DESENVOLVIMENTO E NEUROCIÊNCIAS: CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO TESTE DE COGNIÇÃO ÉTICO-MORAL PARA
CRIANÇAS
Neuropsicologia, Cognição Social, Desenvolvimento Moral
O desenvolvimento moral compõe uma ampla gama de habilidades sociais
estudadas pela Neuropsicologia contemporânea. No entanto, autores de diversas épocas
apontam inconsistências das pesquisas devido ao não ordenamento do vocabulário e dos
métodos de avaliação dessas habilidades. Por isso, uma revisão de literatura e proposta
de mini modelo teórico do Desenvolvimento Moral foi desenvolvido a partir de outros
modelos reconhecidos do estudo da cognição social como o SIP-MDM e o SOCIAL
(Estudo 1). Esse mini modelo, nomeado de Cognição Ético-Moral subsidia a construção
e seleção de itens de um novo instrumento baseado em princípios como familiaridade,
resposta em primeira pessoa, multiculturalismo, paridade de gênero, suporte verbal
mínimo, compreensibilidade e engajamento. Essa nova medida apresentou, desde a
seleção dos itens por escrito até a tarefa final ilustrada, bons níveis desses critérios, e
bons feedbacks de especialistas na área (Estudo 2). Essa seleção de itens deverá ser
confirmada ou transformada por estudos com amostras maiores e mais diversas como
crianças de outras culturas e de desenvolvimento atípico, afim de que se amplie sua
relevância na prática profissional do Psicólogo.