Banca de DEFESA: IAGO SAMPAIO SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IAGO SAMPAIO SANTOS
DATA : 07/12/2020
HORA: 10:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

A clínica psicanalítica na atenção psicossocial: escrita e estabilização na psicose


PALAVRAS-CHAVES:

Estabilização, psicose, escrita, letra, CAPS AD


PÁGINAS: 93
RESUMO:

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são dispositivos clínicos de saúde mental que dispõem de diversas práticas clínicas ofertadas à população, que constituem mecanismos para ampliação da rede de contratualidade social do sujeito, balizando sua posição singular ante a si e a cultura. Na psicose, estes mecanismos podem assumir papel vital para existência do sujeito que, por se constituir a partir de uma foraclusão simbólica, ficam comprometidos na mediação simbólica com o Outro.

Nesta pesquisa será abordado o caso clínico de um sujeito acompanhado no CAPS AD, que escreve poemas e prosas para lidar com a condição da psicose e seus impasses frente a linguem. Ele precisou inventar algo novo para escorar sua estrutura psíquica. Nesse sentido, esta pesquisa se ocupa do seguinte problema: qual papel a escrita exerce no tratamento da psicose em um CAPS AD?

Este estudo se insere numa perspectiva qualitativa, tendo como técnica de pesquisa a construção de caso clínico. A produção de saber através do método de construção de caso clínico possibilita a transmitir a experiência analítica, assim como, a ética e o método psicanalítico. Sendo o inconsciente algo não objetivável em pesquisa, opera-se com uma hipótese de trabalho cunhada a partir dos fenômenos transferenciais surgidos nos atendimentos ao caso.

Esta investigação demonstra-se relevante por ampliar a discussão sobre estabilização na psicose e os manejos clínicos do caso em um CAPS AD, e também acerca da concepção de sujeito nestes serviços de saúde mental, fornecendo subsídios para sustentação da teoria e prática psicanalítica nestes dispositivos.

O presente trabalho tem por objetivo geral: investigar o papel da escrita enquanto tratamento dado a psicose, a partir da construção de um caso clínico atendido num CAPS AD em Salvador-BA. O percurso investigativo desta pesquisa implica em discernir as especificidades da psicose para com a linguagem; analisar como a escrita pode compor a direção do tratamento da invasão do gozo na psicose; examinar de que maneira a escrita impacta no laço social do sujeito com o outro.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1413155 - ANDREA HORTELIO FERNANDES
Externo ao Programa - 1560720 - SUELY AIRES PONTES
Externo à Instituição - ROGÉRIO PAES HENRIQUES - UFS
Notícia cadastrada em: 24/11/2020 10:55
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA