Banca de DEFESA: REBECA NERI DE BARROS

DISCENTE : REBECA NERI DE BARROS
DATA : 11/02/2021
LOCAL: Virtual. Link do Zoom

Saúde Mental de Estudantes Universitários e suas Relações com Dimensões Acadêmicas

saúde mental, estudantes universitários, integração acadêmica, depressão, ansiedade e estresse.

Diversos estudos e relatos na imprensa têm caracterizado os estudantes universitários como uma população com alta prevalência de depressão, ansiedade e níveis elevados de estresse. Esse fato tem despertado um crescente interesse acerca de possíveis relações entre vivências acadêmicas e a saúde mental estudantil. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a saúde mental dos estudantes universitários e suas relações com dimensões acadêmicas. Este trabalho é composto por 3 estudos, o primeiro buscou descrever um panorama de saúde mental dos estudantes, o segundo dedicou-se a comparar a saúde mental de estudantes cotistas e não cotistas, enquanto o estudo 3 investigou as relações entre dimensões acadêmicas e problemas de saúde mental. Esta pesquisa se enquadra como uma pesquisa transversal de caráter descritivo correlacional, de abordagem quantitativa.  O levantamento de dados foi realizado por meio de instrumento online, composto por questionário Sociodemográfico e de hábitos de vida, algumas escalas relacionadas a dimensões acadêmicas, pelo Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) e pela Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21). Participaram da pesquisa 7.177 estudantes de graduação da Universidade Federal da Bahia. Os resultados indicaram altas prevalências de TMC 71,5%, depressão 49,1%, ansiedade 54,5% e estresse 54,8%. Os estudantes cotistas, de maneira geral, apresentaram piores condições de saúde mental do que os não cotistas, com maiores prevalências de TMC, depressão, ansiedade e estresse. As análises demonstram ainda haver correlações entre fatores de integração acadêmica e social com a saúde mental, sendo a satisfação com o desempenho, à dimensão que apresentou a maior associação com TMC, (r = -0,415; p < 0,001), Depressão (r = -0,391; p < 0,001), Ansiedade (r = -0,300; p < 0,001) e Estresse (r = -0,311; p < 0,001). A partir dos resultados, propõe-se a formulação e fortalecimento de estratégias para enfrentamento do problema.

Presidente - 2361772 - ADRIANO DE LEMOS ALVES PEIXOTO
Interno(a) - 2220227 - JANICE APARECIDA JANISSEK