Banca de DEFESA: DEISE MALTA CARNEIRO

DISCENTE : DEISE MALTA CARNEIRO
DATA : 02/05/2023
LOCAL: Sala Especial de Qualificação/Defesa, 1º andar do Instituto de Ciências da Saúde/UFBA

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: ANTICORPOS MONOCLONAIS PARA USO EM DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE DOENÇAS ALÉRGICAS RESPIRATÓRIAS CAUSADAS POR ÁCAROS DA POEIRA DOMÉSTICA

Anticorpos monoclonais, doenças alérgicas, ácaros, tratamento, diagnóstico.

As doenças alérgicas têm apresentado um significativo aumento em sua prevalência e morbidade nas últimas décadas. Entre elas a rinite e a asma são as manifestações mais comuns, estando relacionadas com a exposição aos aeroalérgenos, em especial aos ácaros presentes na poeira domiciliar. Os alérgenos podem ser provenientes de diversas fontes, sendo biomoléculas proteicas capazes de interagir com anticorpos da classe IgE, desencadeando manifestações clínicas da alergia. Indivíduos que possuem uma predisposição genética para sintetizar altos níveis de anticorpos IgE quando sensibilizados com pequenas doses de alérgenos são aqueles mais acometidos por doenças alérgicas, sendo denominados de indivíduos atópicos. Os estudos voltados ao tratamento e o diagnóstico dessas doenças são de grande relevância, entretanto, antes de qualquer tratamento é muito importante que o diagnóstico seja firmemente estabelecido. Para isso, os pacientes devem ser cuidadosamente examinados para que os alérgenos sensibilizantes para cada caso possam ser identificados e servir de suporte para os testes de diagnóstico. Os anticorpos monoclonais têm sido utilizados em diagnóstico e tratamento de algumas doenças alérgicas e seus mecanismos de ação atuam como agonistas ou antagonistas de receptores, na neutralização de alvos, como toxinas, citocinas e marcadores de células para posterior destruição destas e o seu uso pode preencher uma necessidade ainda não atendida pelas atuais opções terapêuticas disponíveis.

Externa ao Programa - 1260867 - BARBARA DE CASTRO PIMENTEL FIGUEIREDO - nullPresidente - 1927897 - CARINA DA SILVA PINHEIRO
Externa à Instituição - EMILIA MARIA MEDEIROS DE ANDRADE BELITARDO
Notícia cadastrada em: 13/04/2023 08:50