O PROCESSO DE SE TORNAR EMPREENDEDOR: AÇÕES, OPORTUNIDADES E REDES EMPRENDEDORAS
causation, effectuation, oportunidades, redes empreendedoras, processo empreendedor.
O processo empreendedor na perspectiva da effectuation possui três elementos básicos:
avaliação dos recursos disponíveis, avaliação dos cursos de ações possíveis e interações com
outras pessoas. Na presente tese, esses elementos foram utilizados para analisar como os
empreendedores podem empregar ações de causation e effectuation simultaneamente em
algumas fases desse processo: no desenvolvimento da oportunidade, na criação do negócio e
no comportamento de participação em redes. Assim, teve como objetivo geral analisar como
ocorre o processo empreendedor de fundadores de pequenos negócios pela lente da causation e
da effectuation para o desenvolvimento de oportunidades, criação de negócio e participação em
redes empreendedoras, considerando os antecedentes e os impactos do contexto pós-pandemia.
A metodologia qualitativa foi apropriada para este estudo, cuja técnica de coleta de dados foi a
entrevista. No total, foram entrevistados, presencialmente, 20 empreendedores, cujos requisitos
para participação era: ser o fundador/proprietário e gestor de um pequeno negócio, ser o
principal ou um dos principais tomadores de decisão do negócio, ser residente da cidade de
Salvador ou região metropolitana. A técnica de análise de dados foi análise de conteúdo
temática, que teve o apoio do software Atlas Ti para sistematização dos resultados. O principal
resultado encontrado por esta tese é que os empreendedores empregam causation e effectuation
simultaneamente em diferentes momentos do processo, sendo a effectuation mais
predominante na lógica do pensamento, no desenvolvimento de oportunidades e na criação de
novos empreendimentos, e a causation sendo mais predominante em ações para a incerteza no
futuro da empresa e no comportamento empresarial em rede. Observou-se, assim, que a
flexibilidade e o estar atento a novas oportunidades foi essencial para a sobrevivência do
negócio ou possibilitou o início de uma nova carreira e até de um novo negócio. Ao mesmo
tempo, revelou a importância de ações que envolvam o planejamento, diversificação e análise
do mercado como forma de diminuir as incertezas relacionadas ao futuro. Desse modo, os
resultados encontrados nesta tese ajudam a compreender a complexidade do processo
empreendedor, tendo como diferencial a associação dos principais elementos em um único
modelo explicativo.