021) there will be potente dialogues to reorganize, reorient the transcendente and/or immutable ontology that they seem to have in transformation to a constitutive ontology.
|
|
7
|
-
GARDÊNIA FERNANDES COLETO
-
[DES]INTEGRADA: INFLAMAÇÕES ARTÍSTICAS PARA UMA DANÇA COLETIVA
-
Orientador : DANIELA BEMFICA GUIMARAES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANIELA BEMFICA GUIMARAES
-
FERNANDA CAPIBARIBE LEITE
-
RITA FERREIRA DE AQUINO
-
Data: 06/07/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa tem como eixos moventes a ancestralidade, o feminismo e o processo artístico, direcionando-se à criação/reflexão de/sobre ações dançantes frente às posturas machistas e ultraconservadoras presentes no patriarcado. A Coletiva Rua das Vadias [nome em transformação] – grupo de mulheres dedicado às artes do corpo do qual sou integranteaparece como lugar de efervescência criativa para pensar tais ações. Rastros de sangue nos conduzem à descoberta de corpos violentados-silenciados-assassinados pela supremacia do poder androcêntrico, permeando a gestação-criação de danças de (r)existência. Críticas feministas à racionalidade/objetividade científica nortearão a escrita, permitindo ao texto contaminar-se por fragmentos imagéticos, na busca de interfaces entre texto e dança. Escolhemos como suporte o formato de e-zine, construindo um hipertexto a partir das escolhas e janelas abertas no caminho. A pesquisa esparrama-se em #8 (oito) e-zines [mais uma prévia do #9 (nove) por urgência de futuro]. O trânsito entre memórias individuais e coletivas será informado por dados estatísticos, fatos históricos, escritas documentais e ficcionais em torno de reflexões acerca das mudanças e perpetuações concernentes às violências de gênero. O referencial teórico será composto por teóricas feministas, poetas e artistas, transitando entre diferentes tessituras discursivas, tais como texto acadêmico, prosa, poesia, imagens e saberes incorporados na presença-ação-dança. Diferentes falascorpos conectados para questionar hierarquias limitantes do conhecer. Quais caminhos percorrer para o encontro dessas vozes-movimentos-corpos? Como inflamar desejos transformadores a partir de ações artísticas?
-
Mostrar Abstract
-
The research has as its moving axes ancestry, feminism and the artistic process, aiming at the creation/reflection of/on dancing actions in the face of sexist and ultraconservative postures present in patriarchy. Coletiva Rua das Vadias [name under transformation] – a group of women dedicated to the arts of the body of which I am a member – appears as a place of creative effervescence to think about such actions. Blood trails lead us to the discovery of raped-silenced-murdered bodies by the supremacy of androcentric power, permeating the gestation-creation of dances of (r)existence. Feminist critiques of scientific rationality/objectivity will guide the writing, allowing the text to be contaminated by imagery fragments, in the search for interfaces between text and dance. We chose the e-zine format as support, building a hypertext from the choices and windows opened along the way. The research is spread across #8eight e-zines{and a preview of #9nine for future urgency]. The transit between individual and collective memories will be informed by statistical data, historical facts, documentary and fictional writings around reflections on changes and perpetuations concerning gender violence. The theoretical framework will be composed of feminist theorists, poets and artists, moving between different discursive textures, such as academic text, prose, poetry, images and knowledge incorporated in the presence-action-dance. Different speechbodies connected to question limiting hierarchies of knowing. Which paths to take to meet these voices-movements-bodies? How to ignite transformative desires through artistic actions?
|
|
8
|
-
SHEILA MARTINS CABRAL
-
Pilates na dança: um estudo a partir do quadril com a memória corporal dos objetos para autonomia e ludicidade.
-
Orientador : LENIRA PERAL RENGEL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LENIRA PERAL RENGEL
-
LUCAS VALENTIM ROCHA
-
MARIA SOFIA VILLAS BOAS GUIMARAES
-
Data: 26/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa qualitativa faz reflexões de análises e estuda sobre procedimentos metodológicos, com uma metodologia nomeada "Plano de aula Aberto" em aulas do Método Pilates (Clássico e Contemporâneo), com enfoque direcionado a partir do quadril, para a formação da pessoa. Busca como objetivo investigar a partir da experiência da pessoa com os Métodos e o acessório bola, modos do corpo operar cognitivamente que gerem a construção de conhecimento autônomo em movimento de dança e/ou para a vida. A hipótese que orienta esta pesquisa é a de que esta atenção dirigida pelo professor, desencadeie um processo de autonomia do corpo, ou seja, da pessoa. Aponta para a importância na formação, em virtude da prática do Método colaborar para a construção de ações mais conscientes dos processos cognitivos, surtindo possíveis procedimentos metodológicos a partir da experiência vivida. Como principais referenciais: Paulo Freire (1996) para tratar de autonomia, Lenira Rengel (2015, 2007) para a abordagem do procedimento metafórico do corpo, Bonnie Cohen (2015) na Abordagem Somática, António Damásio (2010) para tratar de imagens corporais, Bondía Larrosa (2002) para falar de experiência, Lúcia Pimentel (2015) para as questões de Método e Metodologia. As atividades foram desenvolvidas de modos presenciais e online (em razão da COVID-19), muitas vezes com objetos/acessórios e outras sem, apenas com os indicativos de imagens metafóricas. Fazendo este trabalho foi percebido a dificuldade de falar sobre esta região do corpo, no entanto o gesto sem palavras foi experienciado. Evidencia-se o Pilates contemporâneo em seu princípio respiratório, como prática em uma abordagem somática desencadeadora de possível contribuição para um aprendizado a partir do movimento como conhecimento. Neste entrelaçamento de saberes realizados com corpos diversos durante as aulas na extensão, os corpos questionaram padrões, manobras de controle, repressões e o não-domínio, como resultante foi construída uma cartilha, "Cartilha de Pilates na Extensão Universitária", que abarcou novos elementos epistemológicos para a pesquisa acadêmica em Dança.
-
Mostrar Abstract
-
This qualitative research reflects on analyzes and studies methodological procedures, with a methodology called ‘Open Lesson Plan’ in Pilates Method classes (Classical and Contemporary), focused from the hip, for the formation of the person. Seeks as an objective to investigate from the person's experience with the Methods and the ball accessory, ways of the body to operate cognitively that manage the construction of autonomous knowledge in dance movement and/or for life. The hypothesis that guides this research is that this attention directed by the teacher, trigger a process of autonomy of the body, that is, of the person. Points out the importance of formation, in virtue of the practice of the Method to collaborate for the construction of more conscious actions of the cognitive processes, giving rise to possible methodological procedures from the lived experience. As main references: Paulo Freire (1996) to deal about autonomy, Lenira Rengel (2015,2007) for the approach of the metaphorical body procedure, Bonnie Cohen (2015) in the Somatic Approach, Antonio Damásio (2010) to deal about body images, Bondía Larrosa (2002) to says about experience, Lúcia Pimentel (2015) for Method and Methodology questions. Activities were carried out in person and online (because of COVID-19), often with objects/accessories and sometimes without, only with the indicative of metaphorical images. In this work, the difficulty of talking about this region of the body was perceived, however the wordless gesture was experienced. Contemporary Pilates is highlighted in its respiratory principle, as a practice in a somatic approach, triggering a possible contribution to learning from movement as knowledge. Extensão In this intertwining of knowledge realized with different bodies during the extension
classes, bodies questioned patterns, maneuvers of control, repressions and non- domination, as a result, a booklet was built, 'Pilates booklet in the University
Extension', that embraced new epistemological elements for academic research in Dance.
