Banca de DEFESA: EGON RALF SOUZA VIDAL

DISCENTE : EGON RALF SOUZA VIDAL
DATA : 12/12/2019
LOCAL: Sala 106 da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI)

Efeitos da meditação sobre a atenção, as funções executivas e o desempenho escolar de crianças

meditação; mindfulness; estimulação cognitiva; rendimento escolar; atenção seletiva; funções executivas.

O Brasil vem sofrendo com uma crise de aprendizagem expressa cada vez mais no desempenho de seus estudantes. Dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) e o Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) denotam este problema. Nesse contexto, estratégias de intervenção e estimulação vêm emergindo, aplicadas no ambiente escolar ou não, a fim de promover melhoramentos em competências associadas ao desempenho acadêmico/escolar de estudantes. Algumas dessas competências – como as funções e os processos cognitivos – têm sido identificadas em forte associação com o bom desempenho dos estudantes. Este é o caso da atenção e das funções executivas, que são habilidades mentais altamente recrutadas no processo educacional e também em tarefas cotidianas. A meditação, por sua vez, tem sido alvo de muitas investigações e validada, quanto a sua eficácia, sobre vários aspectos, problemas e necessidades presentes no contexto educacional, tais como a estimulação de competências associadas à aprendizagem, a estimulação do desenvolvimento socio-emocional, entre outros. Assegurado nestes pressupostos, a presente dissertação teve como objetivo central investigar os efeitos da meditação sobre a atenção, as funções executivas e o desempenho escolar de crianças, estudantes do Ensino Fundamental I de uma escola municipal do interior da Bahia. Nesse sentido, foram desenvolvidos três artigos no decorrer desta dissertação: duas revisões e um estudo empírico. O artigo I foi uma revisão integrativa de literatura, baseada no protocolo PRISMA, no qual se buscou conceituar o que é o desempenho acadêmico/escolar e identificar os fatores que lhes são associados. Foram consultadas três bases de dados – ERIC, PubMed e PlosOne – e ao todo foram revisados 140 artigos. 121 fatores foram identificados em associação com o desempenho acadêmico/escolar de estudantes de todos os níveis de instrução. Esses fatores foram organizados segundo as suas dimensões de origem, quais sejam: biológica, psicológico-comportamental, sócio-ambiental e espiritual. O desempenho acadêmico/escolar foi conceituado como o nível objetivo de eficiência e eficácia cumulativos do exercício e da expressão (ou de suas ausências) de uma série de performances sobrepostas do estudante, oriundas das dimensões biológica, psicológico-comportamental, sócioambiental e espiritual. Ademais, um modelo teórico-conceitual foi proposto para explicar a interação do conceito com os fatores. O artigo II teve como objetivo identificar e caracterizar os efeitos da meditação em fatores associados ao desempenho acadêmico/escolar. Desse modo, foi realizada uma revisão sistemática de literatura com base no método PRISMA para revisões. A base de dados PubMed foi consultada e, ao todo, sete artigos empíricos foram revisados. Foram identificados dez fatores associados ao desempenho acadêmico/escolar dos estudantes. A meditação foi eficaz sobre todos os fatores identificados e, em alguns casos, apresentou efeito sobre o desempenho acadêmico/escolar. Finalmente, o artigo III teve como objetivo investigar os efeitos da meditação sobre a atenção, as funções executivas e o desempenho escolar de crianças. Assim, foi realizado um estudo quase-experimental, do tipo pré-teste e pós-teste, com grupo comparação, no qual participaram 44 crianças com idade média de 10,84 anos (DP=1,07) do Ensino Fundamental I, organizadas aleatoriamente em dois grupos: controle (n=22) e experimental (n=22). Os resultados indicaram que não houve diferenças significativas das variáveis investigadas entre os grupos avaliados, exceto para as funções executivas. No entanto, houve diferença para todas as variáveis na comparação intragrupo. Concluiu-se que a meditação foi eficaz para a estimulação da atenção, das funções executivas e para a melhora do desempenho escolar dos estudantes.

Externo à Instituição - CHRISSIE FERREIRA DE CARVALHO - UFSC
Interno - 1560690 - JOSE NEANDER SILVA ABREU