CORPODUNCAN: O LEGADO DE ISADORA DUNCAN E SUAS REVERBERAÇÕES EM PROCESSOS ARTÍSTICOS NA BAHIA
Palavras-chave: Isadora Duncan. Dança Moderna. Plexo Solar. CORPODUNCAN.
Corpomídia.
Este estudo apresenta parte da história da dançarina norte-americana Isadora
Duncan, precursora da dança moderna. Trata-se de um recorte sobre a sua origem e
os trânsitos que possibilitaram a construção de uma dança conectada com os
elementos da natureza, a mitologia grega e o renascimento. A criação deste novo
pensamento de dança desvincula-se da estética formal do balé clássico e preconiza
a ideia do plexo solar de onde partem todos os movimentos da sua dança. Desde a
sua passagem em turnê pelo Brasil em 1916, onde se apresentou nas cidades do Rio
de Janeiro, São Paulo e em Salvador no Teatro São João, o seu fluxo criativo
reverbera em processos artísticos e ações pedagógicas implementadas pela Escola
Contemporânea de Dança. Tais experiências estabelecem diálogos possíveis com
pensadores que dialogam com os pressupostos apresentados nesta pesquisa, tais
como Jorge Larrosa, Paulo Freire, Helena Katz, Christine Greiner, Ailton Krenak e
Susan Foster contribuem para o entendimento da dança. A natureza expressiva, das
linhas Duncan e sua conexão com mente, espírito e movimento, manifestam a criação
do termo CORPODUNCAN. Estas trocas contínuas de saberes se opõem aos
dualismos cartesianos, as estruturas binárias que fragmentam o corpo e tentam
separá-lo. Dessa forma, CORPODUNCAN intui a simbiose corpo, cultura e ambiente
em diálogo com a teoria Corpomídia para compreender essa concepção. É um
testemunho sobre como o corpo da referida dançarina provocou uma mudança de
paradigmas, atravessou o século e ainda representa um emblema de conquistas e
aspirações emancipatórias, constituindo um dos ideais representativos da liberdade
feminina, tão necessários na contemporaneidade.