|
|
9
|
-
ARTUR BRAÚNA DE MOURA
-
OBS-CENIDADES ATERRORIZANTES: CORPO E TERROR EM MOVIMENTO
-
Orientador : DANIELA BEMFICA GUIMARAES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANIELA BEMFICA GUIMARAES
-
LUCAS VALENTIM ROCHA
-
GISELLE RODRIGUES DE BRITO
-
Data: 24/09/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Com o intuito de ampliar o panorama de investigações de procedimentos de criação em dança e das possibilidades de intercâmbio nos estudos de corpo e política, esta pesquisa pretende apresentar uma investigação que tem como alicerce o terror. Partindo do pressuposto de que é possível instigar no espectador de uma obra de dança percepções e sensações dos mais variados tipos, pretende-se, aqui, apresentar os materiais desenvolvidos em uma prática como pesquisa que buscam, durante a fruição, estimular, no espectador, sensações relacionadas ao medo, procurando apontar exemplos de narrativas que usam da alegoria de situações políticas aterrorizantes para questionar episódios do terror na sociedade atual. Procura-se, também, fazer um levantamento de exemplos de obras artísticas que usaram/usam como fundamento os mecanismos que tenham relação com o gênero terror. De uma maneira objetiva, esta pesquisa utiliza a tríade Terror (gênero cinematográfico) - Dança - Terror de Estado, no sentido de tentar responder ou oferecer ramificações discursivas para a questão: Como gerar estados de corpo aterrorizantes no campo dança usando como alegoria o Terror de Estado? A hipótese é de que é possível desenvolver estados de corpo aterrorizantes em dança, usando como estímulo o campo referencial do Terror de Estado, aliado à compreensão dos artifícios cênicos usados por obras de várias modalidades artísticas - prioritariamente, o cinema, mas também a dança, o teatro e a performance. Para esses estudos foram articulados os seguintes autores: Carroll (1999), Mbembe (2003; 2016), Safatle (2015), Cohen, Jerome, James, Ian (2007), Rengel, (2015), Manso (2020), Fernandes (2014; 2020), Vargas, Pinho (2016), Guimarães (2012; 2017), Cavarero (2009), Flauzina (2006), Foucault (2002), Rodrigues, (2006), Vieira (2012), Courtine (2006), Coelho (2008), Santaella (2007).
-
Mostrar Abstract
-
With the intention of expanding the panorama of investigations into creative procedures in dance and the possibilities of interchange in studies of the body and politics, this research intends to present an investigation that has terror as its foundation. Based on the presupposition that it is possible to instigate various kinds of perceptions and sensations in the spectator of a dance piece, we intend to present the materials developed in a research practice that seeks, during fruition, to stimulate fear-related sensations in the spectator, pointing out examples of narratives that use the allegory of terrifying political situations to question episodes of terror in today's society. It also seeks to make a survey of examples of artistic works that used/use as a basis the mechanisms that have a relationship with the horror genre. In an objective way, this research uses the triad Terror (cinematographic genre) - Dance - State Terror, in order to try to answer or offer discursive ramifications to the question: How to generate terrifying states of body in the field of dance using State Terror as allegory? The hypothesis is that it is possible to develop terrifying states of body in dance, using the referential field of State Terror as a stimulus, combined with an understanding of the scenic artifices used by works of various artistic modalities - primarily cinema, but also dance, theater and performance. The following authors were articulated for these studies: Carroll (1999), Mbembe (2003; 2016), Safatle (2015), Cohen, Jerome, James, Ian (2007), Rengel, (2015), Manso (2020), Fernandes (2014; 2020), Vargas, Pinho (2016), Guimarães (2012; 2017), Cavarero (2009), Flauzina (2006), Foucault (2002), Rodrigues, (2006), Vieira (2012), Courtine (2006), Coelho (2008), Santaella (2007).
|
|
10
|
-
DIOGO LINS DE LIMA
-
Mediação Cultural: um estudo sobre o ensino de dança no programa MedioTec – Dança em Pernambuco.
-
Orientador : RITA FERREIRA DE AQUINO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EVERSON MELQUÍADES ARAÚJO DA SILVA
-
DANIELA BEMFICA GUIMARAES
-
RITA FERREIRA DE AQUINO
-
Data: 08/10/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A partir da identificação do problema das formas de desigualdade presentes na sociedade, em especial no que diz respeito ao acesso à arte e a cultura, o objetivo principal desta pesquisa foi compreender as contribuições da mediação cultural para o ensino de dança em contexto escolar, estabelecendo como recorte a educação profissional no estado de Pernambuco. A hipótese investigada foi de que o ensino de dança via mediação cultural contribui para a elaboração de leituras críticas de si e do mundo, as quais possibilitam ampliar oportunidades de acesso à arte e a cultura. A abordagem da investigação foi exploratória, descritiva e analítica. O desenho metodológico teve como referência principal o estudo de caso único da experiência de mediação cultural no ensino de dança realizada no Curso Técnico de Dança do Programa MedioTec na cidade de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana de Recife, nos anos de 2017 a 2018. Para tanto, a pesquisa baseou-se em múltiplas fontes de evidência: análise de documentos, entrevistas semiestruturadas, relatos autobiográficos e registros de observação participante. A revisão de literatura contou com as contribuições de Aquino e Assis (2017); Andrade (2018); Barbosa (1989, 2014); Coutinho (2011); Dayrell (1996); Freire (1996, 2020); hooks (2017); Louppe (2012); Marques (2010); Martins (2012); Oliveira (2011) e Perrotti (2016). A investigação demonstrou que o MedioTec - Dança possibilitou a estudantes do ensino médio a inserção em circuitos culturais dos quais não participavam até então. Além disso, a conscientização sobre o direito a artes e a cultura contribuiu para o desenvolvimento de projetos culturais pelos/as estudantes dentro de suas próprias comunidades. A hipótese foi comprovada, explicitando que a consolidação de hábitos culturais demanda ações continuadas, o que aponta, sobretudo, para a importância do investimento em políticas públicas de educação e cultura, caminho efetivo para proporcionar mudanças estruturais e na sociedade.
-
Mostrar Abstract
-
From the identification of the problem of the forms of inequality present in society, especially with regard to access to art and culture, the main objective of this research was to understand the contributions of cultural mediation to the teaching of dance in a school context, focusing professional education in the state of Pernambuco. The hypothesis investigated was that dance teaching via cultural mediation contributes to the elaboration of critical readings of oneself and the world, which make it possible to expand opportunities for access to art and culture. The research approach was exploratory, descriptive and analytical. The methodological design had as its main reference the single case study of the experience of cultural mediation in dance teaching carried out in the Technical Dance Course of the MedioTec Program in the city of Jaboatão dos Guararapes, Metropolitan Region of Recife, from 2017 to 2018. Therefore, the research was based on multiple sources of evidence: document analysis, semi-structured interviews, autobiographical accounts and participant observation records. The literature review included contributions from Aquino and Assis (2017); Andrade (2018); Barbosa (1989, 2014); Coutinho (2011); Dayrell (1996); Freire (1996, 2020); hooks (2017); Louppe (2012); Marques (2010); Martins (2012); Oliveira (2011) and Perrotti (2016). The investigation showed that MedioTec - Dança enabled high school students to enter cultural circuits in which they had not previously participated. In addition, awareness of the right to arts and culture contributed to the development of cultural projects by students within their own communities. The hypothesis was confirmed, explaining that the consolidation of cultural habits demands continued actions, which points, above all, to the importance of investing in public policies for education and culture, an effective way to bring about structural and society changes.
