Banca de DEFESA: FELIPE MELO SOUZA SANTOS

DISCENTE : FELIPE MELO SOUZA SANTOS
DATA : 05/08/2019
LOCAL: Sala 01 do Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Amor romântico, ideais e a satisfação nos relacionamentos amorosos

amor; sexismo; discrepância real-ideal; satisfação nos relacionamentos; relacionamentos amorosos.

A temática dos relacionamentos amorosos é um tópico de grande relevância para o campo da psicologia social e para o público leigo. A produção de conhecimentos em relacionamentos amorosos tem uma tradição em avaliar possíveis fatores que influenciam na satisfação que um indivíduo sente em seu relacionamento. Dentre os fatores de influência, encontram-se os estudos sobre ideologias românticas e suas descrições e prescrições de como homens e mulheres devem se comportar nos relacionamentos, bem como o que devem esperar de seus parceiros. Partindo-se disto, este estudo buscou avaliar como a discrepância entre o parceiro real e ideal, o amor, e os sexismos benevolente e hostil influenciam na satisfação nos relacionamentos amorosos de indivíduos heterossexuais. A pesquisa avaliou 192 participantes, sendo 155 mulheres e 37 homens atualmente num relacionamento amoroso por pelo menos um ano. Foram aplicados quatro inventários para avaliar os níveis de discrepância entre parceiro real e ideal, o nível de amor (i.e., intimidade, paixão e compromisso), sexismo e satisfação. Os participantes responderam a estes inventários, bem como a um termo de consentimento livre e esclarecido e um questionário sociodemográfico. A partir da análise de dados, foi encontrado efeito significativo dos impactos da discrepância e do amor na satisfação dos relacionamentos amorosos, mas não dos sexismos num primeiro momento. Um modelo geral da satisfação foi criado, calculando o impacto relativo de todas as variáveis, e o sexismo hostil emergiu como uma variável relevante reduzindo a satisfação em relacionamentos românticos. O modelo é interpretado como uma estrutura abrangente sobre os fatores que afetam a satisfação. Os resultados foram discutidos, assim como as limitações e possibilidades futuras derivadas.

Presidente - 1146663 - MARCOS EMANOEL PEREIRA
Externo ao Programa - 1324179 - FABRICIO DE SOUZA