Banca de DEFESA: DÉBORA GOMES VALOIS COUTINHO

DISCENTE : DÉBORA GOMES VALOIS COUTINHO
DATA : 22/04/2021
LOCAL: Plataforma digital

Adaptação de uma Intervenção para Favorecer a Socialização Emocional Infantil no Contexto Escolar

desenvolvimento emocional infantil; compreensão emocional; socialização emocional na escola; intervenção com professores

Evidências confirmam que as práticas de socialização emocional dos professores têm impacto sobre o desenvolvimento emocional infantil. O presente estudo adaptou um programa de intervenção originalmente destinado a pais para ser aplicado no contexto da educação infantil, com o objetivo de favorecer as práticas de socialização emocional de professores. O programa original, Vivendo Emoções, é uma intervenção de oito sessões realizada em grupos de pais que visa favorecer práticas apoiadoras da expressão emocional infantil. A adaptação da intervenção foi realizada em três etapas. Na primeira etapa de avaliação de necessidades, buscou-se caracterizar contextos de interação entre professor e aluno na educação infantil que fossem relevantes para a adaptação da intervenção. Participaram quatro professoras que exerciam a docência nos grupos 04 e 05 da pré-escola, em duas escolas da rede municipal de ensino de Feira de Santana, Brasil e em uma escola da rede municipal de ensino de Salvador, Brasil. As professoras responderam a Entrevista sobre Emoções na Escola. Os dados coletados foram examinados seguindo as seis fases da Análise Temática, que gerou um mapa temático composto por três temas e sete subtemas. O tema 1 revelou que as participantes percebiam as emoções negativas das crianças somente em situações desafiadoras, novas ou desconhecidas e que apresentavam dificuldade para nomear as emoções. O tema 2 mostrou que as participantes reconheciam a importância de contemplar o desenvolvimento emocional dos alunos na escola, mas tinham dúvidas quanto ao seu papel nesse processo. O tema 3 indicou a falta de conhecimento das participantes acerca de como utilizar discussões sobre emoções no cotidiano escolar e reações não apoiadoras à expressão emocional infantil, que geravam nas professoras insegurança e desapontamento. A segunda etapa correspondeu à adaptação dos objetivos do programa, realizada a partir do levantamento de necessidades da etapa anterior. Apenas os objetivos da terceira e oitava sessão foram alterados para atender as necessidades identificadas. Por fim, na terceira etapa de adaptação das sessões, foram implementadas alterações no manual do programa original para se adequar ao contexto escolar, com base nas duas etapas anteriores. A principal alteração no manual da intervenção foi o acréscimo de atividades e materiais para que os professores iniciem conversas com os alunos sobre emoções. O programa Vivendo Emoções na Escola mantém as características fundamentais do programa original, como a modalidade grupal de implementação, o número de sessões e os temas abordados em cada sessão. O manual oferece a pesquisadores e profissionais da Psicologia uma descrição detalhada de materiais e atividades que estimulam a discussão sobre emoções em sala de aula e a adoção de práticas de socialização emocional apoiadoras por parte dos professores.

Presidente - 1291296 - PATRICIA ALVARENGA
Interno(a) - 1560690 - JOSE NEANDER SILVA ABREU