|
|
11
|
-
Morena Nascimento Oliveira
-
CARTOGRAFIA TRANSATLÂNTICA: MAPEAMENTO REFLEXIVO DE ENCONTROS E AFETOS EM UM PERCURSO
AUTORAL COM A DANÇA ENTRE BRASIL E ALEMANHA
-
Orientador : DANIELA BEMFICA GUIMARAES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANIELA BEMFICA GUIMARAES
-
AMELIA VITORIA DE SOUZA CONRADO
-
SAYONARA PEREIRA
-
Data: 18/10/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação consiste na organização crítica de uma sucessão de encontros e afetos a partir de experiências artísticas, as quais compreendem um percurso autoral de bailarina, coreógrafa e diretora do momento em que se inicia uma formação artística, passando pela experiência como intérprete colaboradora em algumas companhias de dança, no Brasil e na Alemanha, até o momento em que a criação começa a se caracterizar por intensas parcerias e interlocuções com artistas de outros campos da arte e no âmbito das relações artístico-pedagógicas. Tem como objetivo mapear processos e contextos de uma maneira de produzir e viver arte, buscando elaborar um olhar crítico prospectivo e retroativo sobre a experiência, a fim de compartilhá-la e trazer reflexões sobre a história e o fazer em dança como um sistema em rede e poroso. Esta pesquisa traz a seguinte questão: um diário crítico de experiências que cartografa a trajetória de
uma artista da dança pode gerar novas perspectivas e contribuições artístico- pedagógicas para este campo do conhecimento? Os principais suportes teóricos desta
pesquisa são Deleuze e Guattari (1980), para entender o desejo como potencializador de novos sentidos dados aos devires da experiência; Rolnik (1989), para pensar a escrita cartográfica; e Salles (2006), para olhar o trabalho artístico como um sistema inacabado e em rede. Por esta pesquisa apresentar enfoques múltiplos de investigação e entrelaçar teorias e práticas sem nenhuma hierarquia, utiliza-se da cartografia também como metodologia, além de outros procedimentos metodológicos, como a autobiografia e a prática como pesquisa. Almeja a construção de um Diário Reflexivo de Artista, o qual busca criar possibilidades de repensar e compartilhar modos de fazer dança com o intuito de que tal investigação venha a oferecer pistas para atualizações da trajetória em questão, bem como pretende provocar outros artistas a escreverem sobre suas experiências com a criação, enriquecendo e ampliando o material bibliográfico no campo da dança autoral brasileira.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation consists of the critical organization of a succession of encounters and affections from artistic experiences that comprise an authorial journey of a dancer, choreographer and director, from the moment when an artistic training begins – the experience as a collaborative interpreter in some companies of dance, in Brazil and Germany – until the moment when creation begins to be characterized by intense partnerships and dialogues with artists from other fields of art, within the scope of artistic-pedagogical relations. Its objective is to map processes and contexts in a way to produce and live art, seeking to develop a prospective and retroactive critical look at the experience, sharing it and bringing reflections on history and dance practice as a networked and porous system. This research raises the following question: Can a critical diary of experiences that maps the trajectory of a dance artist generate new perspectives and artistic-pedagogical contributions to this field of knowledge? The intention of this study is due to the notorious lack of bibliographic material that reveals the personal trajectories of active dance artists, seeking to share creative and teaching/ learning processes. The main theoretical supports of this research are Deleuze e Guattari (1980) to understand desire as a potentiator of new given meanings to the becoming of experience, Rolnik (1989) to think about cartographic writing and Salles (2006) to look at artistic work as an unfinished and networked system. As this research presents multiple research focuses, it uses cartography as a methodology and other methodological procedures, such as autobiography and practice as research. It aims to build a reflective Artist Diary that seeks to create possibilities for rethinking and sharing ways of doing dance so that this investigation will offer clues for updates on the trajectory in question, as well as intending to provoke other artists to write about their experiences with creation, enriching and expanding bibliographical material in the field of Brazilian authorial dance.
|
|
12
|
-
CRISTIANE PINHO DA SILVA
-
CORPODUNCAN: O LEGADO DE ISADORA DUNCAN E SUAS REVERBERAÇÕES EM PROCESSOS ARTÍSTICOS NA BAHIA
-
Orientador : GILSAMARA MOURA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARMEN PATERNOSTRO SCHAFFNER
-
GILSAMARA MOURA
-
SUZANA MARIA COELHO MARTINS
-
Data: 10/11/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo apresenta parte da história da dançarina norte-americana Isadora Duncan, precursora da dança moderna. Trata-se de um recorte sobre a sua origem e os trânsitos que possibilitaram a construção de uma dança conectada com os elementos da natureza, a mitologia grega e o renascimento. A criação deste novo pensamento de dança desvincula-se da estética formal do balé clássico e preconiza a ideia do plexo solar de onde partem todos os movimentos da sua dança. Desde a sua passagem em turnê pelo Brasil em 1916, onde se apresentou nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e em Salvador no Teatro São João, o seu fluxo criativo reverbera em processos artísticos e ações pedagógicas implementadas pela Escola Contemporânea de Dança. Tais experiências estabelecem diálogos possíveis com pensadores que dialogam com os pressupostos apresentados nesta pesquisa, tais como Jorge Larrosa, Paulo Freire, Helena Katz, Christine Greiner, Ailton Krenak e Susan Foster contribuem para o entendimento da dança. A natureza expressiva, das linhas Duncan e sua conexão com mente, espírito e movimento, manifestam a criação do termo CORPODUNCAN. Estas trocas contínuas de saberes se opõem aos dualismos cartesianos, as estruturas binárias que fragmentam o corpo e tentam separá-lo. Dessa forma, CORPODUNCAN intui a simbiose corpo, cultura e ambiente em diálogo com a teoria Corpomídia para compreender essa concepção. É um testemunho sobre como o corpo da referida dançarina provocou uma mudança de paradigmas, atravessou o século e ainda representa um emblema de conquistas e aspirações emancipatórias, constituindo um dos ideais representativos da liberdade feminina, tão necessários na contemporaneidade.
-
Mostrar Abstract
-
This study presents the history of the North American dancer Isadora Duncan, a precursor of modern dance. It is a narrative about her origins and the pathways that made possible for her to create a dance style that is connected with the elements of nature, Greek mythology and the Renaissance. The creation of this new way of thinking about dance made it detached from the formal aesthetics of classical ballet and advocates the idea of the solar plexus as the place from which all dance movements come from. Since Isadora’s tour of Brazil in 1916, where she performed in the cities of Rio do Janeiro, São Paulo and in Salvador at Teatro São João, her creative flow has influenced artistic processes and pedagogical actions implemented by the Escola Contemporânea de Dança. These experiences establish possible dialogues with thinkers who also connect with the elements presented in this research, such as Jorge Larossa, Paulo Freire, Helena Katz and Christine Greiner, Ailton Krenak and Susan Foster and contribute to the understanding of dance. The expressive nature of Duncan lines and their connection to mind, spirit and movement manifest the creation of the term CORPODUNCAN. These continuous exchanges of knowledge are opposed to Cartesian dualisms, the binary structures that fragment the body and try to separate it. In this way, CORPODUNCAN intuits the symbiosis of body, culture and environment in dialogue with the “Corpomedia theory” to help understand this concept. It is a testament to how the aforementioned dancer's body caused a change of paradigms, crossed the century and still represents an emblem of emancipatory achievements and aspirations, constituting one of the representative ideals of female freedom, so necessary in these contemporary times.
