Banca de DEFESA: LEONARDO RAFAEL LEITE DA ROCHA

DISCENTE : LEONARDO RAFAEL LEITE DA ROCHA
DATA : 06/07/2021
LOCAL: on line

CONSTRUÇÃO DO SELF EDUCACIONAL DE PESSOAS TRANS AO LONGO DE SUAS TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS

Identidade de gênero; transgêneros; self educacional; Psicologia Cultural; Psicologia Educacional.

Em dado momento de seu desenvolvimento, os indivíduos desenvolvem consciência de si, originando a experiência de self. A Psicologia Semiótico-Cultural entende que o self é construído a partir da relação com outros significativos, que produzem discursos sobre um indivíduo, que por sua vez negocia e internaliza alguns deles, construindo assim suas definições de si ao longo da vida. Discursos produzidos por atores educacionais têm papel importante sobre o desenvolvimento dos selves de estudantes, e a parte específica do self que emerge a partir das experiências educacionais é chamada de self educacional. As experiências escolares de transgêneros/as são perpassadas por diversas violências. Diante disso, este estudo questiona como pessoas trans constroem seus selves educacionais. O objetivo é compreender o desenvolvimento do self educacional de pessoas trans ao longo de suas trajetórias acadêmicas. Para isto foi realizado um estudo qualitativo de múltiplos casos do qual participam três estudantes trans de cursos de ensino superior. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada e da técnica dos cenários dilemáticos, submetidos a análise de conteúdo e interpretados a partir da Psicologia Semiótico-Cultural. Nos três casos analisados verificou-se uma experiência de discursos de abjeção na educação básica que influenciaram a emergência de três posições nos selves educacionais dos participantes: Eu–Estrangeira, Eu–Invisível e Eu–Insegura. Também emergiam posições de resistência, tais como Eu–Resistente e Eu–Impecável. Na experiência universitária há uma maior tensão dialógica, com discursos e práticas tanto inclusivos quanto excludentes, levando a uma coexistência entre posições de abjeção e posições de resistência nos sistemas dos selves educacionais dos participantes. Estudos futuros podem observar as relações de gênero nas escolas, bem como se debruçar sobre as dinâmicas dos selves educacionais de pessoas trans que não acessam a universidade.

Interno(a) - 3012885 - GIUSEPPINA MARSICO
Interno(a) - 1524745 - MARIA VIRGINIA MACHADO DAZZANI