Banca de DEFESA: GLEICA MIRELA SALOMÃO SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GLEICA MIRELA SALOMÃO SOARES
DATA : 21/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/fks-iesd-iam
TÍTULO:

Identidade adulta e identidade de trabalho de Digital Influencers do Instagram


PALAVRAS-CHAVES:

Adultez; Identidade de trabalho; Instagram; Digital Influencers; Saúde Mental.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

Este trabalho teve por objetivo compreender a manifestação da percepção de adultez e da dimensão trabalho para digital influencers do nicho lifestyle do Instagram. Participaram nove participantes, com idades entre 18 e 32 anos. O estudo teve delineamento qualitativo exploratório. A coleta de dados incluiu um questionário sociodemográfico, entrevista semiestruturada e observação não-participante (no período de 15 dias), todas conduzidas de maneira online. A análise de dados ocorreu via análise temática, técnica que permitiu organizar o conteúdo das entrevistas em temas. Foram utilizadas também Nuvens de Palavras, com uso do programa  Iramuteq, para processar e visualizar os dados da observação não-participante. Os resultados das entrevistas indicaram que a percepção de adultez das participantes estava relacionada a marcadores subjetivos e sociais de adultez;  a dimensão trabalho foi apresentada como importante elemento para assunção de adultez, revelando um caráter central e instrumental na vida das participantes. A atividade de digital influencer, desenvolvida no Instagram, foi percebida como um trabalho com rotina específica e com estratégias individuais para aumento da visibilidade, do alcance e da ampliação de possibilidades de trabalho em parceria com marcas. As identidades de trabalho manifestadas sintonizaram com os ethos romântico-expressivo, instrumental, consumista e gerencialista. Os dados da observação-não participante indicaram que vídeos e fotos predominaram as postagens nos stories e que os temas de “bom dia” e fotos de “alimentos” foram temas comuns entre as participantes. Os resultados sugerem que o gerenciamento das responsabilidades, aliado às exigências algorítmicas, podem impactar a saúde mental de digital influencers. Portanto, são necessárias reflexões, políticas públicas e intervenções no campo da Psicologia para apoiar esse grupo.  


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MAYTE RAYA AMAZARRAY - UFCSPA
Interna - 1271454 - LAILA LEITE CARNEIRO
Presidente - 2374071 - LUCIANA DUTRA THOME
Notícia cadastrada em: 15/03/2024 14:18
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