Banca de DEFESA: FLÁVIA MENDONÇA PROTÁSIO PEREIRA

DISCENTE : FLÁVIA MENDONÇA PROTÁSIO PEREIRA
DATA : 18/12/2019
LOCAL: Sala da Congregação do Pavilhão Raul Seixas - Campus S. Lázaro

VOZ E SILÊNCIO DE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR COM DIFERENTES VÍNCULOS COM O TRABALHO

Voz e silêncio organizacionais; comprometimento com ações; comprometimento docente; comportamento organizacional.

A partir de uma concepção de organização como fruto da construção social, local de coalizão de interesses e valores, destaca-se a importância de se debruçar para entender o que motiva os sujeitos a se engajarem em comportamentos de voz ou permanecerem em silêncio. Ressalta-se ainda o impacto que os vínculos proporcionam na forma como o sujeito irá se relacionar com o seu trabalho, sendo precedidos pela maneira como o sujeito percebe, bem como sua atitude frente à empresa. A abordagem de múltiplos comprometimentos aponta a existência de diversos focos de comprometimento, podendo esses fazerem demandas convergentes ou mesmo antagônicas. O comprometimento com ações demonstra que o vínculo do sujeito pode se estabelecer em direção a alguma ação específica, algum projeto independentemente da sua vinculação com a organização. A aproximação da temática de voz e silêncio e comprometimento torna-se, então, relevante para a compreensão do comportamento organizacional. O presente trabalho visa testar o poder de predição do comprometimento organizacional e do comprometimento com as atividades profissionais no comportamento de voz e silêncio pró-social dos docentes universitários. Trata-se de um estudo de corte transversal, correlacional e quantitativo onde foi utilizado um questionário contendo diversos itens para avaliar as diferentes variáveis de pesquisa, entre eles, escalas já validadas para mensurar comprometimento e voz e silêncio nas organizações, além da Escala de Comprometimento com Ações Docentes que foi criada e validada neste estudo. Utilizou-se uma amostra de 483 docentes da Universidade Federal da Bahia. Foi possível estabelecer os perfis de comprometimento dos docentes com suas atividades profissionais, com base numa medida de comprometimento específica, e sua relação com o vínculo global com a organização. Os resultados apontaram a existência de uma correlação positiva e fraca entre comprometimento organizacional e os comportamentos tanto de voz como de silêncio. Foram encontradas ainda diferenças significativas quanto ao poder preditivo do comprometimento com ações em relação aos comportamentos de voz pró-social. O trabalho abre perspectiva de novos estudos que ampliem a generalização dos resultados obtidos e desenvolvam modelos teóricos mais complexos para analisar a relação entre múltiplos comprometimentos e comportamentos de voz e silêncio.

Externo à Instituição - ANA CAROLINA DE AGUIAR RODRIGUES
Presidente - 118.672.645-87 - ANTONIO VIRGILIO BITTENCOURT BASTOS - UFBA