PPGDANCA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA (PPGDANCA) ESCOLA DE DANÇA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: NARA CORDOVA VIEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NARA CORDOVA VIEIRA
DATA : 05/07/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Escola de Dança
TÍTULO:

Processo de criação em dança Andeja nos Ventos: Caminhos abertos pelas
corta-ventos, mulheres negras, congos da banda de Airões-MG


PALAVRAS-CHAVES:

Dança. Processo de investigação e criação. Mulheres negras.
Congado. Corta-ventos.


PÁGINAS: 156
RESUMO:

Esta dissertação tem como objetivo abordar o processo de investigação e criação
artística em estudo com e nas corta-ventos da Banda de Congo José Lúcio Rocha de
Airões, distrito de Paula Cândido-MG: Maria de Lourdes Mateus e Marcelly Cristina
Mateus Celestino. Vó e neta, mulheres negras quilombolas, contam, cantam e dançam
suas histórias em afrografias – as oralituras denominadas por Leda Maria Martins
(1997). A escolha desta pesquisa é devido a minha trajetória de mulher negra e à
priorização dos estudos em dança em referência às culturas populares afro-brasileiras e
afro-ameríndias. O Congado, cultura local mineira, é meu estudo iniciado na graduação
em Dança na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e que continua neste mestrado. O
destaque para as mulheres negras é uma escolha política pelo nosso protagonismo ainda
pouco reconhecido e também pelo meu interesse de vida e estudo, que perpassa por uma
luta antirracista em contexto de racismo estrutural. Para apresentar meu lugar de fala,
dialogo com Djamila Ribeiro (2017) em discussão sobre interseccionalidades

(RIBEIRO, 2017; AKOTIRENE, 2018). Para articular minhas concepções teórico-
metodológicas e os caminhos da criação artística, escolhi as autoras: Leda Maria

Martins (1997; 2002; 2003), que trata da oralitura e da afrografia; Conceição Evaristo
(2003; 2016), que conceitua a escrevivência; Armindo Bião (1995; 1999) e Daniela
Amoroso (2009; 2019) – referências da etnocenologia e, especificamente, do Skènos,
dispositivo de pesquisa e criação desenvolvido por Daniela Amoroso (2009;2019) –,
que sustentam a metodologia escolhida para este trabalho baseada na descrição
etnográfica no corpo e em laboratórios de pesquisa e criação; e Renata Silva (2011;
2012; 2014; 2015), referência do processo de criação em dança. Com todas essas
orientações, traço grafias em dança em processo de criação nomeado Andeja nos
Ventos, que apresento em dança e escrita textual.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1819704 - DANIELA MARIA AMOROSO
Interno(a) - 2178549 - AMELIA VITORIA DE SOUZA CONRADO
Externo(a) à Instituição - LAURA PRONSATO
Notícia cadastrada em: 13/04/2021 21:00
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