Banca de DEFESA: GIVALDO CARLOS CANDRINHO

DISCENTE : GIVALDO CARLOS CANDRINHO
DATA : 15/12/2022
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/85922585283

MÚLTIPLOS COMPROMETIMENTOS ENTRE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM MOÇAMBIQUE: ANALISANDO O PODER PREDITIVO DO CAPITAL PSICOLÓGICO POSITIVO.

Comprometimento organizacional. Comprometimento com ações docentes. Capital psicológico positivo. docentes universitários.

A presente pesquisa se enquadra na área da Psicologia das Organizações e do Trabalho (POT), campo de Comportamento Organizacional Positivo (COP), em uma perspectiva da Psicologia Positiva, e contexto de Ensino Superior (ES) moçambicano. Atualmente, pela complexidade da natureza da profissão docente (ensino, pesquisa, e extensão) e da gestão da própria universidade nos seus diferentes níveis, os professores moçambicanos deparam-se com uma série de demandas de dedicação, de melhoria da qualidade, de acompanhamento das mudanças tecnológicas que impactam o seu trabalho, mesmo diante adversidades, como, excesso da carga horária de trabalho e a situação da pandemia da COVID-19 que veio impor novas formas de agir e pensar docente. Por isso, torna-se importante estudar os múltiplos comprometimentos no trabalho docente tendo como ponto inicial o pressuposto de que o Comprometimento Organizacional (CO) não pode ser tomado como único vínculo relevante e nem deve ser exclusivamente explicado com base em fatores contextuais (Bastos et al. 2013). Para tal se introduziu como novidade Capital Psicológico Positivo (PsyCap), uma variável pessoal de segunda ordem que envolve outros construtos (Luthans, 2004) e que poderá ampliar o entendimento sobre como esse conjunto de características pessoais impacta a forma com que os docentes articulam seus comprometimentos, contribuindo para avanços no estudo iniciado por Pereira (2019). A pesquisa objetivou testar um modelo teórico de relações entre PsyCap e CAD (comprometimento com a atividade docente), considerando o seu vínculo com a organização empregadora (CO). Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de corte transversal, e correlacional na qual participaram 252 professores de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas que concordaram de forma voluntária através da aceitação do Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE), para responder de forma online o questionário, entre janeiro à dezembro de 2021. A amostra foi constituída por 57% homens e 43% por mulheres, com média de idade situada em 40 anos e desvio padrão 8.3, variando entre 26-70 anos. Foi utilizado um instrumento composto por três medidas: (1) Questionário do Capital Psicológico Positivo (PCQ-12) validado por Viseu et. al. (2012) para Portugal; (2) Medida de Comprometimento Organizacional (MCO-7) validada por Bastos e Aguiar (2015); e (3) Escala de Comprometimento com Ações Docentes (ECAD–7) construída e validada por Pereira (2019) para o Brasil. Além das medidas o instrumento abarcou informações inerentes às características pessoais e ocupacionais dos participantes. Os dados foram processados com recurso ao software JASP 0.16.3.0, através de várias análises: descritivas; confirmatórias; correlacional; clusters; variância de uma via; regressões lineares simples; e moderação.  Os resultados revelaram a existência de uma de predição moderada do PsyCap sobre o CAD explicando a variância do Fator1_Ensino (24,7%); Fator2_Pesquisa (21,2%); Fator3_Extensão (17,1%); e, em menor intensidade o Fator4_Gestão (9,4%). Explicam ainda, que CO exerce um poder moderador na relação de PsyCap sobre CAD. Torna-se importante que futuras pesquisas insiram outros construtos do campo de COP como variáveis preditoras do CAD e.g., bem-estar subjetivo que têm sido um dos conceitos ligados ao PsyCap e influenciados pelo CO na investigação sobre a profissão docente.

Interno - 2361772 - ADRIANO DE LEMOS ALVES PEIXOTO
Interno - ***.672.645-** - ANTONIO VIRGILIO BITTENCOURT BASTOS - UFBA