Banca de DEFESA: OLIVIA CRISTINA PALMEIRA DA SILVA RODRIGUES

DISCENTE : OLIVIA CRISTINA PALMEIRA DA SILVA RODRIGUES
DATA : 15/01/2020
LOCAL: Auditório 2º Andar,Instituto de Ciências da Saúde - UFBA

Efetividade da Utilização de Fototerapia Laser no Tratamento de Mucosites Orais no Âmbito do Sistema Único de Saúde

Mucosite; Quimioterapia; Radioterapia; câncer, Terapia com luz de Baixa Intensidade; Biotecnologia; Fototerapia.

O câncer é um problema de grande magnitude e é a segunda causa de morte no Brasil. Uma das principais e mais frequentes modalidades do tratamento são a radioterapia e quimioterapia, que podem ser realizadas de forma isolada ou combinada.   Contudo, administração de quimioterápicos e a radiação, são altamente citotóxicas as células do corpo, induzindo lesões da mucosa oral em um período curto e agudo. Estas ocorrem em 20% a 40% dos pacientes que recebem quimioterapia e/ou radioterapia.  A fototerapia a laser parece ser um método eficiente, viável, indolor e de baixo custo na reparação tecidual, podendo assim a tecnologia ser disponibilizada a toda sociedade, de forma igualitária e justa, atendendo aos princípios éticos do Sistema Único de Saúde ( SUS) . Desta forma, este trabalho objetiva avaliar e analisar a efetividade desta tecnologia em pacientes com diagnóstico de mucosite secundário a tratamento antineoplásico. Foi realizado estudo observacional transversal dos pacientes atendidos na clínica de Laser da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (FOUFBA), no período de 2003 a 2018. Através de um banco de dados, foram aplicados critérios de inclusão e exclusão, e foram selecionados para análise 41 pacientes e 75 ciclos. Foi utilizado laser composto de diodo vermelho ( 630 nm) , densidade de potência = 24 mW, com aplicação em varredura de 20-30 J/cm² e 1- 3 J/cm²  de irradiação adicional no ponto focal da lesão e ao redor. O protocolo instituiu como 01 ciclo, a realização de 12 sessões, distribuídas em  03 sessões semanais , com intervalos entre as sessões de 48 horas. Os resultados apontaram que mais de 50% da amostra se beneficiou da fototerapia, obtendo desfecho de assintomático ou melhora, bem como os pacientes de meia idade (41 a 60 anos) e que realizaram mais sessões (p=0,002).  No entanto, Indivíduos que realizaram terapias combinadas (quimioterapia e radioterapia) para o tratamento de câncer obtiveram maior taxa de abandono ou continuaram sintomáticos (p=0,002); assim como, foi observado estes mesmos desfechos para aqueles pacientes que relataram o uso de mais de um medicamento (p=0,005).Foi concluído,  que a través de um protocolo individualizado e parâmetros específicos a fototerapia a laser  é   capaz de melhorar a condição clínica da mucosite, estadeando ou interrompendo a condição mais grave da doença e melhorando a qualidade de vida destes pacientes.

Presidente - 1134693 - ANTONIO LUIZ BARBOSA PINHEIRO
Interno - 1217990 - MARIA CRISTINA TEIXEIRA CANGUSSU