Banca de DEFESA: VANESSA SANTANA DA COSTA LIMA

DISCENTE : VANESSA SANTANA DA COSTA LIMA
DATA : 13/11/2020
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-dissertacao-de-vanessa-santana-da-costa-lima-intitula

Violência, narcisismo e laço social na contemporaneidade: uma leitura psicanalítica sobre o fenômeno do bullying entre adolescentes

bullying, psicanálise, adolescentes, violência, narcisismo

O presente trabalho tem como escopo a investigação de como sujeitos adolescentes que foram alvos de agressões intencionais e repetitivas, denominadas bullying, elaboram subjetivamente a experiência de terem sofrido esse modo de violência na contemporaneidade. A metodologia adotada foi o estudo de caso em psicanálise, com o atendimento de estudantes de uma escola pública de Salvador/Bahia, que se voluntariaram a participar, por se considerarem alvos do fenômeno do bullying. Com base na teoria psicanalítica de Freud e Lacan, definiu-se o conceito de adolescência como um momento de atravessamento entre a infância e a vida adulta, no qual, além das mudanças pubertárias corporais e do encontro com o sexo, enfatizou-se o deslocamento dos representantes do Outro, em sua migração do Outro parental para o Outro social, visto que no fenômeno do bullying o olhar e os significantes dos pares exercem grande influência. O fenômeno em questão foi lido por meio da psicanálise freudolacaniana, considerando os conceitos de narcisismo, estádio do espelho e esquema L. Por meio de uma leitura sociológica, filosófica e psicanalítica, situou-se o contexto da sociedade contemporânea, marcada pelo consumismo, individualismo e narcisismo, tendo como consequência a permissividade, o esgarçamento do laço social, a valorização da imagem narcísica e a espetacularização da vida. Sobre o fenômeno analisado, foi possível refletir sobre o uso do termo bullying no discurso corrente, considerando que atualmente ele é aplicado a diversos comportamentos que extrapolam o limite de sua definição formal, banalizando seu uso. Tal prática discursiva está relacionada ao contexto contemporâneo de vitimização do indivíduo. Sobre os resultados obtidos, considerou-se que o discurso capitalista, que impõe um imperativo de gozo e a cultura de uma vida feliz, contribui para o incremento da violência nas escolas, de relações predatórias e da dificuldade em tolerar as diferenças e a alteridade. Ademais, a cultura do narcisismo, dá primazia ao registro do olhar, na qual os sujeitos alternam-se na báscula entre o desejo e o mal-estar em serem visto pelo outro. Sendo assim, o bullying como uma agressão narcísica é considerado um sintoma contemporâneo.

Presidente - 2685769 - CRISTIANE DE OLIVEIRA SANTOS
Externo ao Programa - 1560720 - SUELY AIRES PONTES