Identidade adulta e identidade de trabalho de Digital Influencers do Instagram
Adultez; Identidade de trabalho; Instagram; Digital Influencers; Saúde Mental.
Este trabalho teve por objetivo compreender a manifestação da percepção de adultez e da dimensão trabalho para digital influencers do nicho lifestyle do Instagram. Participaram nove participantes, com idades entre 18 e 32 anos. O estudo teve delineamento qualitativo exploratório. A coleta de dados incluiu um questionário sociodemográfico, entrevista semiestruturada e observação não-participante (no período de 15 dias), todas conduzidas de maneira online. A análise de dados ocorreu via análise temática, técnica que permitiu organizar o conteúdo das entrevistas em temas. Foram utilizadas também Nuvens de Palavras, com uso do programa Iramuteq, para processar e visualizar os dados da observação não-participante. Os resultados das entrevistas indicaram que a percepção de adultez das participantes estava relacionada a marcadores subjetivos e sociais de adultez; a dimensão trabalho foi apresentada como importante elemento para assunção de adultez, revelando um caráter central e instrumental na vida das participantes. A atividade de digital influencer, desenvolvida no Instagram, foi percebida como um trabalho com rotina específica e com estratégias individuais para aumento da visibilidade, do alcance e da ampliação de possibilidades de trabalho em parceria com marcas. As identidades de trabalho manifestadas sintonizaram com os ethos romântico-expressivo, instrumental, consumista e gerencialista. Os dados da observação-não participante indicaram que vídeos e fotos predominaram as postagens nos stories e que os temas de “bom dia” e fotos de “alimentos” foram temas comuns entre as participantes. Os resultados sugerem que o gerenciamento das responsabilidades, aliado às exigências algorítmicas, podem impactar a saúde mental de digital influencers. Portanto, são necessárias reflexões, políticas públicas e intervenções no campo da Psicologia para apoiar esse grupo.