Banca de DEFESA: MARIA IVANA AMADO CHAVES GUERRA

DISCENTE : MARIA IVANA AMADO CHAVES GUERRA
DATA : 13/12/2019
LOCAL: Sala da Congregação do Pavilhão Raul Seixas da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA.

OS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS EM PSICOLOGIA: UMA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES EM FORMAÇÃO

formação do psicólogo; estágio; competências; psicologia histórico-cultural.

A graduação em psicologia tem como objetivo a formação de psicólogos direcionados para a pesquisa, o ensino e a atuação da psicologia. Os estágios supervisionados em psicologia foram definidos como uma série de atividades de formação permeadas pelo planejamento e pela supervisão direta de professores da instituição de ensino superior. Nessa modalidade de ensino da graduação pretende garantir a consolidação e a articulação das competências para a formação em psicologia. As diretrizes curriculares nacionais visaram assegurar que o estágio supervisionado seja caracterizado pelo contato do estudante com conjunturas, contextos e instituições com vistas ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que se efetivam em ações profissionais. Os fundamentos teóricos são o modelo de competências conceituais, procedimentais e atitudinais e a psicologia histórico-cultural. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a experiência dos estágios curriculares supervisionados em psicologia a partir da perspectiva dos estudantes. O método consistiu na pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. A produção dos dados ocorreu com a entrevista narrativa semiestruturada e os “flash cards” com três estudantes do sexo feminino do 9º e 10º semestres do curso de psicologia de uma instituição de ensino superior privado em Salvador. Os resultados foram categorizados a partir das competências conceituais, procedimentais e atitudinais durante os estágios e as significações dos estágios supervisionados construídas por estudantes na formação em psicologia. A partir da análise dos dados foi possível identificar que as estudantes enfrentaram os desafios dos estágios através da construção coletiva do conhecimento e vinculação com colegas e professoras, sendo destacado o espaço da supervisão. As estudantes enfatizam que a formação em psicologia é uma experiência transformadora em termos pessoais, profissionais, sociais e éticos. Assim, foi possível concluir que a experiência do estágio supervisionado na formação em psicologia possibilitou o desenvolvimento de aprendizagens significativas pessoais e profissionais propiciadas pelas atividades nos campos de prática.

Presidente - 1524745 - MARIA VIRGINIA MACHADO DAZZANI
Externo à Instituição - PATRICIA CARLA SILVA DO VALE ZUCOLOTO