Banca de DEFESA: THIAGO ALVIM DO AMARAL

DISCENTE : THIAGO ALVIM DO AMARAL
DATA : 07/06/2022
LOCAL: sala de conferência do programa na plataforma Conferência Web RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/web

TRANSPLANTE AUTÓLOGO SUBCONDRAL DE CÉLULAS MONONUCLEARES DA MEDULA ÓSSEA PARA O TRATAMENTO DE OSTEOARTRITE DO JOELHO

INTRODUÇÃO: a osteoartrite constitui a doença articular mais comum em todo o mundo. Novas evidências demonstraram o importante papel desempenhado pelo osso subcondral em relação ao desenvolvimento dessa patologia. No entanto, os tratamentos disponíveis produzem, apenas, o controle dos sintomas e não abordam o osso subcondral patológico. OBJETIVOS: avaliar a segurança do transplante autólogo subcondral de Células Mononucleares da Medula Óssea Autóloga (CMMO) e sua eficácia no tratamento de pacientes com graus iniciais de osteoartrite do joelho. MÉTODOS: 13 pacientes foram selecionados e submetidos ao tratamento com transplante autólogo subcondral de CMMO no joelho. Os pacientes foram avaliados segundo o Knee injury and Osteoarthritis Outcome Score (KOOS), Western Ontario e McMaster Universities OA Index (WOMAC), questionário de qualidade de vida SF-36 e pela Escala Visual Analógica (EVA) de dor. As alterações da cartilagem articular foram avaliadas através de exames de ressonância magnética. RESULTADOS: A análise do desfecho mostrou uma melhora na redução da dor de 17.7 ± 22.2 pontos, doze meses após o tratamento (𝑝 = 0,014). Também houve uma melhora em todas as outras áreas do KOOS, assim como no WOMAC. A melhora na EVA para dor, relativa à atividade diária, foi detectada na terceira semana após o procedimento, que durou até o final do período de estudo. Dez (76,9%) pacientes mantiveram o mesmo aspecto radiológico da lesão após 12 meses do procedimento. CONCLUSÃO: concluiu-se que a técnica de transplante autólogo de CMMO subcondral, desenvolvida neste estudo é segura, proporciona melhorias significativas nos parâmetros de dor, capacidade funcional e qualidade de vida em avaliação de curto prazo. Essa técnica pode ser uma nova modalidade de tratamento para osteoartrite em estágios iniciais.

Externo à Instituição - DAVI ARAUJO VEIGA ROSARIO
Presidente - 286128 - GILDASIO DE CERQUEIRA DALTRO