|
|
13
|
-
CAÍQUE SILVA MELO
-
A DANÇA TRIBAL FUSION NA CARAVANA TRIBAL NORDESTE DO BRASIL: CORPOMÍDIAS DANÇANTES NO REPOSICIONAMENTO DE QUESTÕES
-
Orientador : MARCIA VIRGINIA MIGNAC DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCIA VIRGINIA MIGNAC DA SILVA
-
GILSAMARA MOURA
-
HELENA TANIA KATZ
-
Data: 18/11/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação teve por objeto de estudo a dança Tribal Fusion produzida na região nordeste do Brasil. Nesse sentido, apresentou como questão de pesquisa o modo como as artistas entendem a fusão das danças étnicas na concepção da Dança Tribal Fusion, sejam artistas que promovem e participam da Caravana Tribal Nordeste, ou outras artistas e pesquisadoras da região nordeste. A partir daí a Dança Tribal Fusion é analisada com vistas a chamar a atenção para a complexidade na abordagem de fusão no campo de pesquisa, com o interesse em questões que pareceram estar desapercebidas, a começar pela escolha do nome fusão para identificar a dança a qual se refere. A proposta é apontar à inadequação do uso dessa expressão, justamente por se tratar de um fenômeno que não cessa no ato de “fundir-se”. Neste sentido, parte-se do pressuposto que a criação em fusão, como um fenômeno da cultura, se dá por fluxos contaminatórios inestancáveis. A Caravana Tribal Nordeste constituiu-se no corpus da pesquisa, justamente porque suas dançarinas em suas criações se aproximam do que seja uma “Dança Fusão” em movência, que se difere de uma dança “fundida”. Além disso, a Caravana Tribal Nordeste dá visibilidade aos moveres locais e aparentemente contra hegemônicos, pois se contrapõe a uma tendência mercadológica que prioriza produções artísticas hegemonicamente estabelecidas. O referencial teórico prioriza a Teoria Corpomídia, das pesquisadoras Katz e Greiner (2005), uma vez que ajuda a entender o corpo que dança como mídia das trocas que ocorrem com ambiente. Além disso, mostra-se fundamental a contribuição de autores como BEZERRA (2017), VASCONCELOS (2019), OLIVEIRA (2019), ANDRADE (2011), SCHULZE (2013), HAN (2019) e WILLIAM (2019). A abordagem metodológica combina revisão bibliográfica, pesquisa de campo via aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas e a análise crítica das movências da Caravana Tribal Nordeste. E por fim, a pesquisa apresentou as obras artísticas de autorias de dançarinas da Caravana Tribal Nordeste, a fim de aproximar a abordagem teórica com as produções artísticas.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation had as object of study the Tribal Fusion dance produced in the northeast region of Brazil. In this sense, it presented as a research question how artists understand the fusion of ethnic dances in the conception of Tribal Fusion Dance, whether artists who promote and participate in the Northeast Tribal Caravan (Caravana Tribal Nordeste), or other artists and researchers from the northeast region. From there, Tribal Fusion Dance is analyzed in order to draw attention to the complexity of the fusion approach in the research field, with an interest in issues that seemed to be unnoticed, starting with the choice of the fusion name to identify the dance to which it refers. The proposal is to point to the inadequacy of the use of this expression, precisely because it is a phenomenon that does not cease in the act of "merging". In this sense, it is assumed that fusion creation, as a phenomenon of culture, occurs by inestanáveis contaminatory flows. The Northeast Tribal Caravan was constituted in the corpus of research, precisely because its dancers in their creations approach what is a "Fusion Dance" in move, which differs from a "fused" dance. In addition, the Northeast Tribal Caravan (Caravana Tribal Nordeste) gives visibility to local movers and apparently against hegemonic, as it opposes a market trend that prioritizes hegemonically established artistic productions. The theoretical framework prioritizes the Corpomedia Theory, by the researchers Katz and Greiner (2005), since it helps to understand the body that dances as a media of exchanges that occur with environment. In addition, the contribution of authors such as BEZERRA (2017), VASCONCELOS (2019), OLIVEIRA (2019), ANDRADE (2011), SCHULZE (2013), HAN (2019) e WILLIAM (2019). The methodological approach combines bibliographic review, field research through the application of questionnaires and semi-structured interviews and the critical analysis of the mobiles of the Northeast Tribal Caravan (Caravana Tribal Nordeste). Finally, the research presented the artistic works of dancers of the Northeast Tribal Caravan, in order to approach the theoretical approach with artistic productions.
|
|
14
|
-
JEAN FERREIRA SOUZA
-
CORPO-EBÓ: AXÉ, SABENÇAS, DANÇAS E CANDOMBLÉS PARA SUSTENTAR REVOLUÇÕES NEGRAS
-
Orientador : GILSAMARA MOURA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AMELIA VITORIA DE SOUZA CONRADO
-
GILSAMARA MOURA
-
TÁSSIO FERREIRA SANTANA
-
Data: 21/11/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente Dissertação de Mestrado Acadêmico em Dança interpreta a relação do Corpo e do Candomblé na construção de saBenças, as quais suplantadas pelo axé/nguunzo (força vital) dos Espaços-Terreiros, contribuem de forma contundente para constituir o que se apresenta como Corpo-Ebó. Apontamos que este Corpo move e Dança a existência negro-brasileira na diáspora. O/um Corpo-Ebó é um movimento ancestral, o qual age cognitiva e epistemologicamente para encantar o mundo em perspectiva negrorreferenciada, visa e sustenta revoluções negras. É o/um corpo político justamente por constituir-se da natureza Terreira. É também capaz de estabelecer outras escrituras da existência negro-brasileira no aiê (terra), inspirado dos legados negro-africanos, sustentados, desde que a colonização fora a principal estratégia política de dominação social no Brasil. Portanto, o Corpo-Ebó é decolonial. Para tanto, encorpamos a Pesquisa Encruzilhada (FERREIRA, 2019, 2021), aqui entendida como Metodologia da Gira, de modo a substanciar uma episteme negra assentada à imagem do Jogo de Búzios – tecnologia e prática recorrente nos Terreiros de Candomblés na Bahia. Assim, espalha-se tais saBenças no grande alguidar da esperança, no qual o discurso/função do ebó (oferenda, comida, sacrifício) escorre para elaborar o modus operandi do/de um Corpo-Ebó. A estrutura epistêmica está dividida em seções, sendo três “Entradas”, três “Notas Suplementares”; seguidas de três Capítulos, nos quais o Jogo se manifesta pelo cruzo de seis Caídas. Ademais, há três “Caídas Suplementares”, três “Caídas Exigidas” e seis “Itans Contemporâneos em Diáspora”. Desse modo, estabelece-se relações entre o referencial principal, com o secundário e o terciário – a encruzilhada-epistêmica se faz e refaz efetiva. Assim, move-se esta episteme negra Terreira junto a Prandi (2001, 2006, 2017, 2018), Beniste (2016, 2021), Santos (2020, 2021), Santana (2019) e Ferreira (2019, 2021), Simas e Rufino (2018, 2019), Rufino (2016, 2019), Santos (2016), Simas (2020), Quijano (2005), Machado (2010), Machado (2019), Novaes (2021), Sodré (2019), Santos (2012), Reis (2014), Maurício (2009), Lima (2015), Oliveira (2005, 2021), Nascimento (2016). De modo secundário: Rocha (1999), (Lagos I, 2021), Martins (2014), Oxóssi (2020), Krenak (2020), Cunha (2007), Póvoas (2004, 2015), Sousa Junior (2018, 2019) e outros/as; e de modo terciário: Conrado (2021), Amado (1970), Amancio (2019), Silva (2021) e outros/as. Por fim, o Corpo-Ebó elabora danças como cruzos/discursos políticos de continuidade ancestral e permanência; legitimação e afirmação de si e sua egbé (comunidade), sendo a ancestralidade a benquerença indivisível que une Orum/Aiê Ntoto/Duílo – Terra e Céu, sendo Nós, pessoas negro-brasileiras e Corpos-Ebós, junto aos/as Orixás, Inquices, Voduns, Caboclos/as, Aldeias, Caciques, Tupã e a Natureza em festiva alacridade de Danças, potências das revoluções negras tão pautadas pelas políticas da contemporaneidade.
-
Mostrar Abstract
-
This present academic master’s dissertation in Dance’s field interpretates the relation between Body and Candomblé in the saBenças’ construction. These saBenças are supported by the axé/nguunzo (vital force) from the Space-Candomblé Houses and forcefully contribute to build what is expected as Body-Ebó. We reinforce that this Body moves and Dances the negro-Brazilian existence in diaspora. The/A Body-Ebó is an ancestral movement which acts cognitively and epistemologically to delight the world in a negro referenced perspective and it aims and supports black revolutions. This is also able to stablish different perspectives regarding the negro-Brazilian existence on aiê (Earth), inspired by the negro-African legacies which are sustained since the colonization started to be the main political strategy of social domination in Brazil. Therefore, we bulked the Crossroad Research (FERREIRA, 2019, 2021), that is understood here as a Metodology of Gira to sustain a negro-based episteme based on the Cowry Shell Ritual – technology and practice frequently present in Candomblés Houses in Bahia. Thereby, these saBenças are spread in the deep bowl of hope in which the discourse/functions of ebó (offering, food, sacrifice) drains to elaborate the modus operandi from/of a Body-Ebó. The epistemic structure is divided into three sections: three “Entrances”, three “supplementary notes”; followed by three chapters in which the Cowry Shell Ritual is manifested through the intercrossing of six Falls. In addition, there are three “Supplementary Falls”, three “Demanded Falls” and six “Diasporic Contemporary Itans”. Thus, it is stablished the relations between the main Theoretical Framework and the secondary and tertiary. Therefore, this episteme negro-based and Terreira moves together with Prandi (2001, 2006, 2017, 2018), Beniste (2016, 2021), Santos (2020, 2021), Santana (2019) e Ferreira (2019, 2021), Simas e Rufino (2018, 2019), Rufino (2016, 2019), Santos (2016), Simas (2020), Quijano (2005), Machado (2010), Machado (2019), Novaes (2021), Sodré (2019), Santos (2012), Reis (2014), Maurício (2009), Lima (2015), Oliveira (2005, 2021), Nascimento (2016). Secondary: Rocha (1999), Lagos I (2021), Martins (2014), Oxóssi (2020), Krenak (2020), Cunha (2007), Póvoas (2004, 2015), Sousa Junior (2018, 2019) and others; and tertiary: Conrado (2021), Amado (1970), Amancio (2019), Silva (2021) and others. Finally, the Body-Ebó builds dances with the political intersections/discourses of ancestral continuity and permanency; legitimacy and affirmation for itself and its egbé (community), understanding the ancestry and indivisible affection which unites the Orum/Aiê Ntoto/Duílo – Earth and Sky, placing us, negro-Brazilian people and Body-Ebós together with Orishas, Inquices, Voduns, Caboclo Entities, Villages, Caciques, Tupa and the Nature in a cheerful celebration of Dances, power of the negro revolutions deeply ruled by contemporary politics.
