Banca de DEFESA: KLESSYO DO ESPIRITO SANTO FREIRE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KLESSYO DO ESPIRITO SANTO FREIRE
DATA : 06/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/cua-rfwz-quw
TÍTULO:

SEMIOSE E ESPAÇO DE VIDA: UMA ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SOFRIMENTO PSÍQUICO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Superior; estudante universitário; Psicologia Cultural Semiótica; Psicologia Clínica; Psicopatologia. 


PÁGINAS: 176
RESUMO:

O ensino superior é considerado pela literatura como um período crítico de transição desenvolvimental para a/o estudante, no qual ocorre uma redefinição de uma série de processos psicológicos que alteram a percepção sobre e si e ao mundo ao ser redor. Levando em consideração essa questão, diversos estudos realizados ao redor do mundo têm encontrado uma prevalência alta de transtornos psicopatológicos nesse público, por vezes até maior do que a população geral. Entretanto, observou-se um padrão no perfil metodológico desses trabalhos, baseando-se em uma perspectiva quantitativa e de correlação. Além disso, adotaram um paradigma cartesiano, linear, estático e de causa e efeito na compreensão do que é o sofrimento psíquico, atribuindo ou aos aspectos sociais ou a problemas de ordem individual à explicação desse fenômeno. Com isso, o presente estudo adotou como referencial teórico a Psicologia Cultural Semiótica em diálogo com o conceito de semiose da Biossemiótica, a Teoria de Campo de Kurt Lewin e a perspectiva fenomenológica do conhecimento em primeira pessoa de Husserl para construir um modelo de compreensão do sofrimento psíquico. Ele se baseia em uma concepção dinâmica e bidirecional na relação entre indivíduo e sociedade. Outrossim, ele também amplia a concepção de como os processos afetivos participam da regulação semiótica e da construção de significados. Nesse modelo o sofrimento psíquico é um tipo particular de semiose, no qual significados superordenados (conceito utilizado a partir do Two-stage semiotic model) favorecem a emergência de campos afetivos-semióticos hipergeneralizados que afetam a relação entre indivíduo e mundo, apontando para uma dificuldade de gerenciar fronteiras psicológicas no espaço de vida do indivíduo. Desse modo, traçou-se como objetivo do trabalho compreender a semiose e o espaço de vida em estudantes universitários em situação de sofrimento psíquico. Como desenho de pesquisa utilizou-se uma persepctiva idiográfica e fenomenológica. Já a metodologia foi inspirada nos estudos de caso, foram realizadas três entrevistas semi-estruturadas com três estudantes atendidas/os em um projeto de acolhimento psicológico online. Os resultados apontaram que o sofrimento psíquico diz respeito sobretudo a campos afetivos- semióticos hipergeneralizados relacionados com a identidade das/o participantes. Essas questões foram catalisadas a partir de aspectos significativos da universidade que negociaram determinados significados relacionados às suas histórias de vida no processo de semiose. Nesse sentido, considerou-se que a competitividade advindo da gestão das universidades dos últimos 20 anos, o pouco espaço para consideração de aspectos de relacões humanas no ambiente universtiário e os diversos preconceitos presentes na sociedade e que reverberam nesse espaço podem participar do processo de construção de significação do sofrimento psíquico. Outro ponto levantado foi a possibilidade de o paradigma biomédico, popularizado na sociedade, e o discurso de que a universidade produz adoecimento pode favorecer que estudantes interpretem situações de mal estar através de signos advindo de psicopatologias, cristalizando determinados significados sobre si e sobre o mundo. Por fim, o estudo conclui com as aplicações da Psicologia Cultural Semiótico através do modelo aqui proposto na Psicologia Clínica e na Psicopatologia. Além disso, foi discutido a importância de ampliação do atendimento psicológico para estudantes universitários no Brasil, especialmente nas universidades públicas, bem como na necessidade de repensar o produtivismo e a gestão através de modelos empresariais nas instituições de ensino superior. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MIGUEL MAHFOUD - UFMG
Presidente - 3012885 - GIUSEPPINA MARSICO
Externo à Instituição - RAMON CERQUEIRA GOMES - IFBA
Externa à Instituição - VERONICA GOMES NASCIMENTO - F.M.Nassau
Externa ao Programa - ***.457.985-** - VIVIAN VOLKMER PONTES - UFBA
Notícia cadastrada em: 24/10/2023 08:24
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