BALANÇAÊ: DANÇA
ORGANIZAÇÃO COMPLEXA SISTÊMICA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PÚBLICA
BALANÇÇAÊ. DANÇA. COMPLEXIDADE. PENSAMENTO SISTÊMICO. ESCOLAS.
“Balançaê: Dança, organização complexa sistêmica no contexto do ensino fundamental da escola pública” é um recorte da pesquisa de doutorado, em andamento, no Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDANÇA), na UFBA, sob orientação da professora Drª. Lenira Peral Rengel, na linha de estudos de Dança, Corpo e Cognição. O objetivo nuclear da investigação é analisar os modos relacionais entre os sistemas dança/escolas usuais, que não levam em consideração a complexidade do campo em questão. Os estudos são desenvolvidos tendo como referencial: o conceito de complexidade de Edgar Morin (2002; 2015) e de Pedro Demo (2002); o pensamento sistêmico, de Maria José Esteves (2018); os sistemas, de Jorge Vieira de Albuquerque (2006); e o de memes de Richard Dawkins (2002). Para a produção das reflexões utilizo a articulação entre a minha trajetória profissional e o ensino de dança em escolas públicas no município de Salvador a fim de investigar estratégias que conectem o sistema dança com outros sistemas inerentes da escola. Articular a dança de modo sistêmico na escola tem como objetivo basilar propor a atualização de informações relacionadas a corpo, espaço, movimento que possam desabituar hábitos, memes como: quem dança não pensa, dança é coisa para meninas, para que dança na escola? A dança é uma inspiração que vem de fora e entra na gente... Essas informações continuam circulando replicando-se de modo sistêmico para além do espaço da sala de aula, “saltam” de corpos para corpos na rua, no bairro na família, escola. A construção de um balanço em uma árvore no fundo da escola desabituou espaços (salas), desemparedaram rotinas, o corpo que dançava no chão de concreto frio endurecido entre cadeiras, mesas e armários que repetidamente eram deslocados para ampliação do espaço ganharam outros relevos, o corpo experimentava estar em equilíbrio no ar, no balançar e entre um balanço e outro os sistemas foram balançados, mexidos, interpelados.