|
|
15
|
-
MYLLA MAGGI VIEIRA DA COSTA
-
“EU NÃO BATO BOCA, EU RODO SAIA E BATO TAMBOR!” O COCO DE RODA DO QUILOMBO DO IPIRANGA
-
Orientador : MARIA DE LURDES BARROS DA PAIXÃO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANIELA MARIA AMOROSO
-
MARIA DE LURDES BARROS DA PAIXÃO
-
VICTOR HUGO NEVES DE OLIVEIRA
-
Data: 01/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem o Coco de Roda do Quilombo do Ipiranga como objeto de pesquisa e busca desvelar os gestos de labor dos quilombolas como a primeira chave para o entendimento e análise da manifestação da dança do Coco de Roda. A ancestralidade é a linha que tece essa pesquisa histórica para compreender gestos e ações que compõem o movimento ético e estético da dança visando evidenciar e analisar os aspectos e inferências da relação com a terra na manifestação do Coco de Roda do Quilombo do Ipiranga em suas questões concernentes ao corpo. A pesquisa é focada nos processos formativos identitários, o que envolve contextos e memórias dos agentes da cultura aqui estudados. A tessitura metodológica adota o tempo espiralado, partindo dos campos da dança e da antropologia, ancorada no método da cartografia, no método complexo, visando uma pesquisa comprometida e sensível. O caráter dialógico com estes campos de saberes possibilita uma aproximação de uma ética cultural em dança, visando ampliar o horizonte em que se enxerga a cultura popular. Com foco na manifestação estética e criativa em conjunto às pesquisas antropológicas, visa compreender as questões sociais e históricas vinculadas às manifestações culturais. Esta investigação em dança estende-se para o campo educacional, analisando os processos de ensino-aprendizagem que ocorrem na
manifestação do Coco de Roda no Quilombo do Ipiranga. Nessa perspectiva, acredita- se que as manifestações da cultura popular contribuem para a preservação de
saberes e fazeres da comunidade.
-
Mostrar Abstract
-
This work has the Coco de Roda of the Quilombo do Ipiranga as its research object and seeks to unveil the labor gestures of the quilombolas as the first key to understanding and analyzing the manifestation of the Coco de Roda dance. Ancestry is the thread that weaves this historical research to understand the gestures and actions that make up the ethical and aesthetic movement of the dance in order to highlight and analyze the aspects and inferences of the relationship with the land in the manifestation of the Coco de Roda of the Quilombo do Ipiranga in its questions concerning the body. The research focuses on identity formation processes, which involves the contexts and memories of the cultural agents studied here. The methodological weaving adopts the spiral time, starting from the fields of dance and anthropology, anchored in the cartography method, in the complex method, aiming at a committed and sensitive research. The dialogical character with these fields of knowledge makes an approach to cultural ethics in dance possible. The focus on aesthetic and creative manifestation in conjunction with anthropological research aims at understanding the social and historical questions connected with cultural manifestations. This dance research extends into the educational field, analyzing the teaching-learning processes that occur in the manifestation of the Coco de Roda in the Quilombo do Ipiranga. From this perspective, it is believed that the manifestations of popular culture contribute to the preservation of the community's knowledge and skills.
|
|
16
|
-
IARA COSTA DE MELO
-
CORPO DE QUE-M? A DANÇA EM SUAS RELAÇÕES MULTIESPÉCIES
-
Orientador : ADRIANA BITTENCOURT MACHADO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANA BITTENCOURT MACHADO
-
DANIELA BEMFICA GUIMARAES
-
JAILSON JOSÉ GOMES DA ROCHA
-
Data: 03/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O antropocentrismo e o especismo são relações sociais que hierarquizam os corpos, pautando-se na definição colonial do que seria humano em detrimento do que não seria, prescrevendo como se vive e como se morre de acordo com as aproximações do corpo ao projeto iluminista de humano, atuando, portanto, como um status social. A narrativa antropocêntrica transforma corpos em recursos e promove extinções em massa. Trata-se de catástrofes ambientais e de desparecimentos políticos (FAUSTO, 2020) que são fomentados pelo projeto civilizacional e pelo teocentrismo cristão. Esta pesquisa tem como objetivo relacionar dança e especismo. Para isto, recorro a uma anti-metodologia ao modo de fazer ciência que se pauta no excepcionalismo humano (DERRIDA, 2002) e nas análises fundamentadas em tudo-ou-nada (INGOLD, 1994) através de: perguntas- fabulações (DESPRET, 2021) que buscam promover fissuras nas certezas antropocêntricas; composições com fragmentos imagéticos para tensionar a supremacia da palavra escrita (COLETO, 2022); tensionamento da linguagem binária (HABIB, 2022); análises de especismo explícito em obras artísticas e interações com as ontologias e epistemologias que são subversivas ao antropocentrismo como o perspectivismo ameríndio (DANOWSKI, VIVEIROS DE CASTRO, 2017), o animismo (INGOLD, 2021; KRENAK, 2020) e os Estudos Multiespécies (HARAWAY,2019; VAN DOOREN, KIRSKEY, MÜNSTER, 2016; GILBERT, SAPP, TAUBER, 2016) para somar outras perspectivas a definições importantes para o campo da dança como “humano”, “não humano”, “indivíduo”, “ambiente” e “sociedade”. Corpo de que-m habita as ruínas desenlaçando em contribuições para processos criativos em dança; em pistas para perceber manifestações especistas nas artes do corpo; em caminhos para subverter o especismo em práticas artísticas; na criação de um quase-solo de dança e no entendimento político de que a dança é uma relação multiespécie.
-
Mostrar Abstract
-
Anthropocentrism and speciesism are social relations that hierarchize bodies, based on the colonial definition of what would be human in detriment of what would not, prescribing how one lives and how one dies according to the approximations of the body to the enlightenment project of human, thus acting as a social status. The anthropocentric narrative turns bodies into resources and promotes mass extinctions. These are environmental catastrophes and political disappearances (FAUSTO, 2020) that are fostered by the civilizational project and Christian theocentrism. This research aims to relate dance and speciesism. For this, I resort to an anti-methodology to the way of doing science that is based on human exceptionalism (DERRIDA, 2002) and on analyses based on all-ornothing (INGOLD, 1994) through: question-fabrications (DESPRET, 2021) that seek to promote fissures in anthropocentric certainties; compositions with imagetic fragments to tense the supremacy of the written word (COLETO, 2022); tensioning of binary language (HABIB, 2022); analyses of explicit speciesism in artistic works and interactions with ontologies and epistemologies that are subversive to anthropocentrism such as Amerindian perspectivism (DANOWSKI, VIVEIROS DE CASTRO, 2017), animism (INGOLD, 2021; KRENAK, 2020), and Multispecies Studies (HARAWAY,2019; VAN DOOREN, KIRSKEY, MÜNSTER, 2016; GILBERT, SAPP, TAUBER, 2016) to add other perspectives to definitions that are important to the field of dance such as “human”, “nonhuman”, “individual”, “environment”, and “society”. Corpo de que-m inhabits the ruins unraveling into contributions for creative processes in dance; into clues for perceiving speciesist manifestations in the body arts; in ways to subvert speciesism in artistic practices; in the creation of a dance almost-solo and in the political understanding that dance is a multi- species relation.
