Banca de DEFESA: SILVA JACOB ALAGE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILVA JACOB ALAGE
DATA : 27/07/2022
HORA: 09:00
LOCAL: a publicar
TÍTULO:

A TRANSIÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO PARA O ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO NO CONTEXTO EDUCACIONAL MOÇAMBICANO


PALAVRAS-CHAVES:

Transição. Expectativas acadêmicas. Ensino Secundário. Ensino Superior. Moçambique.


PÁGINAS: 195
RESUMO:

O ensino em Moçambique está estruturado em ciclos de aprendizagem. Durante os anos como funcionário público no Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), atuei em todos os subsistemas de ensino, tendo verificado em algum momento que os alunos do ensino secundário carecem de informações sobre o funcionamento do ensino superior, o que deu origem ao tema em alusão, com o objetivo de compreender o processo de transição de jovens do ensino secundário para o ensino superior público. Isso permitiu identificar e descrever as experiências de uma transição de grupos pertencentes a ambientes de aprendizagem diferentes, embora com objetivos similares, uns que inspiravam ingressar no ensino e outros já ingressos e enfrentavam desafios para se integrar no contexto da vida universitária. De uma forma geral, os dados empíricos evidenciaram a falta de diálogo entre os dois subsistemas de ensino. Este estudo de caso, de natureza exploratória, adotou o método qualitativo, com um paradigma interpretativo embasado no interacionismo simbólico e na teoria de afiliação (Coulon, 2008). Os dados foram produzidos através de entrevistas compreensivas, com 15 participantes, sete alunos do ensino secundário público (12ª classe) e oito estudantes do primeiro ano do ensino superior público. A partir da análise do discurso (Bakthin, 2007) e de conteúdo (Bardin, 2011), os resultados nos permitiu identificar pontos convergentes entre os participantes dos dois níveis de ensino e outros divergentes em relação a esse processo de transição relacionados às expectativas e fatores que os alunos do ensino secundário vivenciam e expectativas dos estudantes do primeiro ano, fatores que favorecem ou não a integração acadêmica e institucional. Esta tese de doutorado está vinculada ao grupo de pesquisa Observatório da Vida Estudantil (OVE) e tem como campo de investigação a Psicologia de Desenvolvimento e estudos sobre a juventude em países colonizados. Os resultados da pesquisa apontam a necessidade da criação de uma ponte entre os dois níveis de ensino para facilitar a transição e estabelecer a comunicação entre as instituições públicas de ensino secundário e superior; de criar políticas de acolhimento para os estudantes recém inscritos no ensino superior; reverter o cenário da ineficiência de políticas de estado em prover educação de qualidade para todos e; influenciar e implementar práticas eficazes que envolvam todos os atores que atuam nesse contexto em Moçambique.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GERALDO TEODORO ERNESTO MATE
Externa à Instituição - SÓNIA ANDRÉ
Externa à Instituição - AVA DA SILVA CARVALHO CARNEIRO - IFBA
Interna - 1524745 - MARIA VIRGINIA MACHADO DAZZANI
Presidente - 285400 - SONIA MARIA ROCHA SAMPAIO
Notícia cadastrada em: 21/07/2022 14:22
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