Banca de DEFESA: ANA FLÁVIA PETROVCIC FATTORE

DISCENTE : ANA FLÁVIA PETROVCIC FATTORE
DATA : 16/12/2022
LOCAL: video conferência

O TRATAMENTO DADO AOS IMPASSES FRENTE AO SABER PELA PSICANÁLISE A PARTIR DA TRÍADE INIBIÇÃO, SINTOMA E ANGÚSTIA

Psicanálise. Saber. Inibição intelectual. Sintoma. Angústia.

Este projeto de pesquisa é fruto da experiência como praticante de psicanálise em um projeto de extensão universitária e em consultório particular nos quais as queixas acerca da dificuldade para realizar atividades acadêmicas apareceram com regularidade como inibição intelectual (Santiago, 2005). Nas práticas clínicas psicológicas e psiquiátricas, estas manifestações podem ser abordadas pelo transtorno de déficit de atenção com implicações geradoras de dificuldades de aprendizagem. O saber científico promove soluções para tratar tais dificuldades sem que ocorra o exame da posição subjetiva daquele que se queixa. O discurso analítico parte do enigma do sujeito para promover o desejo de saber sobre seu sintoma. Considera-se que um saber inconsciente antecede e pode incidir no encontro com o saber escolar/acadêmico, gerando impasses aos quais o sujeito responderia pelas inibições, sintomas e angústia. Diante do exposto, constituí a pergunta: qual o tratamento dado pela psicanálise aos impasses com o saber, manifestos pela inibição incidente nas atividades intelectuais, em tempos de crescente medicalização? Como objetivo geral, esta pesquisa pretende examinar o tratamento dado pela psicanálise aos impasses frente ao saber incidentes nas atividades intelectuais a partir das manifestações clínicas de inibição, sintoma e angústia. Os objetivos específicos são: examinar as diferentes concepções de tratamento dado aos impasses frente o saber pela teoria dos discursos de Jacques Lacan; analisar o papel da inibição enquanto resposta frente ao impasse com o saber e sua articulação com o sintoma e a angústia enquanto produção de um saber singular do sujeito; examinar a relação entre saber e gozo como queaponta para o impossível de se escrever da não relação sexual e a angústia. A pesquisa é realizada a partir de questões que surgiram espontânea e contingencialmente da prática profissional e foram articuladas à teoria psicanalítica. A construção de caso clínico foi escolhida em função dos objetivos da pesquisa. Espera-se que a interlocução com a psicanálise possa contribuir com a abordagem dos impasses dos sujeitos frente ao saber em tempos de medicalização.

Interna - 1560720 - SUELY AIRES PONTES
Interna - 1413155 - ANDREA HORTELIO FERNANDES