|
|
17
|
-
Eric Barbosa Araújo
-
SWING AFRO BAIANO: UMA PERSPECTIVA DE DANÇA POPULAR NA BAHIA
-
Orientador : FERNANDO MARQUES CAMARGO FERRAZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AMELIA VITORIA DE SOUZA CONRADO
-
FERNANDO MARQUES CAMARGO FERRAZ
-
ROMILSON AUGUSTO DOS SANTOS
-
Data: 12/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O Swing Afro Baiano surgiu no final de década de 80 e emergiu junto com o movimento musical denominado Axé Music, sendo assim dois grandes responsáveis pelo sucesso do novo formato e proposta do carnaval soteropolitano, tido como a maior festa de rua do mundo. Esta dissertação tem como um dos seus principais objetivos a luta em não permitir que mais uma manifestação cultural afro-brasileira possa ser extinta. O Swing Afro Baiano foi reduzido a uma modalidade de academia afastando assim os olhares aos manifestos culturais e aos atravessamentos contidos nessa Dança. Ocorre também desde 2013 uma ação empresarial e capitalista que vem se apossando desta Dança afim da obtenção pessoal de lucros, para isso vem se investindo na extinção do Swing Afro Baiano e suas nomenclaturas variadas. Este trabalho extrapola os limites acadêmicos se tornando uma possibilidade de luta política, cultural, social e histórica, esperasse através deste que muitos outros possam surgir reparando mais um pedaço da nossa diáspora africana.
-
Mostrar Abstract
-
Swing Afro Baiano emerged in the late 80s and emerged along with the musical movement called “Axé Music", thus being two major responsible for the success of the new format and proposal of the “soteropolitano” carnival, considered as the biggest street party in the world. This is the first dissertation to deal with the
subject, among its main objectives it is in the struggle to allow another Afro- Brazilian cultural manifestation to be extinguished. Swing Afro Baiano was
reduced to a gym modality, thus turning away from the cultural manifestations and crossings contained in this Dance. Since 2013 there has also been a business and capitalist action that has been taking over this Dance in order to obtain personal profits, for this purpose it has been investing in the extinction of “Swing Afro Baiano” and its various nomenclatures. This work goes beyond the academic limits, becoming a possibility of political, cultural, social and historical struggle, so hope that many others may emerge repairing yet another piece of our diaspora.
|
|
18
|
-
Erick Santos Silva
-
JUNTÓ DANÇANDO SANKOFA: Escrevivência na Dança Africana-Brasileira
-
Orientador : MARIA DE LURDES BARROS DA PAIXÃO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADILBÊNIA FREIRE MACHADO
-
AMELIA VITORIA DE SOUZA CONRADO
-
MARIA DE LURDES BARROS DA PAIXÃO
-
Data: 13/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Apresento, através dessa pesquisa, o viés afrorreferenciado e suas dinamizações para a criação cênica. O projeto desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Dança PPGDAN-UFBA toma como aportes principais os fundamentos da ancestralidade, o adinkra Sankofa, a cosmopercepção, abrangendo o ser por inteiro e o candomblé, para uma composição artística-acadêmica, centralizada no corpo negro, candomblecista, periférico, interiorano, às margens da sociedade. É urgente e mister que a criação cênica esteja pautada nos próprios fazeres, inspirações e embasamento teórico-prático no/e a partir do ser negro. As metodologias amalgamadas são: a “escrevivência”, a “autoetnografia”, aplicada na área da dança, ambas articuladas aos materiais do próprio pesquisador em diálogo com a base teórica e a prática junto com a escrita, o Juntó. O objetivo desse nó é desatar caminhos ancestrais afrodiaspóricos nos fazeres da arte cênica. A escrita vem também do “escreviver”, alicerçada às epistemes que enraízam as filosofias africanas, contando também com encontros acerca do tema da ancestralidade que alimentam os Diálogos Nagôs. A prática articulada diretamente ao teórico é inspirada e revelada nos movimentos dos Òrìṣà, com o intuito de homenageá-los. Por fim, utilizamos os movimentos da prática, contando também com a relação passado-presente-futuro de Sankofa e como eles culminam no corpo. As considerações (in)finitas apontam para um percurso em processo, cuja trajetória pretende-se e se afirma enraizada nos conhecimentos pretos. Para tanto, elegemos como título “Juntó dançando Sankofa: escrevivência na dança ancestral”, elegendo, como partes de sua composição, os componentes da árvore ancestral, a saber: o baobá, sua semente, suas raízes, seu tronco, seus galhos e seus frutos carregados de sementes.
-
Mostrar Abstract
-
This research presents an afro-referenced perspective and its catalytic effects in performing arts. It is developed in the Postgraduate Program in Dance at UFBA, and it is founded on the premises of Ancestry, the Sankofa adinkra, the cosmoperception that encompasses the whole being, and Candomblé. All these premises are centralized on and has as its starting point the black body, a body that is also candomblecist, peripheral to the margins of society, and grown up on the countryside. It is urgent that performance be guided by the very doings, inspirations and theoretical-practical basis of being a black person. The employed methodologies are “Escrevivência” (“self-writing”) along with autoethnography applied to dance, bringing materials from the researcher practice, in dialogue with the theoretical basis; practice together with writing, therefore: the Juntó. The purpose of this knot is to untie ancestral Afro-diasporic paths in performing arts. The writing also comes from self-writing, based on epistemes that roots African philosophies. It describes also meetings on the theme of Ancestry, which nurture the Nagôs Dialogues that are part of this work. The practice attached to the theory is inspired by the movements of the Òrìṣà, with the aim of paying homage, therefore, the terminology dance for the Òrìṣà is used. The practice movements also rely on Sankofa's past-present-future and how it culminates in the body. The (in)finite considerations point to a path that this research intends to continue, but which for the time being rooted in black knowledge needed to exist. So, you are: Juntó Dancing Sankofa: Self-writing in the Ancestral Dance. I choose to categorize the dissertation as component parts of the ancestral tree: The Baobab, resulting in: Seed, Roots, Trunk, Branches and Fruits Loaded with Seeds.
|
|
19
|
-
Luana Lordêlo Cunha
-
“QUEM QUISER APRENDER A DANÇAR VAI NA CASA DE DONA JUQUINHA”
UMBIGANDO PO(ÉTICAS) E METODOLOGIAS NO ENSINO DE DANÇA(S) NA(S) INFÂNCIA(S)
-
Orientador : DANIELA MARIA AMOROSO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
Renato Noguera dos Santos Júnior
-
DANIELA MARIA AMOROSO
-
RITA FERREIRA DE AQUINO
-
Data: 13/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação discute os caminhos metodológicos do ensino de dança para a primeira infância no espaço escolar. Seu principal objetivo é confrontar as metodologias com a lógica colonial, afim de apontar novas rotas baseadas nas filosofias afroperspectivistas de ubuntu e teko porã. Afinal, como as po(éticas) de infancialização contribuem para uma dança decolonial? Partimos da ação afrocentrada de umbigar, entendendo como o umbigo pode apontar caminhos para os estudos de corpo e de nossas histórias. Assim, chegamos a escolinha Maria Felipa em Salvador, acompanhando as crianças de 3 a 5 anos em suas aulas de dança, trocando experiências poéticas, registradas de maneira etnográfica e com apoio da bricolagem. Sobre(vivendo) à pandemia do covid-19, esta pesquisa entende o amor como o maior recurso pedagógico ancestral.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation discusses the methodological ways of teaching dance for early childhood in the school space. The main objective is confronted methodologies with colonial logic, to confront new ways based on afroperspective philosophy Ubuntu and Teko Porã. How do childhood poetics contribute to a decolonial dance? We start from the afro-centered action, understanding how the navel can guide the studies of the body and our stories. We arrived at the Maria Felipe school, in Salvador, tracking children from 3 to 5 years old in their dance classes, exchanging poetic experiences, registered in ethnography records with the support of bricolage. Surviving the covid-19 pandemic, this research understands love as the greatest ancestral pedagogical resource.
|
|
20
|
-
ALCINÉIA SOARES DOS SANTOS
-
O lugar de fala das mestras: espaços de experiência social, temporal, simbólica e de resistência artística
-
Orientador : MARIA DE LURDES BARROS DA PAIXÃO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AMELIA VITORIA DE SOUZA CONRADO
-
INAICYRA FALCÃO DOS SANTOS
-
MARIA DE LURDES BARROS DA PAIXÃO
-
Data: 14/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo se propõe a abordar o protagonismo de mulheres que ocupam o papel de mestras das Danças Populares Afrodiaspóricas, enfatizando seu lugar de fala, entendido aqui como a tomada de consciência do papel dos sujeitos nas lutas, se protagonista ou coadjuvante no âmbito do debate social. Trata-se de uma pesquisa destinada a discutir as relações de gênero no contexto da cultura popular a partir do questionamento do número reduzido de mestras nos folguedos e demais manifestações culturais populares no âmbito da Dança e das provocações feministas propostas pelas mestras interlocutoras, Janja, precursora do feminismo angoleiro e Mestra Joana precursora do Movimento feministas do Baque Virado. O referencial teórico-metodológico da pesquisa tem como bases os estudos etnográficos e a netnografia, visando abarcar o caráter exploratório da pesquisa. Os estudos propostos se assentam nas epistemologias da Cultura Popular, compreendida como um espaço de produção de saberes e fazeres das classes populares no Brasil, composta majoritariamente por uma população negra. As relações de gênero apresentadas nesta pesquisa são conduzidas a partir da perspectiva do feminismo negro, reconhecendo as interconexões entre raça, classe, gênero, assim, o presente estudo abarca os estudos interseccionais. Espera-se com essa pesquisa fomentar o debate a favor da participação de mulheres na candidatura ao posto de mestra, e enfatizar sua contribuição no ativismo cultural, visando diminuir os efeitos da falta ou não gerenciamento das políticas públicas no setor cultural e demais áreas sociais. Ressaltar o papel das mestras nesse embate é de extrema relevância, em virtude do legado que será transmitido às gerações futuras.
-
Mostrar Abstract
-
The present study investigates the protagonism of women who occupy the role of masters of Afrodiasporic Popular Dances, emphasizing their place of speech, understood here as the awareness of the role of women in their struggles and agendas within the social debate. This research aims at discussing gender relations in the context of popular culture, starting from the questioning of the reduced number of masters in folguedos and other popular cultural manifestations in the field of dance and the feminist provocations proposed by the interlocutor masters, Janja, precursor of Angoleiro feminism, and Mestra Joana, precursor of feminism in Maracatu do Baque Virado. The theoretical and methodological referential of the research is based on ethnographic studies and netnography, aiming to cover the exploratory nature of the research. The proposed studies are based on the epistemologies of Popular Culture, understood as a space of production of knowledge and actions of the popular classes in Brazil, composed mostly by a black population. The gender relations presented in this research are conducted from the perspective of Black feminism, recognizing the interconnections between race, class, gender, thus, the present study embraces intersectional studies. It is hoped with this research to foster the debate in favor of women's participation in the candidacy for the post of master, and to emphasize their contribution in cultural activism, aiming to diminish the effects of the lack or non-management of public policies in the cultural sector and other social areas. Highlighting the role of women as masters in this struggle is extremely relevant, due to the legacy that will be passed on to future generations.
|
|
21
|
-
ALEXSANDER BARBOSA DA SILVA
-
Histórias dos processos de ensino-aprendizagem em dança: Maria Fux e a Escolinha de Arte do Brasil.
-
Orientador : RITA FERREIRA DE AQUINO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DÉBORAH MAIA DE LIMA
-
RITA FERREIRA DE AQUINO
-
THIAGO SANTOS DE ASSIS
-
Data: 14/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Essa pesquisa tem como objetivo compreender as contribuições de Maria Fux, no que se refere às experiências na Escolinha de Arte no Brasil, para o debate sobre a história dos processos de ensino-aprendizagem em Dança. Desse modo, organizamos o estudo em três movimentos dançantes/educativos intitulados como: (1) Maria Fux e seus processos de Ensino da Dança; (2) Concepções filosóficas do Ensino da Dança escolar, as criações dos conceitos da Dança/Educação no Brasil e seus diálogos com as práticas de Maria Fux, e (3) Tensionamentos filosóficos entre os pressupostos da Escolinha de Arte do Brasil e os pressupostos de Maria Fux. No primeiro momento, apresentamos um recorte biográfico de Fux, juntamente com suas experiências docentes, e a descrição de suas práticas pedagógicas em Dança para educação formal (organizadas por níveis e faixas-etárias) e para pessoas com deficiência. Posteriormente, no segundo movimento expomos uma das possibilidades para compreender as concepções filosóficas do Ensino da Dança escolar, com efeito, constatando os conceitos elaborados por essas tendências em nosso país, para que assim consigamos reconhecer os processos metodológicos e suas concepções de corpo. Por sua vez, no terceiro movimento propomos um tensionamento das premissas de Maria com as defendidas na Escolinha de Arte do Brasil (EAB) e no Movimento Escolinhas de Arte (MEA), para perceber quais foram as bases discursivas que legitimaram as narrativas dessa artista-docente argentina em nosso país. Para tanto, foi necessário que adotássemos os procedimentos de coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental em jornais, os quais são apresentados no capítulo que descreve a abordagem metodológica, os resultados e discussão. A partir da análise discursiva, por meio da arqueologia do saber, foi possível mapear diversas ações e apresentação que Fux desenvolveu no país, vinculados a EAB e o MEA, tais como sua participação no: Curso de Dança na Educação, Curso Intensivo de Arte na Educação e o I Curso de Arte na Educação Especial. Em virtude das reflexões realizadas, acreditamos que essa pesquisa contribui para deslocar e descentralizar discursos hegemônicos a respeito de Fux e do Ensino da Dança em nosso país, reconhecendo Maria como importante personagem para projeção dos processos de ensino-aprendizagem em Dança para educação escolar.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to understand the contributions of Maria Fux, regarding her
experiences at the Escolinha de Arte in Brazil, to the debate on the history of teaching- learning processes in Dance. Thus, we organized the study into three
dance/educational movements entitled: (1) Maria Fux and her Dance Teaching processes; (2) Philosophical conceptions of School Dance Teaching, the creations of the concepts of Dance/Education in Brazil and their dialogues with Maria Fux's practices, and (3) Philosophical tensions between the assumptions of the Escolinha de Arte do Brasil and the assumptions of Maria Fux. At first, we present a biographical excerpt of Fux, along with his teaching experiences, and the description of his pedagogical practices in Dance for formal education (organized by levels and age groups) and for people with disabilities. Subsequently, in the second movement, we expose one of the possibilities to understand the philosophical conceptions of School Dance Teaching, in effect, noting the concepts elaborated by these trends in our country, so that we can recognize the methodological processes and their conceptions of the body. In turn, in the third movement, we propose a tension between Maria’s assumptions and those defended in the Escolinha de Arte do Brasil (EAB) and in the Escolinhas de Arte Movement (MEA), to understand what were the discursive bases that legitimized the narratives of this artist- Argentine teacher in our country. Therefore, it was necessary to adopt data collection procedures through semi-structured interviews and documentary research in newspapers, which are presented in the chapter that describes the methodological approach, results and discussion. From the discursive analysis, through the archeology of knowledge, it was possible to map several actions and presentation that Fux developed in the country, linked to EAB and MEA, such as his participation in: Course of Dance in Education, Intensive Course of Art in Education and the 1st Art Course in Special Education. Due to the reflections carried out, we believe that this research contributes to displace and decentralize hegemonic discourses about Fux and Dance Teaching in our country, recognizing Maria as an important character for the projection of teaching-learning processes in Dance for school education.
|
|
22
|
-
DANILLO TAYLAN QUEIROZ DE SOUZA
-
Territórios de Identidade: Políticas Culturais para Dança no município de Jaguarari (BA).
