Banca de DEFESA: CRISLEANE DE ARAÚJO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISLEANE DE ARAÚJO SILVA
DATA : 24/01/2022
HORA: 14:00
LOCAL: on line
TÍTULO:

Continuidades e descontinuidades nas trajetórias de vida de jovens músicos de uma orquestra sinfônica na Bahia


PALAVRAS-CHAVES:

psicologia cultural, fronteiras psicológicas, música, desenvolvimento humano. 


PÁGINAS: 200
RESUMO:

Por todo o mundo, projetos de educação musical têm se desenvolvido com base no modelo venezuelano denominado El Sistema. Na Bahia, a ideia de transformação social por meio da música do El Sistema foi adaptada e deu origem aos Núcleos de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia - NEOJIBA. O NEOJIBA é um programa social que se dedica, prioritariamente, à educação musical de jovens e crianças em condição de vulnerabilidade socioeconômica, com atividades por toda a Bahia. As atividades de educação musical no estado baiano abrangem a iniciação musical, a aprendizagem de instrumentos musicais, monitoria e, ainda, a participação em orquestras ou coros juvenis e pré-juvenis, que têm ganhado destaque internacional. Objetivo: O objetivo do presente estudo é analisar as trajetórias de vida de jovens músicos de uma orquestra juvenil do NEOJIBA, compreendendo continuidades e descontinuidades de suas vivências com a música e com a orquestra. Método: Este trabalho possui natureza qualitativa e caráter exploratório, idiográfico e interpretativo. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados o questionário sociodemográfico, a entrevista narrativa e a técnica denominada cartões de evocação de palavras, uma adaptação do instrumento cartões de desenho, que visa a investigar relações fronteiriças entre aspectos de uma trajetória. Análise de dados: A análise de dados foi realizada em caráter temático, a partir dos seguintes tópicos: fronteiras na trajetória; pontos de bifurcação; dificuldades e recursos utilizados. Considerou-se nesta etapa, ainda, a Abordagem da Equifinalidade da Trajetória (TEA), visando à compreensão dos elementos de continuidade e pontos de bifurcação narrados, enfatizando-se acontecimentos localizados em zonas fronteiriças. Resultados e discussões: Os resultados encontrados apontaram para vivências de autodescoberta, encantamento, ambiguidades e tensões, relacionadas a experiências com a música e com outros aspectos individuais ou coletivos de cada trajetória. A construção de recursos, especialmente realizada em zonas fronteiriças, mostrou-se presente na redução de ambiguidades ou na conciliação de vivências educacionais, demandas familiares, necessidades psíquicas ou, ainda, diante de experiências de migração.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3012885 - GIUSEPPINA MARSICO
Interna - 794.910.225-04 - LIA DA ROCHA LORDELO - UFBA
Externa à Instituição - TATIANA VALERIO - UFPE
Notícia cadastrada em: 20/12/2021 10:26
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