Recursos Desenvolvimentais e Desenvolvimento Juvenil Positivo em Universitários/as Brasileiros/as
estudantes universitários, desenvolvimento juvenil positivo, juventude, transição para a vida adulta; conexões sociais
A presente dissertação avaliou a associação entre os diferentes tipos de conexões (intituição educacional, familiar e comunitária), saúde mental positiva, vivência de eventos estressores e indicadores dos 5Cs do Desenvolvimento Juvenil Positivo (DJP) em estudantes universitários/as brasileiros/as. O capítulo 1 apresenta a perspectiva do DJP, seus fundamentos teóricos e descreve as medidas 5Cs, pensando-as para o contexto brasileiro. O capítulo 2 analisou as relações entre os diferentes tipos de conexões sociais, saúde mental positiva e eventos estressores com os 5Cs do DJP. Correlações de Pearson e Equações Estruturais demonstraram que as conexões sociais e os indicadores de saúde mental positiva podem ser considerados como preditores do DJP, uma vez que sua presença esteve relacionada com um aumento dos 5Cs. Esses resultados podem auxiliar na formação de estratégias protetivas e promotoras de saúde e bem-estar em estudantes universitários/as brasileiros/as.