Banca de DEFESA: THIANNE PASSOS LUZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIANNE PASSOS LUZ
DATA : 24/05/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Audiovisual da Biblioteca Isaías Alves - FFCH
TÍTULO:

O Processo de Influência Social entre Influenciadoras Digitais de Moda e suas Seguidoras na Plataforma de Rede Social Instagram


PALAVRAS-CHAVES:

Influência Social; Gerenciamento de Impressões; Influenciadores Digitais; Moda; Instagram.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

A influência social é um processo de mudança de comportamento, crenças, atitudes, opiniões ou sentimentos a partir de como é percebido e interpretado o comportamento de outras pessoas. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os mecanismos do processo de influência social exercido por influenciadoras digitais de moda em suas seguidoras, partindo de ambas as perspectivas da relação processual. Para isso, a investigação buscou definir quais os comportamentos emitidos por influenciadoras digitais de moda de Salvador que correspondam às estratégias do Processo de Influência Social conhecidas e já mapeadas por pesquisadores da Psicologia Social; identificar a percepção dos atores sociais envolvidos no processo; e esclarecer as repercussões desses comportamentos nas condutas das seguidoras em questões relacionadas à moda. Nessa perspectiva, a fundamentação teórica sobre o tema principal é, em sua maioria, composta por referenciais relevantes no campo da psicologia e complementada por teóricos importantes de outras áreas do conhecimento. Por meio da abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, participaram do estudo três influenciadoras digitais de moda e três seguidoras. A análise dos dados foi realizada por análise de conteúdo e houve a divisão em categorias que permitiram encontrar respostas para as indagações iniciais. O Instagram foi apontado como o principal canal de comunicação utilizado pelas participantes sobre o tema moda. As principais estratégias de influência social desenvolvidas em perfis de Instagram voltados especialmente para a moda, são de persuasão, e são classificadas como reciprocidade, comprometimento e consistência, validação social, admiração e afinidade, identificação e internalização; as bases de poder mais utilizadas foram de informação, de especialista e de referência. O processo de influência que ocorre através dos perfis foi percebido positivamente pelas entrevistadas. As repercussões nas condutas que foram relatadas apontaram que as seguidoras passaram a repensar a efemeridade de tendências de moda e a necessidade da prática do hiperconsumo. Constatou-se também que a influência não costuma ser percebida conscientemente pelas participantes analisadas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BIANCA BECKER
Externo à Instituição - INGRID FARIA GIANORDOLI-NASCIMENTO - UFMG
Presidente - 1675144 - JOSE CARLOS SANTOS RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 21/05/2019 12:59
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