Banca de DEFESA: AYLA ARAPIRACA GALVÃO

DISCENTE : AYLA ARAPIRACA GALVÃO
DATA : 11/12/2020
LOCAL: on line

ONDE ESTÁ O FUTURO? PROJETOS DE VIDA DE JOVENS DA PERIFERIA A PARTIR DAS SUAS VIVÊNCIAS DE TEMPO E ESPAÇO

juventude, periferia, temporalidade, fronteiras, psicologia cultural

Os jovens da periferia são considerados em discursos naturalizantes como grupo homogêneo, que não pensa no futuro e está destinado ao cumprimento de um vaticínio, que envolve a criminalidade ou a subalternidade. Este trabalho questiona tal premissa, partindo de uma leitura de juventude como categoria heterogênea e de uma perspectiva que considera que a experiência humana segue a lógica da irreversibilidade do tempo e, portanto, é orientada para o futuro. Com base nisso, esta pesquisa teve como objetivo compreender as vivências de tempo e espaço dos jovens da periferia implicadas na construção de seus projetos de vida. Privilegiou-se a análise dos processos de significação das vivências pelos jovens e dos mecanismos de estabelecimento e atravessamento de fronteiras (sociais, geográficas, simbólicas). A pesquisa foi desenvolvida com jovens de um projeto social de educação, que faziam parte de uma Organização Não-Governamental atuante em um bairro periférico da cidade de Salvador-Bahia. Para sua realização, optou-se por uma metodologia que possibilitasse a emergência dos significados de forma contextualizada no tempo e espaço dos participantes. Assim, foi desenvolvido um trabalho de orientação etnográfica, que utilizou como ferramentas metodológicas: entrevistas, photovoice e diário de campo. Participaram do estudo seis jovens, que tinham entre 14 e 16 anos de idade e faziam parte do projeto de educação mencionado. As entrevistas foram feitas no formato go-along, que consistiu em entrevistar o(a) participante caminhando junto a ele(a) pelo bairro, seguindo um percurso por ele(a) escolhido, que representasse os locais por onde costumava andar. Após essa etapa, foi empregado o método photovoice, pedindo que os participantes tirassem fotos de qualquer coisa que lhes fizesse pensar no futuro. Depois,  a pesquisadora reuniu-se com cada um para discutir sobre a escolha das imagens. Ao longo de todo o processo de imersão no campo, foram registradas observações e impressões em diário de campo. Os dados foram analisados sob a perspectiva da Psicologia Cultural, atentando-se aos níveis de experiência relacionados à microgênese, mesogênese e ontogênese, implicados nas vivências dos participantes. Nesse sentido, o estudo discute as diversas formas de vivência da temporalidade e das relações com o território estabelecidas pelos jovens e como estas lhes impulsionam na construção de projetos de vida.

Interno - 3012885 - GIUSEPPINA MARSICO
Interno - 3012853 - LUCA TATEO