-
Orientador : RITA FERREIRA DE AQUINO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALEXANDRE JOSE MOLINA
-
RITA FERREIRA DE AQUINO
-
THIAGO SANTOS DE ASSIS
-
Data: 21/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação de mestrado discute as relações estabelecidas entre danças populares, participação social e políticas públicas para o setor cultural no município de Jaguarari, localizado no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru, Bahia. Apresentando a Dança de São Gonçalo do Amarante e a Quadrilha Junina como recorte de interesse, a investigação partiu do seguinte problema de pesquisa: como articulações políticas e sociais podem contribuir para viabilizar a promoção da cultura e artística local do município em análise? O objetivo principal foi compreender as concepções presentes na comunidade acerca do conceito de cultura, assim como das políticas culturais presentes e/ou ausentes no município e as suas relações com os fazedores de cultura. Foram delineados como objetivos específicos: documentar as manifestações supracitadas; reconhecer os percursos, fazeres e saberes dos atores locais; identificar as iniciativas para manutenção da memória e salvaguarda das manifestações; visibilizar as reivindicações da comunidade; e colaborar, mesmo que indiretamente, para o desenvolvimento cultural local apontando perspectivas para a formação, qualificação e atuação continuada de agentes da cultura. O estudo se organizou em abordagem exploratória, analítica e participativa, destacando as realidades vividas na localidade e as experiências junto aos interlocutores a partir do método da pesquisa-ação. Foi definido um plano de ação com procedimentos de observação, diálogos e entrevistas semiestruturadas realizadas de forma presencial e on-line, revisão de literatura especializada em cultura e políticas culturais no Brasil, assim como verificação de documentos (leis, conselhos, fundo, ações) pertinentes à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude e à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Destaca-se que as análises e discussões tiveram suas concentrações a partir do recorte temporal de 2007 a 2022, permitindo observar os caminhos tomados pelas políticas culturais no município e as relações com outras esferas de governo. Verificou-se a inexistência de menções à dança no que diz respeito às políticas municipais, a falta de um plano de cultura municipal, falta de um fundo municipal de cultura e a carência de diálogos entre as esferas Municipal e Estadual, constatações que repercutem na carência de participação dos agentes nas formulações legais e no reconhecimento dos fazeres e promoção da cultura local. Os resultados obtidos corroboraram a elaboração conjunta de um documento que evidencia a Dança como movimento importante a compor a pauta política do município, cuja expectativa é contribuir para o campo de conhecimento e para o desenvolvimento de políticas públicas locais.
-
Mostrar Abstract
-
This master's thesis discusses the relationships established between popular dances, social participation and public policies for the cultural sector in the municipality of Jaguarari, located in the Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru, Bahia. Introducing the Dance of São Gonçalo do Amarante and the Quadrilha Junina as a cut of interest, the investigation started from the following research problem: how can political and social articulations contribute to enable the promotion of local culture and art in the municipality under analysis? The main objective was to understand the conceptions present in the community about the concept of culture, as well as the cultural policies present and/or absent in the municipality and their relationships with culture makers. The following were outlined as specific objectives: to document the aforementioned manifestations; recognize the paths, actions and knowledge of local actors; identify initiatives for maintaining memory and safeguarding manifestations; make the community's claims visible; and to collaborate, even if indirectly, for the local cultural development pointing out perspectives for the formation, qualification and continued performance of agents of culture. The study was organized in an exploratory, analytical and participatory approach, highlighting the realities experienced in the locality and the experiences with the interlocutors based on the action-research
method. An action plan was defined with observation procedures, dialogues and semi-
structured interviews carried out in person and online, a review of specialized literature
on culture and cultural policies in Brazil, as well as verification of documents (laws, councils, fund, actions) pertinent to the Municipal Secretary of Culture, Sport, Leisure and Youth and the Secretary of Culture of the State of Bahia. It is noteworthy that the analyzes and discussions had their concentrations from the time frame from 2007 to 2022, giving us the opportunity to observe the paths taken by cultural policies in the municipality and the relations with other spheres of government. There was no mention of dance in terms of municipal policies, the lack of a municipal culture plan, the lack of a municipal culture fund and the lack of dialogue between the Municipal and State spheres, findings that have an impact on the lack of of participation of the agents in the legal formulations and in the recognition of the doings and promotion of the local culture. The results obtained corroborate the joint preparation of a document that highlights Dance as an important movement to compose the political agenda of the municipality, whose expectation is to contribute to the field of knowledge and to the development of local public policies.
|
|
|
Teses |
|
1
|
-
SEBASTIÃO DE SALES SILVA
-
POÉTICA DE SERESTAR CATIRINAS
-
Orientador : LARA RODRIGUES MACHADO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDUARDO DAVID DE OLIVEIRA
-
FERNANDO MARQUES CAMARGO FERRAZ
-
LARA RODRIGUES MACHADO
-
MARCOS DOS SANTOS SANTOS
-
THULHO CEZAR SANTOS SIQUEIRA
-
Data: 26/10/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
RESUMO
A tese aqui “dançada” apresenta uma costura de memórias acerca da brincadeira do Boi de Reis em minha história. Nessa narrativa, brinco com a passagem do tempo de menino até chegar a minhas andanças pedagógico-performativas como brincador na cena popular. A tessitura desse texto busca atender à necessidade de reconhecer a brincadeira do Boi de Reis, que tem ocorrido há mais de cem anos na Cidade de Vera Cruz/RN, como uma representação cultural do meu povo e de tantas outras pessoas fazedoras dessa brincadeira. Muito especialmente, faço um recorte no todo da brincadeira e me dedico à percepção do corpo de Catirina – única presença feminina no jogo lúdico do brincar do boi. Com ela, busco estudar a construção poética e os saberes culturais e educacionais imersos no contexto dessa dança de bois. A pesquisa investigativa autorreferente, aborda questões poético-políticas, sensório-sociais e imagético-culturais que me atravessam no percurso de materialização da personagem Catirina em suas diferentes versões no decorrer do processo criativo. Com isso, pretendo colocar em debate algumas proposições acerca do universo da brincadeira, entendendo-a como uma representação cultural de dado grupo social, dado lugar, dado povo. Ciceroneiam esse texto, MACHADO (2017), com Danças no Jogo da Construção Poética, OLIVEIRA (2021), com a Filosofia da Ancestralidade, RUFINO (2016), com Pedagogia das Encruzilhadas, SANTOS (2002), fazendo o cruzo com o Corpo e Ancestralidade. Evoco para dançar comigo GLISSANT (2021) e sua Poética da Relação, MARTINS (2021) nas Performances do tempo espiralar. Partilho das contribuições de AMOROSO (2009) que com o seu miudinho me fez girar. SANTOS (2020) batucou nessa tese “dançada” me atinando para a Poética das Relações. O grande Mestre Tião Carvalho, brincante de boi e meu padrinho da brincadeira alumiou os meus passos na cena e nos modos de brincar. A construção dessa tessitura recupera minha ancestralidade, pois com ela brinco e acesso as divindades ancestrais do “Serestar Catirinas”, trabalho artístico fruto dessa pesquisa de doutorado.
-
Mostrar Abstract
-
ABSTRACT
The thesis "danced" here presents a sewing of memories about the play of Boi de Reisthroughout my very history.In this narrative, I play with the passage of my time as a boy until I reach my pedagogical-performative wanderings as a player in the popular scene.The weaving of this text intends to meet the need to recognize the play of theBoi de Reis, which has been going on for more than one hundred years in the city of Vera Cruz/RN, as a cultural representation of my people and so many others who make this play.In particular, I focus on the whole play and dedicate myself to the perception of Catirina's body – the only female presence in the ludic play of the Boi.With her, I seek to study the poetic construction and the cultural and educational knowledge immersed in the context of this Bois’ dance.The self-referential investigative research addresses poetic-political, sensory-social, and imagetic-cultural issues that cross my path in the materialization of the character Catirina in her different versions during the creative process.With this, I intend to bring into debate some propositions about the universe of play, understanding it as a cultural representation of a given social group, a given place, a given people.Those who guidethistext are MACHADO (2017), with Danças no Jogo da Construção Poética, OLIVEIRA (2021), withFilosofia da Ancestralidade, RUFINO (2016), with Pedagogia das Encruzilhadas, SANTOS (2002), making the crosswith Corpo e Ancestralidade.I evokeGLISSANT (2021) to dance with meand his Poética da Relação, and MARTINS (2021) inPerformances do tempo espiralar.I share the contributions ofAMOROSO (2009) whosemiudinhomade me spin.SANTOS (2020) drummed in this "danced" thesis, tuning me to the Poetics of Relationships. The great Master Tião Carvalho, a brincante of the Boi and my godfather in theplay, illuminated my steps in the scene and in the ways of playing. The construction of this weaving recovers my ancestrality, for with it I play and access the ancestral divinities of the "Serestar Catirinas," an artistic work that is the outcome of this doctoral research.
|
|