Banca de DEFESA: EMILI DE LIMA MARQUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMILI DE LIMA MARQUES
DATA : 13/04/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Por videconferência
TÍTULO:

AS RELAÇÕES ENTRE PERCEPÇÃO DE SUPORTE SOCIAL, SUPORTE FAMILIAR E DESEMPENHO ACADÊMICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES 


PALAVRAS-CHAVES:

Desempenho Acadêmico; Suporte Social; Suporte Familiar; Crianças; Adolescentes.   


PÁGINAS: 89
RESUMO:

O desempenho acadêmico de crianças e adolescentes envolve o desenvolvimento da habilidade de compreensão de leitura que colabora para a construção de uma trajetória acadêmica. Estudos têm evidenciado que as redes de suporte social, em especial, a família, podem atuar favorecendo ou prejudicando este desenvolvimento, apresentando relações entre a percepção de suporte social e familiar de crianças e adolescentes com o desempenho acadêmico. Suporte social é definido por meio dos recursos psicológicos e materiais disponibilizados pelas redes sociais que podem ser diferenciados em suporte instrumental, informacional e emocional. Suporte familiar, por sua vez, é responsável pelo apoio e suporte psicológico, emocional e social compartilhados entre os membros e que contribuem para o enfrentamento de situações transicionais estressantes. Nesse sentido, o presente estudo investigou as relações entre percepção de suporte social, suporte familiar e desempenho acadêmico de crianças e adolescentes. O delineamento metodológico utilizado foi o correlacional, de abordagem quantitativa.  Os resultados constataram a existência de correlações positivas, fracas à moderadas, entre percepção de suporte social, suporte familiar e desempenho acadêmico de crianças e adolescentes, com diferenciações no desempenho acadêmico considerando-se o gênero, tipo de escola e anos escolares, e diferenças nas percepções de suporte social e familiar em detrimento do gênero, tipo de escola e etapa do desenvolvimento. Dado o exposto, é evidenciado a relevância desta temática para o estreitamento das relações que envolvem os principais contextos de aprendizagem. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1675144 - JOSE CARLOS SANTOS RIBEIRO
Externo à Instituição - MAKILIM NUNES BAPTISTA - USF
Presidente - 2322731 - THATIANA HELENA DE LIMA
Notícia cadastrada em: 13/04/2020 09:18
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA