Banca de DEFESA: JOÃO FLORENTINO CUNHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO FLORENTINO CUNHA
DATA : 29/04/2021
HORA: 10:00
LOCAL: PPGPSI - Plataforma Virtual
TÍTULO:

A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DE ADOLESCENTES ASSEXUAIS EM COMUNIDADES VIRTUAIS



PALAVRAS-CHAVES:

Psicologia Cultural, Transições, Recursos Simbólicos, Assexualidade, Identidade Sexual.


PÁGINAS: 113
RESUMO:

Uma das suposições mais básicas sobre a natureza humana é que todos nós temos desejo sexual. Seguindo essa perspectiva, o desejo sexual não seria apenas um elemento primário da experiência humana em termos de comportamento e biologia, mas também seria uma identidade e um aspecto constitutivo de nós como sujeitos. Visto desta forma, os indivíduos que não sentem atração sexual e se identificam como assexuais estão em uma posição única em relação à sua experiência e o modo  como a descrevem não apenas questiona a validade e as formas pelas quais a sexualidade é socialmente construída, mas também implica novas formas de pensar sobre formas não normativas de sexualidade e afetividade diante da discriminação e da patologização. Com base na perspectiva da Psicologia Semiótica Cultural, este trabalho é um estudo sobre a construção da identidade de adolescentes assexuais e suas narrativas de transição. Configurou-se como um estudo exploratório para compreender o processo de transição que adolescentes e jovens passam na jornada para se compreenderem como assexuais e qual o significado desse rótulo na construção de si mesmos. O campo escolhido para ser estudado foi a A2, uma comunidade virtual assexual brasileira que tem como objetivo ser um local seguro para que assexuais de todas as idades compartilhem suas experiências de vida e visões sobre assexualidade. Para o quadro cultural-semiótico, essa comunidade pode ser vista como um lugar onde seus participantes compartilham recursos simbólicos, elementos culturais usados para mediar o trabalho representacional inerente às transições desenvolvimentais. Essas transições são entendidas como processos ocasionados por rupturas ou descontinuidades no desenvolvimento da vida, onde os significados “tidos como certos” deixam de ser dados como garantidos e o indivíduo tem que encontrar novas formas de dar sentido a quem ele é e sua experiência. Pesquisas anteriores com assexuais mostram que um dos desafios fundamentais que esses indivíduos enfrentam por causa de suas identidades sexuais é fazer a ponte entre sua experiência emocional e os recursos que estão culturalmente disponíveis para articular essa experiência tanto para eles próprios quanto para os outros. Ao compreender os possíveis caminhos pelos quais adolescentes e jovens adultos assexuais passam a se ver como assexuais e quais recursos são encontrados e criados para preencher essa lacuna discursiva e dar sentido a sua experiência, pode ajudar a compreender melhor o que está em jogo no desenvolvimento de vida de quem a identidade sexual viola o status quo


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 794.910.225-04 - LIA DA ROCHA LORDELO - UFBA
Interno(a) - 1524745 - MARIA VIRGINIA MACHADO DAZZANI
Externo(a) à Instituição - GIÓRGIA DE AQUINO NEIVA
Notícia cadastrada em: 22/04/2021 09:32
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