Banca de DEFESA: LAÍS NUNES SOUTO

DISCENTE : LAÍS NUNES SOUTO
DATA : 17/12/2020
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/programa-de-pos-graduacao-em-psicologia-da-ufba

Trajetórias de escolarização marcadas pela experiência de queixa escolar em  estudantes do ensino fundamental I

Queixa Escolar. Programa Acelera Brasil. Psicologia Cultural Semiótica. Psicologia Escolar e Educacional

A presente pesquisa objetivou compreender as experiências relacionadas às trajetórias de queixa escolar entre estudantes do ensino fundamental I da rede pública municipal de Salvador. Para isso, este estudo utilizou as formulações teórico-conceituais da Psicologia Cultural Semiótica, com ênfase nas noções de significado e trajetória de vida. A pesquisa consistiu em um estudo qualitativo e pretendeu-se realizar observação participante nos espaços comuns da escola e na turma do Programa Acelera Brasil. O recurso do diário de campo foi escolhido para o registro da observação participante. Ademais, foram realizadas entrevistas compreensivas com duas adolescentes matriculadas no Programa Acelera Brasil, incluindo seus responsáveis e os dois professores da turma. Os registros do diário de campo foram organizados de forma descritiva a partir de três eixos: o espaço físico e suas impressões; dia a dia: o cotidiano escolar; sobre a turma do Programa Acelera Brasil. Tais informações do diário de campo, assim como aspectos das entrevistas com os responsáveis e professores foram revisitadas no decorrer da análise das entrevistas compreensivas com as adolescentes que, por sua vez, foram organizadas em estudos de caso. Os estudos de caso foram dispostos em ordem cronológica de acordo com os eventos ocorridos nas trajetórias escolares de ambas as participantes. A discussão da produção de dados, em ressonância com a Psicologia Cultural Semiótica, indicou que a construção da queixa escolar envolveu diversos fatores da trajetória escolar de ambas as participantes, sendo eles: intra e interpsicológicos, inter-relacionais, familiares, pedagógicos e institucionais. Esses fatores foram circunscritos dentro de uma dinâmica da produção da queixa escolar na qual buscou-se compreender o entrelaçamento entre esses diferentes aspectos e não em separado. Tais fatores também favoreceram à permanência e à inclusão das participantes na escola. A exemplo disso, no caso Luana, os recursos mobilizados contribuíram para evitar a evasão escolar da estudante, enquanto no caso Gizele, a aplicação desses recursos favoreceu o processo de desconstrução da queixa escolar no contexto educacional. Assim, este estudo preencheu uma lacuna nos estudos sobre a queixa escolar ao ampliar o olhar sobre as dinâmicas subjacentes a essa experiência a partir de uma perspectiva cultural. Ademais, considera-se que o estudo pode contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas no que tange, principalmente, o sistema educacional brasileiro, para a inclusão e permanência de estudantes na escola.

Presidente - 1524745 - MARIA VIRGINIA MACHADO DAZZANI
Interno - 1854436 - VANIA NORA BUSTAMANTE DEJO