Banca de DEFESA: TARDELLI DE SOUZA GUILHERME

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TARDELLI DE SOUZA GUILHERME
DATA : 05/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Associação entre Habilidades Sociais, Regulação Emocional e Desempenho Matemático no Ensino Fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

Desempenho em matemática, Regulação Emocional, Habilidades Sociais, Memória Operacional, Ansiedade Matemática.


PÁGINAS: 99
RESUMO:

Compreender quais os fatores que predizem o desempenho acadêmico em matemática vem sendo tema de diversas pesquisas, já que, a aprendizagem matemática pode ser influenciada por fatores psicológicos, neuropsicológicos, emocionais, fisiológicos, interacionais e sociais. Essa dissertação teve como objetivo averiguar se existe associação entre o desenvolvimento das habilidades sociais e da regulação emocional com o desempenho matemático de estudantes do quinto ano do ensino Fundamental I. Foi uma pesquisa em duas escolas municipais da cidade de Salvador, Bahia, Brasil, que incluiu 54 participantes, 28 do sexo masculino e 26 do sexo feminino, com idades entre 10 a 13 anos, se constituiu de um estudo quantitativo, exploratório explicativo. A dissertação se constituiu de três estudos para buscar responder ao objetivo da pesquisa. O Estudo I: foi uma revisão integrativa, que buscou investigar como as pesquisas vem debatendo a associação da regulação emocional no controle do índice de Ansiedade Matemática dos indivíduos. O Estudo II: foi uma pesquisa empírica com o objetivo de investigar se existe associação entre Regulação Emocional e Ansiedade Matemática em crianças do quinto ano do fundamental I, apresentando como resultados que existe correlações negativas entre o Uso de Estratégias de Regulação do Medo e da Raiva com a Ansiedade em matemática geral, uma correlação negativa entre Uso de Estratégias de Regulação do Medo e Ansiedade em Para casa de matemática, uma correlação negativa entre Caráter prejudicial do medo e Ansiedade em cálculos escritos e três correlações positivas entre Motivos Causadores Escore Total, Raiva e Medo com a Ansiedade em cálculos escritos. O Estudo III: foi uma pesquisa empírica que buscou averiguar se existe associação entre memória operacional, habilidades sociais, regulação emocional e a ansiedade matemática com o desempenho acadêmico de alunos do quinto ano do fundamental I, tendo como resultados que mulheres possuem maiores índices de ansiedade matemática em matemática geral e em cálculos escritos, e que os homens possuem maiores estratégias de regulação emocional para a Tristeza, encontrou-se uma correlação positiva entre memória operacional e desempenho em matemática, não encontrou-se correlação para habilidades sociais, contudo encontrou-se uma correlação positiva para o uso de estratégias de regulação emocional do medo e da alegria com o desempenho acadêmico em matemática, e duas correlações negativas para ansiedade matemática em cálculos escritos e pra autopercepção do desempenho acadêmico com o desempenho em matemática. Como conclusão, desta forma, a dissertação encontrou uma associação positiva entre Regulação Emocional e Desempenho matemático, sendo esse fator um preditor do desempenho em matemática, contudo não encontrou uma associação entre Habilidades Sociais e desempenho em matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES - UFRN
Presidente - 1560690 - JOSE NEANDER SILVA ABREU
Externa ao Programa - 1305187 - MONICA CAROLINA DE MIRANDA - null
Notícia cadastrada em: 23/02/2024 08:41
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