Banca de DEFESA: CAIO LOPES BORGES ANDRADE

DISCENTE : CAIO LOPES BORGES ANDRADE
DATA : 22/05/2019
LOCAL: Auditório da Congregação, 2º andar, Instituto de Ciências da Saúde, UFBA.

AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO BACTERIANO POR CITOMETRIA E PRODUÇÃO DE ANTÍGENOS SECRETADOS DE DIFERENTES CEPAS DE Corynebacterium pseudotuberculosis

Corynebacterium pseudotuberculosis; Contagem Bacteriana; Sororreatividade Humana

Corynebacterium pseudotuberculosis responsável pela Linfadenite Caseosa (LC) doença infecto-contagiosa, de caráter crônico, que geralmente acomete pequenos ruminantes comprometendo a economia dos pequenos produtores e das regiões que contam com o agronegócio. A infecção em humano ocorre pelo manejo de animais, consumo de seus derivados crus ou em laboratórios, com poucos casos descritos e apenas um estudo no Brasil. O diagnóstico animal é relativamente fácil, mas em humanos apresenta complicações. O cultivo bacteriológico proveniente do conteúdo caseoso, seguido por testes bioquímicos constitui atualmente o teste padrão ouro. Objetivo: O presente trabalho se propõe a avaliar e comparar o crescimento bacteriano e a produção de antígenos para avaliação da sororreatividade humana de três cepas de Corynebacterium pseudotuberculosis. Métodos: Para contagem bacteriana e estudo da viabilidade celular em FACSCalibur (BD) foram realizados cultivos da cepa VD57 para os três tempos (24, 48, 72 horas) e comparação com cepas CAP3W(21) e CAPJ4(76) em 24 e 48 horas. Para produção do antígeno, foi utilizado o sobrenadante do cultivo com 48 horas das cepas VD57, CAP3W(21) e CAPJ4(76), semipurificados por técnica de partição em três fases (TPP). Foi produzido extrato em meio com e sem Tween somente para cepa CAPJ4(76). O perfil eletroforético dos quatro extratos foi analisado por SDS-PAGE em gel 12% e a sororreatividade avaliada em Western Blot com pool de amostras séricas do grupo Não Contactante (composto por 4 participantes sem histórico de contato com a bactéria ou consumo de carne crua ou mal cozida), grupo Contactante laboratório (composto por 4 indivíduos com histórico de contato por atividade em laboratório de microbiologia) e grupo Contactante fazenda (composto por 4 indivíduos com histórico de contato com animais infectados). Resultado: Na avaliação por FACs, evidenciou-se crescimento celular mais acelerado para cepa VD57 com resultado 10 vezes superior ao registrado por CAP3W(21) e CAPJ4(76). O ápice da viabilidade celular registrado foi de 48 horas, porém não foi identificada elevação considerável da mortalidade celular com 72 horas. O perfil eletroforético dos extratos produzidos revelou diferenças na expressão de Endereço: Av. Reitor Miguel Calmon s/n - Vale do Canela - CEP 40110-100 - Salvador / Bahia Tel : (71) 3283-8894Email: ppgbiotec@ufba.br Universidade Federal da Bahia Instituto de Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia proteínas entre as três cepas, bem como para cultivos em condições diferentes para CAPJ4(76). Foi registrada intensa sororreatividade humana aos quatro extratos, confirmando a presença de proteínas antigênicas em todas as cepas, porém não foi possível identificar diferença no perfil de reconhecimento entre os grupos Contactantes e Não Contactantes em todos os extratos. Conclusão: A cepa VD57 apresenta ápice do crescimento e viabilidade no tempo de 48 horas de cultivo e na comparação entre as três cepas, demonstra crescimento e viabilidade superiores ao das demais. O perfil eletroforético dos extratos de cepas de Corynebacterium pseudotuberculosis cultivadas sob mesmas condições, apresentam similaridade no número de bandas e diferença no peso molecular. A utilização de Tween-80 no meio de cultivo, gera um acréscimo de 50% no número de bandas para CAPJ4(76). Todos os extratos produzidos apresentam antigenicidade para soro humano, porém não é possível discriminar o perfil de Contactantes do perfil de Não Contactantes.

Externo à Instituição - ROBSON BAHIA CERQUEIRA - UFRB
Presidente - 7286062 - SONGELI MENEZES FREIRE