PPGDANCA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA (PPGDANCA) ESCOLA DE DANÇA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANE SARMENTO PUGLIESE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANE SARMENTO PUGLIESE
DATA : 04/03/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Escola de Dança UFBA - remoto
TÍTULO:

BALANÇAÊ: DANÇA 

ORGANIZAÇÃO COMPLEXA SISTÊMICA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PÚBLICA

 


PALAVRAS-CHAVES:

BALANÇÇAÊ.  DANÇA. COMPLEXIDADE. PENSAMENTO SISTÊMICO. ESCOLAS.  


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Balançaê: Dança, organização complexa sistêmica no contexto do ensino fundamental da escola pública” é um recorte da pesquisa de doutorado, em andamento, no Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDANÇA), na UFBA, sob orientação da professora Drª. Lenira Peral Rengel, na linha de estudos de Dança, Corpo e Cognição. O objetivo nuclear da investigação é analisar os modos relacionais entre os sistemas dança/escolas usuais, que não levam em consideração a complexidade do campo em questão. Os estudos são desenvolvidos tendo como referencial: o conceito de complexidade de Edgar Morin (2002; 2015) e de Pedro Demo (2002); o pensamento sistêmico, de Maria José Esteves (2018); os sistemas, de Jorge Vieira de Albuquerque (2006); e o de memes de Richard Dawkins (2002). Para a produção das reflexões utilizo a articulação entre a minha trajetória profissional e o ensino de dança em escolas públicas no município de Salvador a fim de investigar estratégias que conectem o sistema dança com outros sistemas inerentes da escola. Articular a dança de modo sistêmico na escola tem como objetivo basilar propor a atualização de informações relacionadas a corpo, espaço, movimento que possam desabituar hábitos, memes como: quem dança não pensa, dança é coisa para meninas, para que dança na escola? A dança é uma inspiração que vem de fora e entra na gente... Essas informações continuam circulando replicando-se de modo sistêmico para além do espaço da sala de aula, “saltam” de corpos para corpos na rua, no bairro na família, escola. A construção de um balanço em uma árvore no fundo da escola desabituou espaços (salas), desemparedaram rotinas, o corpo que dançava no chão de concreto frio endurecido entre cadeiras, mesas e armários que repetidamente eram deslocados para ampliação do espaço ganharam outros relevos, o corpo experimentava estar em equilíbrio no ar, no balançar e entre um balanço e outro os sistemas foram balançados, mexidos, interpelados.     


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1674636 - LENIRA PERAL RENGEL
Interna - 285693 - ANA ELISABETH SIMOES BRANDAO
Interno - 2134497 - LUCAS VALENTIM ROCHA
Externa à Instituição - AMANDA DA SILVA PINTO
Externa à Instituição - HELENA TANIA KATZ - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 13/05/2022 11:05
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